JavaFree.org | RubyOnBr.org

JRuby e ROR?

Acompanhar JRuby e ROR? 8 posts, 5 participantes

Olá pessoal,

Estou começando meus estudos em ruby on rails. Na realidade nem comecei ainda, só andei lendo sobre a tecnologia e do seu poder em desenvolvimento. Mais tenho algumas dúvidas, qual a melhor IDE para se programar?

Muito tem se falado do NetBeans 6.0, mais qual é a vantagem dessa ferramenta perante as outras? E quais são essas outras ferramentas?

Qual a diferença entre Jruby e ruby? Sei que Jruby roda na JVM, mais gostaria de saber mais diferenças..

Desculpem se as perguntas são bobas, mais é que estou começando e gostaria da ajuda de vocês. Já programo em Java, mais estou querendo me especializar nessa linguagem, pois já li sobre ela e realmente ela está prometendo muito para 2008.

Atenciosamente,
Rafael Galdino

Faça assim: baixe o Aptana/RadRails, CodeGear, NetBeans. Execute todas na sua máquina e crie um projetinho mínimo, tente editar arquivos veja em qual você tem mais facilidade para encontrar o que precisa. O pessoal é bastante eclético, cada um tem um gosto aqui. Eu por exemplo uso Textmate, mas tem muita gente que usa – e bem – Emacs e Vim.

JRuby = interpretador/compilador de Ruby para rodar em Java Virtual Machine
Ruby (puro) também chamado MRI (Matz Ruby Interpreter) é em C é, como o nome diz, um interpretador

O JRuby 1.1b1 e o 1.0.2 são ambas compatíveis com o MRI Ruby 1.8.6 que é a mais recente estável. Com o MRI há como se comunicar com classes e bibliotecas Java, mas o JRuby torna isso trivial. Além disso torna simples empacotar uma aplicação em Rails em um WAR e fazer deployment em Application Servers Java como Glassfish.

Se você está começando sugiro ir pelo caminho do MRI, a menos que você já seja um bom javeiro e esteja acostumado a lidar com Glassfish, empacotamento de WAR, dependências de Jar, JDBC pools, etc. JRuby é mais para quem precisa interagir em um ambiente de Java.