JavaFree.org | RubyOnBr.org

Editor Profissional Ruby

Acompanhar Editor Profissional Ruby 9 posts, 7 participantes

B3ed90c95571ee19c43d8ebcc7e36e7a Tiago Hillebrandt 4 posts

Boa tarde galera!

Gostaria de saber algum editor profissional para Ruby, assim como existe o Zend Studio para o PHP.

Desculpe pelo nível da pergunta, é que sou novato (:

Aguardo resposta.

Obrigado pela atenção!

Olá Tiago,

Hoje a melhor opção é o NetBeans 6, que está com suporte excelente para Ruby e Rails.

E ae Tiago,

Como disse o Neves, não tem IDE melhor que o NetBeans 6.
Você vai gostar.

B3ed90c95571ee19c43d8ebcc7e36e7a Tiago Hillebrandt 4 posts

Certo!

Muito obrigado pessoal, já baixei e instalei o Netbeans 6! Realmente, parece ser muito bom =)

Até mais (:

Eu no windows e no linux (www.dreamlinux.com.br) uso o netbeans e é EXCELENTE !

Gostaria de acrescentar o Aptana RadRails, que também é bem profissional. Suas versões antigas costumavam dar muitos problemas, mas as versões mais novas rodam muito bem.

(www.aptana.com)

Avatar Vitor Pellegrino 11 posts

Como eu sempre respondo quando me fazem esta pergunta: Será que precisa mesmo de IDE para Ruby? Eu uso o gEdit com alguns plugins e me atende muito bem!

Vitor, eu acho que a IDE é boa sim por alguns motivos. Por exemplo, quando eu começei, não sabia de cabeça comandos de script/rake, generate, etc. O Aptana já tinha isso na interface. Apenas 1 botão já iniciava o serviço, era bem didático. Já hoje, eu uso o Netbeans pelos mesmos motivos e + por alguns recursos integrados como svn, documentação, completação de código, sintaxe colorida(a melhor que já vi!) e refatoração.

Mas concordo plenamente com você que quando se sabe os comandos de cabeça, programar em Ruby/Rails pode ser feito em qualquer editor leve com poucos recursos. O mesmo para PHP.

202667 Henrique C. Alves 53 posts

Como eu sempre respondo quando me fazem esta pergunta: Será que precisa mesmo de IDE para Ruby? Eu uso o gEdit com alguns plugins e me atende muito bem!

+1. O gEdit é uma ótima opção pra quem está no Linux, tem vários plugins bacanas. Dá pra satisfazer minhas necessidades tranquilamente com gEdit + plugins + terminal + Glade programando em Ruby. ;)