Editor Profissional Ruby
|
|
Boa tarde galera! Gostaria de saber algum editor profissional para Ruby, assim como existe o Zend Studio para o PHP. Desculpe pelo nível da pergunta, é que sou novato (: Aguardo resposta. Obrigado pela atenção! |
|
|
Olá Tiago, Hoje a melhor opção é o NetBeans 6, que está com suporte excelente para Ruby e Rails. |
|
|
E ae Tiago, Como disse o Neves, não tem IDE melhor que o NetBeans 6. |
|
|
Certo! Muito obrigado pessoal, já baixei e instalei o Netbeans 6! Realmente, parece ser muito bom =) Até mais (: |
|
|
Eu no windows e no linux (www.dreamlinux.com.br) uso o netbeans e é EXCELENTE ! |
|
|
Gostaria de acrescentar o Aptana RadRails, que também é bem profissional. Suas versões antigas costumavam dar muitos problemas, mas as versões mais novas rodam muito bem. |
|
|
Como eu sempre respondo quando me fazem esta pergunta: Será que precisa mesmo de IDE para Ruby? Eu uso o gEdit com alguns plugins e me atende muito bem! |
|
|
Vitor, eu acho que a IDE é boa sim por alguns motivos. Por exemplo, quando eu começei, não sabia de cabeça comandos de script/rake, generate, etc. O Aptana já tinha isso na interface. Apenas 1 botão já iniciava o serviço, era bem didático. Já hoje, eu uso o Netbeans pelos mesmos motivos e + por alguns recursos integrados como svn, documentação, completação de código, sintaxe colorida(a melhor que já vi!) e refatoração. Mas concordo plenamente com você que quando se sabe os comandos de cabeça, programar em Ruby/Rails pode ser feito em qualquer editor leve com poucos recursos. O mesmo para PHP. |
|
|
+1. O gEdit é uma ótima opção pra quem está no Linux, tem vários plugins bacanas. Dá pra satisfazer minhas necessidades tranquilamente com gEdit + plugins + terminal + Glade programando em Ruby. ;) |