JavaFree.org | RubyOnBr.org

Como "instalar" Ruby sem instalador no XP?

Acompanhar Como "instalar" Ruby sem instalador no XP? 7 posts, 2 participantes

Olá,
Estou querendo aprender Ruby. Como não tenho permissão para instalar nada aqui no Win XP, baixei os binários da versão 1.8.9 em zip.
Ao rodar o irb, recebi uma mensagem de erro reclamando que não tenho o arquivo readline.dll.

Daí, ele reclamou de outro arquivo, e outro, e outro… é preciso configurar alguma variável de ambiente? Todo tutorial que encontro manda usar o instalador.

Nota: o irb rodou sem nenhum dos dll que baixei.

Obrigado.

Você pode ignorar esses erros.

Acho que a única dll necessária é a zlib.

De qualquer forma é só baixar e instalar as dlls requeridas no ruby/bin.

De onde você baixou ruby1.8.9?

entre no site oficial e pegue ruby1.8.6.

Não baixe ruby1.9, muitas libs ainda não funcionam.

Desculpe, é a 1.8.6 mesmo. Acho que me confundi.
Baixei do site oficial: http://www.ruby-lang.org/en/downloads/

> “De qualquer forma é só baixar e instalar as dlls requeridas no ruby/bin.”

O problema é que já baixei 6 (readline.dll, libmx.dll, icuuc24.dll, icudt24l.dll, libut.dll, icuin24.dll) e ele pediu a 7ª. Isso não pode estar certo.

Tentei todar um .rb e não funcionou:
teste.rb:

“ruby teste.rb” (tudo no ruby/bin) não gerou nenhuma saída (nem erro). Tem certeza que não precisa configurar variável de ambiente alguma?

Obrigado.

A única variável que você poderia configurar é $PATH para apontar no diretório ruby/bin. De forma que você possa executar ruby.exe, irb.exe a partir de qualquer diretório.

Acho que isso não resolveria seu problema de qualquer modo. Eu rodo ruby1.9 eventualmente e ele não está no $PATH.

Essas últimas DLLs são muitoooo estranhas. Eu dei uma procurada no google e encontrei isso

Libut is a C library for writing UNIX servers or daemon processes. Libut invokes callbacks in your code for I/O, signals or timer activity. Supports logging, profiling, configuration, and run-time administration through an interactive control port.

As outras DLLs referênciam a tudo bibliotecas da plataforma darwin. Estranho né? Você tem certeza que fez download da versão ruby-mswin32?

readline pode ser baixado aqui

Sim, baixei essa versão. Eu já tenho o readline.dll (tenho todas que mencionei ali).

Olha só que estranho: em casa, também Win XP, eu baixei a mesma versão e só precisei do readline.dll. Rodei o mesmo exemplo e funcionou. E não tenho nenhuma daquelas dll que citei, segundo o “pesquisar” do Windows.

Não tenho nenhuma idéia do que possa ser. Segunda-feira vou baixar a(s) outra(s) que ele pedir e ver no que dá.

Bom, eu baixei mais 10 (!) dll e nada.

ruby.exe – Ponto de entrada não encontrado

Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento init__datasvcs_xercesc_init na biblioteca de vínculo dinâmico datasvcs.dll.

(Essa foi uma dll que baixei).

Nenhuma idéia. Alguém sugere algo?

Então é problema de permissão.