JavaFree.org | RubyOnBr.org

traduzir ruby

Acompanhar traduzir ruby 6 posts, 4 participantes

Img056 Jônatas Davi... 53 posts

olá, estou pensando em escrever minha monografia baseada em ensinar algorítmos usando
a linguagem ruby, mas aí eu quero fazer um “compiladorzinho” em portugûes, e não tenho nem idéia de por onde começar.
Bom, andei dando uma procurada em reescrever as palavras reservadas e não encontrei nada. Sei que para os métodos
das classes posso usar alias e fica tranquilo, mas o problema estão nas palavras reservadas,

alguém sabe como reescreve-las ou tem alguma idéia que não tenha que criar outro compilador, apenas usar um require !?

Tudo bom Jônatas? Eu também acho excelente usar o Ruby para ensinar algorítimos. E já iria começar a criar alias traduzidos. Então podemos trocar algumas figurinhas!

Agora quanto as palavras reservadas, acho que elas são mínimas, a maioria da pra simular. Veja como fica o if:

Img056 Jônatas Davi... 53 posts

Opa! Poisé, também tinha pensado nas funçoes e elas sao minimas mesmo.

e com DSL é possível de fazer?
eu nao estudei DSL ainda mas acho que seria uma coisa super legal e que seria possível fazer
sendo que é para um domínio específico..
será que nenhum fera aí das DSL sabe dar uma explicação de como fazer?

vamos manter o contato Neves, se ficar algo legal podemos abrir open-source..

meu gtalk é jonatasdp@gmail.com
pra quem quiser trocar idéias..

abraço

sobre DSL veja aqui

Baixe o Ruby1.9, já é utf-8. Vai deixar a programação um pouco mais amigável

Buenas!

Jônatas da uma olhada nessa gem aqui TreeTop, com ela você pode escrever sua própria gramática de linguagem usando DSL em Ruby. Não sei se é bem isso que você precisa, mas vale a pena dar uma olhada.

Abraço

TreeTop é muito legal, mas muito f*%$! Acho que o jônatas quer o mesmo que eu. Como já está quase tudo implementado no ruby, o trabalho será menor fazendo as modificações com meta-programação no ruby do que começar uma linguagem do zero usando treeTop.