JavaFree.org | RubyOnBr.org

Por que migrar?

Acompanhar Por que migrar? 7 posts, 6 participantes

Pessoal,

Estou estudando rails há alguns dias e gostaria de saber quais os principais motivos para migrar para a linguagem.

A verdade é que surgiu um grande projeto, e ficou a dúvida entre desenvolver em rails ou ASP ou ASP.net

Se o pessoal puder colocar alguns motivos seria legal.

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 783 posts

Bem amigo, Eu ja programei em ASP, PHP e ja rabisquei algumas coisas em ASP.NET. Atualmente estou envolvido em um projeto em rails.

Particularmente, eu acho que, se voce tem vontade de aprender rails… ter um projeto é um ótimo estimulo para isso.

Voce vai quebrar cabeça no começo? Com certeza! Mas será recompensado.

Quando eu programava em asp, eu tinha que me preocupar com muitas coisas: validar campos na unha e etc. Coisa que hoje eu faço com muito mais facilidade hoje (viva os filtros e validates!!!)

Eu posso dizer que é uma outra maneira de enxegar o desenvolvimento web. Vale a pena se empenhar um pouco e aprender.

[]s

coherdeiro:

Se você pretende desenvolver em Rails o seu projeto é de longe o melhor estímulo para aprender. Agora não é mera questão de escolher essa ou aquela tecnologia porque ela é mais bacana ou mais nova ou está em voga no momento.

O importante é saber qual delas se adequa melhor ao projeto que você tem nas mãos. Rails não tem suporte real a two-phased commits, algumas coisas como “master/detail” são um saco fazer sem AJAX. ASP.NET implica no uso do Windows como plataforma que receberá o aplicativo e provavelmente no uso do SQL SERVER, coisas que podem custar um pouco mais caro que um LAMP stack, por exemplo.

Trocando em miúdos: Não adianta usar uma chave de fenda para fixar um prego. A escolha da ferramenta correta (no caso a linguagem) é tão fundamental quanto o bom código.

Para mim o simples fato de aprender algo novo já é um bom motivo.

two-phased commits

OMG! Isso existe de verdade?! =D

Daniel:

Raramente vejo necessidade real disso, mas sabe como é o mundo entreprise… se podem complicar sem necessidade, eles complicam. =P

Avatar Rodrigo Rosauro 310 posts

Para mim o que as vezes pega feio no rails é o fato de não ser thread-safe… portanto todo web-server tem que fazer zona crítica, limitando a um request processado por vez… (tem coisas que nem colocando cluster dá pra fazer)

Fora isso, estou achando rails realmente excelente para “database-backed web applications”

Eu diria que:
Não vejo motivos para você usar ASP, só se já existe muita coisa feita nele (não é um projeto feito do zero). Caso contrário, PHP, ASP.NET e Rails podem ser melhore opções.
Em relação a ASP.NET existe a opção do Mono.NET (que roda em Linux) e vc pode sim utilizar MySQL. Ou seja, não ficará limitado ao mundo Windows e o custo da aplicação não será muito alto.
Agora acho que você deve responder algumas perguntas para escolher o que usar: Qual o porte do projeto? O prazo? Para que se destina a aplicação? Quantos e quem são os desenvolvedores? Qual é o público alvo? Em que plataforma o sistema irá rodar? etc…

Acho que o Rails pode ser uma excelente alternativa nos cenários mais comuns para Web, mas existem outros concorrentes com muitas semelhanças como o CakePHP, Django e Turbogears (os dois últimos usam Python).
Eu escolhi aprender Rails ao invés destes outros frameworks porque gostei muito da linguagem Ruby e por ser uma tecnologia que tem amadurecido rapidamente e com ótimo conteúdo para aprendizado na internet.