Rails e SOs
|
|
Primeiramente alo a todos, pois este eh meu 1o post. Ha pouco tempo fiz um crash course em Rails somente para tirar a curiosidade devido ao grande impacto q o RoR tem mostrado no mundo do desenvolvimento. Desenvolvo desde 1995 e ha 5/6 anos com .NET … Bom, ai vcs ja devem ter descoberto o pq da minha curiosidade, visto q soh agora a MS esta lancando o Asp.Net MVC framework, e a minha curiosidade principal no RoR era exatamente o MVC … mas acabei descobrindo outras maravilhas tbm … mas este nao eh o tema do post … deixamos isso p outro post,ok. Bom, depois do meu crash-course em RoR, decidi estudar 1o a ling. Ruby separadamente e eh o q estou fazendo atualmente e paralelamente comecei a pesquisar se o RoR poderia rodar em outros Sistemas Operacionais, como Linux, Mac OS ou mesmo o Vista … SIM, ja vi q existem ate muitos tutoriais explicando a instalacao e configuracao do RoR nas diversas plataformas … otimo. Mas o q tem me intrigado eh q vendo do lado do pessoal q esta desenvolvendo o RoR me parece que eles possuem uma plataforma preferida, o Mac OS. 1. Sera q eh isso mesmo? 2. Sera q o Mac OS eh o melhor ambiente de desenvolvimento pro RoR? Considerando q teriamos melhores IDEs, tipo Textmate (tudo bem, tem o e-TextEditor no Windows … inclusive utilizo ele), tem o Aptana, tem ate versoes para o Visual Studio.NET Gostaria de opnioes de vcs q possuem mais experiencia com o RoR. vlw :-) |
|
|
Olá! Se alguém te falar que o sistema operacional A ou B é melhor para desenvolver com RoR estará sendo, no mínimo, tendencioso. Há boas ferramentas para todos os SOs em que o Ruby funciona. O SO e as ferramentas, neste caso, são mais uma questão de gosto pessoal. Eu, por exemplo, uso Linux e o Vim (“http://www.vim.org”) para tudo. Agora, puxando a brasa para a minha sardinha, por quê não experimentas usar o Linux? Se não quiseres usar o Vim (recomendo fortemente), podes usar o Aptana. []’s |
|
|
Mac é “preferido” porque onde o Rails nasceu (37signals), SÓ se usa Mac. Cultura interna da empresa. Então os screencasts, as apresentações em palestras, etc… eram feitas num Mac. De quebra, todo mundo também conheceu o editor Textmate. O Macbook também é branquinho e bonitinho. Resultado é que todo mundo que entrou na onda do Rails acabou também entrando na onda do Mac ;) Mas não só com Rails, geralmente se vê os desenvolvedores nos EUA usando Macs (na maioria das vezes, Macbooks), já que lá é bastante acessível e mais interessante que um Dell/HP com Windows em relação as ferramentas de desenvolvimento (as fora do mundo Microsoft, óbvio). A última versão do Mac OS X passou a vir com o Ruby/Rails incluído. Tirando a cultura do Rails, a linguagem Ruby em si é portável e tem um suporte ótimo no Linux e no Mac. Pelo menos aqui no Linux eu tenho usado tanto Rails quanto Ruby para desenvolvimento geral, há muitas bibliotecas disponíveis e estou atualmente usando Ruby com bindings para GTK, GNOME e OpenGL. No Windows fica um pouquinho mais complicado por causa de certas peculiaridades da plataforma (como quase todas as outras coisas que precisam ser portadas de sistemas *nix para Windows), mas ainda assim é bem suportado. |
|
|
Obrigado Marcio e Henrique pelas opinioes … E eu realmente estou pensando em utilizar outros SOs … acredito q alem de ter descoberto no Ruby e no Rails uma otima opcao para desenvolvimento, isto acaba sendo tbm uma motivacao para utilizar um Linux e/ou Mac OS … olha, conheco muito bem a plataforma .NET e especialmente a parte de desenvolvimento web, o Asp.Net, inclusive as novidades como LINQ, VS2008, Asp.Net MVC Frwrk, Asp.Net Ajax Library … MAS … nao estou satisfeito com a MS em geral e olha q nunca fui de defender SOs … vlw! |
|
|
O que o Henrique falou é verdade. Mas é uma realidade lá de fora (já que no Brasil nosso querido governo tem impostos que torna importar máquinas legalmente probitivo). Para vocês terem uma idéia, depois que comecei a postar artigos em inglês no meu blog, a quantidade de americanos trafegando lá aumentou. Daí a estatística ficou assim:
Não é obrigatório, obviamente, usar Mac. Qualquer Linux é bom o suficiente para desenvolver Rails competentemente. No Windows – e não é por ser anti-MS – existem vários problemas porque muitas extensões Ruby são feitas em C e o Windows não tem ambiente de desenvolvimento (no gcc). Isso pode gerar todo tipo de problema e confusão. Existem alternativas, Cygwin, MinGW, mas nada disso é muito estável e nem necessariamente rápido. O Ruby no Windows na mesma máquina, em comparação com Linux, roda visivelmente mais lento. Portanto, se puder migrar na mesma máquina pelo menos para um Linux, você só tem a ganhar. |
|
|
Obrigado pelo input Akita. Estarei sim colocando o Linux no meu note ainda esta semana. Farei um esquema dual-boot, pq como trabalho com .NET preciso do Win na maquina. No Win o meu setup pro RoR eh a instalacao padrao do RoR … por eqto estou usando o web server basico WebRick, MySql, to usando o e-TextEditor e tbm o proprio IRB q eh muito legal. No Linux sei q vou penar no comeco pra me adaptar e achar as ferramentas legais, mas eh uma questao de tempo. Na real eu nao sou do tipo Anti-MS ou outro SO … o q eu nao curto mesmo eh o q chamamos de Bloated Software … eh isso q tem me deixado nervoso com muitos sw desenvolvidos, principalmente mas nao exclusivamente para o Win. |
|
|
Eu vou colocar dual-boot Ubuntu pra poder trabalhar com ferret. Por enquanto ele não funciona em Windows, e quando funcionar corre o risco de não apresentar exatamente o mesmo comportamento. |