ERP
|
|
Existe algum ERP desenvolvido em RoR? Alguém conhece? []s |
|
|
Foi justamente esse o tópico do meu trabalho de graduação a mais ou menos um ano atrás. Se me lembro bem, tinha desenvolvido completo um módulo de custos e mais algumas coisinhas. Posso te mandar o código, se te interessar. |
|
|
Rodrigo, |
|
|
opa… tb quero…. agradeço desde já |
|
|
eu tambem gostaria obrigado |
|
|
Se puder me enviar tb fico grato. |
|
|
Beleza, eu vou mandar com o trabalho junto pra contextualizar… mas já aviso que foi meu primeiro trabalho em rails e tem muitas, ahm, digamos “oportunidades de melhorias” ;) |
|
|
Se puder mandar para mim também, vou ficar muito agradecido! Valeu! |
|
|
Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um tipo de sistema extremamente complexo de se fazer. Um bom ERP precisa automatizar todos os processos de todos os departamentos administrativos de um empresa. Existe mais de 30 anos de história nesse tipo de sistema. Os melhores players do mercado, por uma larga margem, são SAP, Oracle/JDE/Peoplesoft. Os outros dividem aquela faixa muito abaixo dos 1%. Existem diversas tentativas open source como ADempiere e Compiere. Como o processamento de dados é algo que costuma ser crítico normalmente um ERP é uma “simbiose” sobre um banco de dados. Dificilmente veremos um ERP robusto em plataformas novas como Rails. É preciso muitos anos de maturidade para que uma empresa confie seu backend a ele. |
|
|
ERP tem significados diferentes para pessoas diferentes. Dizer esse tipo de coisa é ser “enterprisey”. Se essa analogia valesse, o Rails nem existiria. |
|
|
Então, tche, foi justamente esta a hipótese que eu levantei neste trabalho. Os ERPs tradicionais (SAP, JDE, Datasul, etc) têm um custo muito elevado (aquisição, implantação, etc) e só organizações médias/grandes conseguem implantar. Estes têm uma característica interessante, que é impor uma adoção de determinadas práticas consolidadas na gestão integrada daquelas organizações. O que é muito bom, mas o impacto na cultura é enorme e envolve diversos formalismos. Em uma organização micro/pequena, além de os custos dos ERPs tradicionais serem proibitivos, estes formalismos são inúteis, pois seu diferencial é justamente a agilidade nas tomadas de decisões e informalidade dos processos. A proposta de um ERP para empresas deste porte, seria justamente algo de dimensões menores, que trariam um mínimo de boas práticas para a gestão, sem comprometer a agilidade e, principalmente, a um custo muito baixo – é onde entra a idéia do software livre. E parece que essa hipótese não é tão absurda assim, veja que a própria SAP tem lançado soluções mais compactas para os pequenos… |
|
|
Rodrigo, muito boa idéia a do trabalho! Envia pra eu dar uma olhada : ronie.uliana [at] gmail.com Sempre penso em ERP como um “programa gigante que controla todos os processos em uma empresa gigante”. Mas o fato é que, olhando da definição da Wikipédia (eu nem lembrava mais o que a sigla significava), o que você disse faz muito sentido. Empresas pequenas tem poucas áreas e muito menos processos a serem controlados… Aff… acho que sou muito “Webby” e tou muito longe da realidade das grandes corporações em termos de controle de processos, preciso ficar mais ligado. |
|
|
opa também quero :) obrigado! |
|
|
Manda pra mim tb silfar@gmail.com |
|
|
Ótima idéia. Amigo eu gostaria também de estudar esse código: vilker@brfree.com.br |
|
|
Rodrigo… quer publicar a monografia e o projeto no site? A gente abre um espaço, vc escreve uma introdução e a gente coloca no ar :) |
|
|
recebi o material, posso adiantar que é de excelente qualidade! |
|
|
Ronie, pode ser! |
|
|
Também recebi, valeu Rodrigo! |
|
|
Opa, to em um congresso em foz, não deu tempo de escrever um artigo ainda, mas tão logo possível coloco na minha página pra quem mais quiser baixar. Abraço |
|
|
Não esquece de dar um toque aqui pra gente pelo menos fazer um link!!! |
|
|
Rodrigo Alberto, trabalho com o SAP-Módulo R6 aqui na empresa e tentei criar alguns exemplos em Microsoft access basiados nele, eles funcionam e pois estão em operação em um trabalho que a empresa esta desenvolvendo e esta se saindo muito bem, gostaria de trocar mais informações sobre o seu sistema ERP e o meu para ver se podemos melhorar os dois tornando-os um só, se você quiser uma cópia do mo meu sistema manda um e mail pra mim ricardoaarc@30gigs.com At + .. - Editado por Adriano: Para uma melhor leitura |
|
|
Enterprise Resource Planning é uma área bastante complexa. Mesmo os “pequenos” como Microsigas da vida compreendem softwares complexos. O maior problema de um fabricante de ERPs são os processos. Um exemplo simples: digamos que eu quero apenas controlar a área fiscal da minha empresa. Um software simples à la Quicken para controlar contas a pagar e contas a receber. Em pouco tempo você vai sentir falta de cálculos de tributação e impostos. Quando cair nisso vai começar a penar na localização (ICMS, etc), a menos que você queira se limitar a vender em apenas uma cidade. Em seguida vai sentir falta de ter um cadastro e fornecedores para integrar ao contas a pagar. Logo vai sentir falta do cadastro de clientes no contas a receber. Daqui a pouco vai precisar se integrar a algum banco para emitir boletos automaticamente, por exemplo. E assim por diante. E isso porque eu falei de uma parte simples de uma empresa. Agora elevem isso à enésima potência quando estamos falando em suprir todas as necessidades de processo de uma empresa. E não precisa pensar muito longe. Toda empresa tem funcionários, logo precisamos de um módulo de Recursos Humanos. Toda empresa tem contas e fluxo de dinheiro, portanto precisamos de um módulo financeiro. Se for uma Loja, precisamos de um módulo de vendas. Se for uma fábrica, precisamos de um módulo de produção. Se tivermos produtos ou serviços, precisamos de módulos de projetos e manutenção. E assim por diante. Agora vem o problema: fazer a lógica de tudo isso é trabalhoso mas plausível. Mas em breve teremos muitos dados. Imaginem uma loja que faça 100 vendas/dia. São 100 transações/dia. Cerca de 2000 transações mês. Agora precisa replicar isso em contas contábeis, fazer baixa de estoque, etc. São milhares de transações/mês. Em breve vamos precisar extrair informações úteis daí: KPIs, orçamentos, rateamento, comissionamento, etc. É bastante horse-power de processamento de dados. Por isso mesmo que normalmente usamos ferramentas web apenas para captação (input) dos dados para dentro de um ERP. Normalmente deferimos o processamento apenas para dentro do ERP, dificilmente para fora, a menos que seja um conjunto controlado de informações. Isso foi uma pincelada. Claro, existem diversos sistemas pequenos para pequenos negócios. São softwares de prateleira com funcionalidades limitadas. Existe nicho para isso e centenas de micro-empreendimentos usam. Mas de pequenas empresas (faturamento anual de centenas de milhares de reais) para cima, qualquer coisa menor que uma Microsiga já não funciona tão bem. E isso porque eu nem mencionei módulos mais alto nível como Business Intelligence, que usam todos os dados transacionais e nos devolvem dados de negócio, de tomada de decisão, aí sim é number-crunching. |
|
|
Estive estudando um pouco disso Akita(antes de pegar Ruby e Rails), já que meu departamento na Pref. de São Paulo vai implantar um ERP (incluindo BI). A complexidade da coisa é maluca! São milhares de detalhes (e transações) tratados nos módulos. Achei melhor até dar uma parada para estudar Ruby/RoR e depois voltar aos ERPs. |
|
|
Isso quando o governo estadual não resolve alterar uma tributação, como o ICMS garantido, que tem base em todas as outras tanto na entrada como na saida, ai vai lá os grandes desenvolvedores alterar praticamente toda a regra de négocio de compras e vendas do sistema, e não fica legalizado pra ver o que que acontece, se você desenvolvedor ou software house sobrevive neste mundo capistalista… |