Boas práticas: onde salvar o Ruby?
|
|
Olá a todos. No Windows, todas as ferramentas que preciso para programar, desde o compilador até os frameworks, eu salvo no C:\. Como comecei a usar o Ubuntu agora para desenvolver, estou em dúvida: crio diretórios para essas ferramentas no / ou no /home/pcassiano (meu diretório home)? Na verdade, eu gostaria mesmo de saber é se isto, de fato, faz alguma diferença… |
|
|
Cassiano… Um ponto apenas que levanto sobre caminho para instalação eh: utilize o caminho sem espaços. Errado: /usr/local programas/ruby Certo: /usr/local/ruby :) |
|
|
Se você está usando Ubuntu, você pode querer instalar Ruby, Rails e afins usando as ferramentas do próprio sistema – ou seja, através de pacote, com apt-get ou pelo Synaptic. Nesse caso, Ruby (e libs) são instaladas em /usr/, e ficam acessíveis para todo o sistema. Se você colocar algo no seu home, você tem que passar o caminho absoluto para executar as coisas, acertar as váriaveis LD_PATH pra apontar libs no seu home… então acaba sendo dor de cabeça. Outra coisa diferente são os projetos do Rails, esses você pode deixar no seu home sem problema já que não tem dependencias quanto aonde ficar. Boa diversão com o Ubuntu (também uso, desde o 5.10) ;) |
|
|
Eu faço assim: Se a aplicação faz parte da distro eu insta-lo via apt-get senão ponho no meu dir ‘local’ sendo que em /local tem tudo que eu preciso
Depois vou lá no /etc/passwd aponto para o /local/‘meu_home’ veja
Com isso faço backup apenas da pasta local. Em outras máquinas apenas monto meu pendriver em /local e direciono passwd e pronto! tenho minha virtual machine pronta com o meu perfil. Apenas uma dica. |
|
|
Obrigado a todos pelas dicas. Porém, se eu quiser segui-las, creio que vou ter de re-instalar meu sistema, pois no particionamento, dei bastante espaço para o /home e muito pouco para o / :-( Que esquema de particionamento vocês sugerem (bom para programadores, que têm algumas bases MySQL rodando, servidores etc)? |
|
|
Você pode deixar /home em uma partição, e /var (que contém seus bancos MySQL, seus hosts virtuais do Apache/Lighttpd, o cache do apt) em outra partição. Quanto aos aplicativos locais (não instalados através do apt-get), eles já são instalados em /usr/local ou /opt, então se você atualizar o sistema somente (sem formatar de novo), você não perde nada. No entanto, geralmente eu me vejo reinstalando os programas depois de uma atualização por conta de aplicações locais que perderam as bibliotecas ou algo do tipo, então nem tem muita vantagem colocar em um lugar separado para tentar manter. |
|
|
Gostaria de obter sugestões de esquemas de particionamento, para que eu instale um sistema (micro de desenvolvedor) que dure pelo menos uns 10 meses sem uma nova formatação… [Quanto de espaço alocar para cada partição, sem ser “miserável”, nem “generoso de mais”…] |
|
|
Cassiano: Quanto espaço disponível para o particionamento você possui? |
|
|
Mereghost, Tenho um micro com HD modesto, mas acho que o grande problema não é ter 40 GB de disco, e sim, particionar BEM o disco, para – como eu disse – não precisar refazer o trabalho pouco tempo depois, por falta de espaço na partição “tal” e sobra de espaço na “qual”… Eu sei particionar. O que eu ainda não sei (pesquisei, mas ainda não chegei um “consenso”) é como particionar BEM, sob a perspectiva do programador, que fará testes, terá instâncias de BD rodando etc. Sugestões? |
|
|
Pessoal, O que encontrei até agora sobre particionamento em Linux foi “genérico”; Alguém tem alguma receita para um particionamento otimizado para programadores? |
|
|
Cassiano, trabalho com linux a mais de 8 anos e definitivamente este assunto de partições é meio controverso, depende do caso, da destinação, do que você quer. Faz assim (opnião pessoal) O home fica independente do SO, ai caso deseje formatar não precisa fazer backup. abraços. |