JavaFree.org | RubyOnBr.org

Dados Recorrentes

Acompanhar Dados Recorrentes 10 posts, 6 participantes

Gostaria de sugestões sobre a seguinte situação.
Eu tenho um sistema, onde eu insiro dados e digo qual sua recorrência (mensal, diario, semanal, quinzenal, etc)
Mas não quero fazer como a maioria que é gerar os dados no banco para o futuro. Quero ter apenas 1 registro e sua recorrência. Por exemplo, se colocar conta de luz e dizer que é mensal, eu consigo fazer um relatório que me diga quando vou gastar de energia do ano que vem inteiro, ou qual será meu gasto de tudo que tenho em julho do ano que vem. Mas como fazer isso se o registro não existe fisicamente em julho? O mesmo para soma, como somar quanto gastarei de hoje até julho?

Em código puro OO, até tenho uma noção de como fazer, o problema está no banco de dados, não queria ter que trazer todos os dados do banco para a aplicação para fazer o processamento. Também não quero usar nenhum tipo de stored procedure.

Alguma idéia? Alguém já fez algo parecido?

Avatar Shairon Toledo 1291 posts

Também não quero usar nenhum tipo de stored procedure.

Pq? É pecado :) ?

Bem, depende da definição de pecado. Se for algo que quanto mais você fizer mais perto do inferno você fica, eu diria que sim. :)

Mas se a única solução for essa, vamos abraçar o capeta.

Avatar Shairon Toledo 1291 posts

hahahah boa!!

Pessoal, eu andei pesquisando e percebi que todo mundo se baseia no padrão de recorrência criado pelo modelo ICAL
O google calendar usa ele e todos os outros. Mas não estou conseguindo modelar ele no banco, de uma forma que seja possível fazer pesquisa fácil com sql. Exemplo, estou em janeiro e marco um evento dia 10 e digo que ele repete a cada 2 mêses até outubro, então ele irá aparecer nos meses: janeiro, março, maio, julho, setembro.

Agora se fizer uma pesquisa para mostrar os eventos de julho até dezembro, ele deve me retornar:
10/julho
10/setembro

Ninguém aqui nunca precisou trabalhar com recorrência em eventos de calendário? Isto é tão velho que não é possível que alguém não tenha modelado um formato padrão de banco de dados para este caso. Mas procurei no velho google e NADA!

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 778 posts

Procedure seria uma boa saída…

:)

No caso de stored procedure, até poderia ser interessante pelo fato de que eu poderia criar a tabela e a stored como uma solução definitiva para recorrência em banco mysql, independente da linguagem usada.

Mas será que ninguém nunca viu ou fez algo assim?

Manda a estrutura da sua tabela pra eu dar uma olhada.
Abraços.

Donkani Gygfil 47 posts
 "Depende da definição de pecado. Se for algo que quanto mais você fizer mais perto do inferno você fica, eu diria que sim."

Inteligente definição sobre o que é pecado!
E… se não for covardia ter que sobreviver…

“Mas se a única solução for essa, vamos abraçar o capeta.”

Uau! Isso é o que podemos chamar de ’sábia regra de sobrevivência".

Muito bom Neves!

se é pra se abraçar no banco, muda para postgres que ja tem suporte para consultas hierarquicas :D