Rails em NetBeans 6.0 beta
|
|
Estava curioso para testar mais uma IDE usando rails, para minha surpresa peguei o pack do Ruby para a novar versão do NB. E fiquei bastante surpreso pela qualidade. Primeiramente ele pede para você escolher uma distribuição do ruby, podendo ser ruby nativo ou até mesmo o JRuby (default), podendo escolher o banco (mysql, oracle, sqlserver, postegre, etc), podendo a própria IDE atualizar onfly a versão do rails, caso você não tenha na máquina ele pode baixar. Assim que você definir um nome para o projeto, ele cria automaticamente a definição do banco no database.yml, você também pode acessar pelo navigator, onde abre 3 partes para os 3 ambientes do banco, desenvolvimento, teste e produção. O editor ficou com uma cara bonita, o autocomplete funciona legal até. A desvantagem mesmo ficou por conta das quantidades de recursos necessárias, aqui rodei em cima de Athlon XP 1600+ com 1GB de RAM, e ficou literamente um caraço, demorando para passar de arquivo, etc, mas quem tem máquina boa pode conferir numa boa, acho até que vale apena. |
|
|
Usava o RadRails (Aptana) até então, mas depois que saiu este beta, troquei imediatamente e estou gostando bastante. O editor é realmente pesado, mas não tão mais que o Eclipse. ps: To doido para conseguir trocar as cores do editor para ficar preto, igual no TextMate. Vc já tentou? |
|
|
Com um Core 2 Duo deve ficar bem melhor rodar essa nova versão do NB, estou aproveitando e usando ela para Java também. Outra coisa boa que percebi é que importa projeto feito, coisa que se não me engano o aptana não faz. Mas de vez em quando ocorre um bug louco de formatação do texto, mas acho que deve ser bug do plugin e não da IDE. Enquanto as cores não troquei, na verdade nem tentei fazer, acho que para isso o IDEA deve fazer fácil. |