JavaFree.org | RubyOnBr.org

Ruby está pronto para Empresas?

Acompanhar Ruby está pronto para Empresas? 9 posts, 7 participantes

Leiam esse artigo aqui e aqui, gostaria de compartilhar com vocês…

O que vocês acham? Nosso Ruby e Ruby on Rails estão preparados para serem usados em empresas?

Olá Arthur, tudo bem?

Esta foi a minha primeira pergunta quando me cadastrei aqui. Pena que eu não tenho o link em mãos, mas se você fizer uma pesquisa, encontrará.

Desde que entrei aqui (e também na lista rails-br) tenho lido muito sobre o Rails e arrisco dizer que, sim, ele está pronto. Ele pode até não ser/estar perfeito, mas está pronto sim. Já tem gente ganhando muita grana com ele…

Forte abraço,

Cara, também acho que sim. Assim que comecei, fiquei meio assim com o fato de ser uma linguagem interpretada (vim do ASP.NET que é compilada), mas que a performance é boa, é ótimamente documentada, estável e tem uma comunidade muito ativa. Tá pronto!

Logo_eiq Kivanio 190 posts

Flameee :D

Eu acho engraçado, acho que a pergunta está errada.
A pergunta deveria ser:

As empresas brasileiras estão preparadas para usar Ruby?

Digo isso, devido as empresas brasileiras serem/terem pensamentos clássicos, e com pouquíssimos casos(geralmente multinacionais com sede aqui) de inovação.

As empresas não entenderam ainda que isso é crucial e continuam com seus processinhos infindáveis.

Será que estas empresas estão prontas para um Ruby, dinâmico, ágil, rápido, com mudança de pensamento e várias inovações?

Como se corpotaria um empresa dessa que conseguisse concluir um site em apenas um dia e não mais em 90 dias?

Esfolariam os funcionários para fazer 2 por dia? cobrariam menos ou mais por isso? demitiriam profissionais?

Será que estão preparadas para lidar com menor tempo de desenvolvimento?

Ruby é para aqueles que aceitam o desafio de serem dinâmicos, de inovar, de modificar.

Quando veem a Apple ganhando bilhões? o Steve Jobs é um louco? não, inovou, ousou pensar diferente.

Não precisamos ir tão longe, quando vemos uma e-Genial fazendo barulho, sucesso aqui e fora do país. É porque inovaram, mudaram a forma de fazer algo, tiveram a coragem de pensar diferente.

Assim como várias outras startup’s estão fazendo.

Enfim, será que as empresas brasileiras estão prontas para ousarem? estão prontas para Ruby?

A pergunta fala Ruby, vou responder como se fosse Rails, já que a aplicação é mais abrangente falando em empresa.

Eu diria que um dos grandes problemas, é como a ferramenta é apresentada: “É fácil, simples, qualquer um pode programar” O que acaba acontecendo, é que muitos começam a fazer aplicações sem ter o fundamento do ruby, ou até mesmo do rails. Enxem os códigos de lixo e acabam escrevendo aplicações de baixa qualidade.

No começo, era bom pra aumentar o buzz, dizer que é simples e fácil. Agora tá na hora de começar a levar a sério, e mostrar que ror é avançado também, e que se vc quer escrever uma boa aplicação, tem que estudar bastante.

Rails é legal e realmente deve ser bom para muita gente. A maioria de nós, inclusive eu, conheceu ruby pelo rails, então sem queixas _

Mas existem alternativas bem mais atraentes hoje em dia para todo tipo de escopo (quase todos).

Interessante notar também, que pelo menos 1 vez por dia, alguem lança um projeto no ruby-lang. Isso pode significar que realmente vários desenvolvedores estão migrando para ruby.

Posteriormente, teremos um leque muito maior de soluções. Dependendo da necessidade das empresas, ruby está 100%

Legal esse artigo de alternativas ao rails, sempre bom estar por dentro das tecnologias que estão surgindo, mas eu vejo o rails como em um estágio um pouco mais avançado que esses projetos aí listados no artigo…

A comunidade não é gigante, mas tá crescendo.

não obrigatoriamente avançado dependendo de com qual tu comparar …
por exemplo o merb apenas tem um foco diferente :D

Quando disse avançado, quis dizer em termos de maturidade, e não de poder, eu não conheço muito Merb, mas é um tanto quanto underground ainda né?

hehe