JavaFree.org | RubyOnBr.org

Validando se uma ação foi executada?

Acompanhar Validando se uma ação foi executada? 8 posts, 4 participantes

Pessoal,

Existe algum modo de poder validar se o usuário “fez” determinada ação (:action => ?) ou não?

Gostaria de validar e caso a ação não tenha ocorrido, mostrar uma mensagem de erro.
Agradeço!

Hoje eu estou lerdo, o que exatamente tu pretende fazer?

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 783 posts

ele quer saber se a ação foi executada com sucesso ou não…
por exemplo..

o usuario comecou a acao: delete

ele quer saber se essa não ocorrer, ele retornar um erro..

sera isso???

é isso mesmo clovis, como posso proceder nesse caso? E se posso validar isso direto na view já que no meu caso quero validar se o usuário executou a action de pesquisa em uma tabela de clientes… Se sim, ele vai selecionar o cliente da busca e salvar, se o campo cliente não estiver preenchido o mesmo não pode ser nulo, retornando um erro… deu para entende?

mas se voce colocar no seu model,

ele vai retornar a mensagem qdo executar acao sem o cliente selecionado.

Voce pode tentar achar/fazer uma função em javascript para validar os campos obrigatórios antes de dar submit no formulário.

Certo, porém nesse caso de utilizar validates eu vou estar verificando o campo e não o “executar da ação” pois como minha pesquisa é feita em ajax, ele vai preencher o campo, após vai ser retornado a lista com o nome digitado e então ele vai executar uma ação de “fixar” esse nome antes de salvar e passar para o próximo form. Ou seja, o que quero validar é a ação que eu criei para “fixar” e não somente o de preencher o campo… não sei se ficou bem entendido agora!?

Avatar Shairon Toledo 1428 posts

after_save do model resolveria seu caso?

Acho mais fácil validar isso por javascript…

pelo menos no meu entendimento do problema.