JavaFree.org | RubyOnBr.org

JRuby e ROR?

Acompanhar JRuby e ROR? 8 posts, 5 participantes

Olá pessoal,

Estou começando meus estudos em ruby on rails. Na realidade nem comecei ainda, só andei lendo sobre a tecnologia e do seu poder em desenvolvimento. Mais tenho algumas dúvidas, qual a melhor IDE para se programar?

Muito tem se falado do NetBeans 6.0, mais qual é a vantagem dessa ferramenta perante as outras? E quais são essas outras ferramentas?

Qual a diferença entre Jruby e ruby? Sei que Jruby roda na JVM, mais gostaria de saber mais diferenças..

Desculpem se as perguntas são bobas, mais é que estou começando e gostaria da ajuda de vocês. Já programo em Java, mais estou querendo me especializar nessa linguagem, pois já li sobre ela e realmente ela está prometendo muito para 2008.

Atenciosamente,
Rafael Galdino

Faça assim: baixe o Aptana/RadRails, CodeGear, NetBeans. Execute todas na sua máquina e crie um projetinho mínimo, tente editar arquivos veja em qual você tem mais facilidade para encontrar o que precisa. O pessoal é bastante eclético, cada um tem um gosto aqui. Eu por exemplo uso Textmate, mas tem muita gente que usa – e bem – Emacs e Vim.

JRuby = interpretador/compilador de Ruby para rodar em Java Virtual Machine
Ruby (puro) também chamado MRI (Matz Ruby Interpreter) é em C é, como o nome diz, um interpretador

O JRuby 1.1b1 e o 1.0.2 são ambas compatíveis com o MRI Ruby 1.8.6 que é a mais recente estável. Com o MRI há como se comunicar com classes e bibliotecas Java, mas o JRuby torna isso trivial. Além disso torna simples empacotar uma aplicação em Rails em um WAR e fazer deployment em Application Servers Java como Glassfish.

Se você está começando sugiro ir pelo caminho do MRI, a menos que você já seja um bom javeiro e esteja acostumado a lidar com Glassfish, empacotamento de WAR, dependências de Jar, JDBC pools, etc. JRuby é mais para quem precisa interagir em um ambiente de Java.

vc falou de NetBeans…bom eu mesmo resolvi começar como ele, usando a versão Milestone…pq já tinha intimidade com a IDE no desenvolvimento Java

o que posso dizer a respeito dela, apesar de conhecer pouco sobre desenvolvimento Ruby e outras IDEs, é que ela ainda não esta completa, até pq é uma versão beta…mas já gostei bastante dela…e como eu estou começando ela está atendendo bem as minhas necessidades…com algumas limitações é claro

e ela já possui suporte as duas linguagens (JRuby/Ruby) bem como Ruby on Rails

vc falou de NetBeans…bom eu mesmo resolvi começar como ele, usando a versão Milestone…pq já tinha intimidade com a IDE no desenvolvimento Java

o que posso dizer a respeito dela, apesar de conhecer pouco sobre desenvolvimento Ruby e outras IDEs, é que ela ainda não esta completa, até pq é uma versão beta…mas já gostei bastante dela…e como eu estou começando ela está atendendo bem as minhas necessidades…com algumas limitações é claro

e ela já possui suporte as duas linguagens (JRuby/Ruby) bem como Ruby on Rails

Pois é, estou pensando em instalar o NetBeans 6.0, o problema é que ele é muito pesado. O que eu queria saber de vocês qual a IDE que vocês usam pra programar e porque?

Akita, valeu pela explicação do JRuby.
Mais uma dúvida, o Jruby usar o framework RAILS?

Desculpa a ignorancia mais uma vez galera, mais é sou novo na área ;D

Sim, você pode usar o Rails com o JRuby.

ps.: uso TextMate.

uso RadRails e se estiver todo configurado, é uma IDE perfeita!

obs: ele é baseado em eclipse!

Vou começar a usar o RadRails..Existe algum tutorial de como configurar a IDE? ;D

Se tiver, não escondamm ;DDD
Mostrem ae!
Valeu