JavaFree.org | RubyOnBr.org

Linux pra Hospedar RoR

Acompanhar Linux pra Hospedar RoR 11 posts, 7 participantes

Olá bom dia,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual linux eu deveria instalar numa máquina pra hospedar meus sistemas feitos em Ruby on Rails.

Slack Ware 12?
Red Hat?
Fedora?
???

Desde já agradeço à atenção,

Tiago D.

Petergriffinbe7 Marcos Rubinelli 66 posts

Eu também andei procurando, e a maioria das “receitas de bolo” pra instalar Rails que eu achei usam Ubuntu ou algum outro derivado de Debian.

202667 Henrique C. Alves 53 posts

Diferença entre uma distro e outra, para o Rails em si, não tem. A questão é a quantidade de trabalho e estabilidade que você quer ter.

Se você conhece pouco de Linux, é preferível você adotar uma distribuição que tenha um gerenciador de pacotes bom e mantenha pacotes em versões estáveis.

Se você conhece mais de Linux, quer ter mais controle, ou tem tempo sobrando, você pode dar uma de maluco e pegar uma distribuição “zerada”, compilar o Ruby, compilar o Rails, instalar, e ficar atualizando na unha você mesmo. Não sei qual vantagem há nisso, mas tem quem goste.

Resumindo, se for pra produção, é melhor privilegiar a estabilidade e a manutenção dos pacotes. Vai de Debian (ou de Ubuntu, se não souber nada de Linux). Algum RedHat poderia ser uma boa também, mas a quantidade e qualidade de material atualizado que você vai achar pra Debian/Ubuntu é maior.

Não tenho muito conhecimento de Linux. Ja peguei pra mexer o Conectiva 4 na época, depois experimentei o Red Hat 7, depois o Fedora 4.. mas nao cheguei a me aprofundar em nenhum… Eu queria saber o que é mais estável mesmo, pra hospedar mesmo. Não o mais fácil. É que ouvi dizer q o Ubuntu é mais pra desktop, né não?

Petergriffinbe7 Marcos Rubinelli 66 posts

Ubuntu tem versão desktop e server. Quem instala para servidor normalmente opta pela versão LTS. (long-term support)

Eu uso slackware 12, instalo sem o X, configuro o DNS e pronto…

Mas eu uso pra intranet, p/ mim está perfeito um pc qualquer sobrando já da conta kkk

Mas se você vai publicar p/ internet… a questão nem é a distro, é a segurança…
Depois de instalar vc teria de colocar o kernel mais recente, configurar o firewall com iptables entre outras configurações por exemplo desabilitar o ssh p/ o root, criar usuarios p/ rodar o webserver em chroot coisas do genero.

O gerenciador de pacotes do slackwares é o pkgtool, é bem simples coisas como
installpkg, removepkg e etc

E outra, o ruby tem o gems =), instala o gems como root, e instala tudo via gem install =D

Eu recomedo slackware, mas sou suspeito por ser xiita desta distro XD~

Afinal programador é preguiçoso e Slackware. (XD essa foi péssima)

Obrigado gente! Baixei o Ubuntu, tenho um cd do Slackware 12 e um do Red Hat 9. Vou decidir aqui. Obrigado pela opinião ^^

Avatar Helder A. Morais 150 posts

Ola,

Uso o debian a 1 ano e funciona muito bem. Muito facil de instalar e atualizar com o apt-get e com o gems install.

Muito estavel.

Att

Acredito que o Ubuntu Server vai ser melhor pra você.
É fácil de gerenciar e possui um grande número de comunidades, howtos, livros e um grande fórum no Brasil (http://www.ubuntu-br.org) disposto a ajudá-lo.

Abraços!

CentOS … mtxo bom rhel mas free…. ubuntu é horrível….
Tem um tuto aqui mesmo, acabei de ver http://forum.rubyonbr.org/forums/14/topics/2427

Alguém non qr meiar um server dedicado não? www.slicehost.com

Avatar Helder A. Morais 150 posts

Tenho um servidor pessoal com endereco no DYnDNS. Se for um projeto pequeno e com puiocs acessos poss hospedar temporariamente para voces testarem.

Vejam meu site em http://sgtt.gotdns.org:3333

Att.,
Helder