Se Ruby é bom, o ke faço com Java?
|
|
Estou em dúvida, parece ke Ruby na área de web põe as tecnologias do Java na palma da mão (ou será ke estou enganado?). Minha dedicação estava pro java, mas, e agora? Em quem devo investir mais e melhor? Kuais sao as vantagens e desvantagens entre Ruby e Java??? |
|
|
Penso que linguagem/tecnologias sao como linguas…. você pode saber bem portugues mas se suber mais como ingles, espanhol e assim por diante eh sempre melhor… crio eu que nao se pode apoiar somente em um tecnologia… |
|
|
Dá uma analisada neste Post Eu estou migrando um sistema desenvolvido em Java, utiliza Servlets na sua totalidade, funciona como um MVC embutido, um servlet padrão gera as views, a conexão com o banco é JDBC. Bom, estou migrando o sistema para Ruby on Rails e notei um ganho de performance considerável, além de que o desenvolvimento é muito ágil. Abraço, |
|
|
Estude ambos, Java e Ruby. Estudar a língua portuguesa também é importante. |
|
|
Complementa. Aprenda que nenhuma linguagem/plataforma ou tecnologia é pronta pra tudo, e nem sempre um tipo de aplicação é sempre bom desenvolver em uma mesma tecnologia. Então… complementa! |
|
|
Se Ruby é bom, o que faço com Java?! Chama o GC e desaloca da pilha!! Ocupa esse espaço de memória com smalltalk, python, lua, scheme, lisp… e claro, mais Ruby!! Brincadeira, claro! Nunca é ruim saber qualquer coisa (exceto Visual Basic). O problema que eu enfrento hoje é que não suporto mais algumas linguagens e são justamente aquelas adotadas em grande proporção no mercado. É ruim isso, porque para mim, programador tem que ter tesão de programar. |
|
|
Daniel: Concordo com um bocado do que tu diz, no entanto apesar do meu desgosto do Java (antigo por sinal) e minha lamentação sobre diversas áreas do .NET, tenho que reconhece que tem coisas que eles fazem bem (ou mais fácil, ou simplesmente tem seu nicho). Tento me manter agnóstico nisso. Se preciso tratar longos “arquivos de texto” (como tratar alguns campos de arquivos DBFs, comuns no seto público) vou usar Perl e não Ruby e muito menos .NET. A performance será melhor, o código não exatamente mais simples (principalmente porque meu Perl-fu deixa 100% a desejar) mas aproveito pra aprender mais um pouco. Em geral não acredito em superioridade de uma linguagem sobre outra. Atualmente, ainda mais no Mundo dos substantivos, como coloca o mala do Joel, todas as linguagens são equivalentes. Algumas tem ainda algum caminho a percorrer, outras precisam de um regime e outras são uma pena serem tímidas e não darem muito a cara a tapa (Smalltalk por exemplo). Agora, não dá pra negar, desenvolver pra web em qualquer coisa que não seja RoR virou um grande tédio. E cara, disse tudo: programador tem que ter prazer em programar. =) |
|
|
Hhuahuaeueahueauhea… fiquei até contente em ler esse tópico. Eu, particularmente, acho que não vale mais a pena investir em Java. Java NÃO é mais o futuro e sim o presente! Ruby está evoluindo de maneira tão rápida e sendo muito mais gostoso de programar. Eu já programei em mais de 9 linguagens e, bem, sei da experiência que posso tentar contribuir com vocês :D! Mas como já disseram por aí: todo conhecimento é extremamente válido. Se eu não soubesse java e sua estrutura, eu não poderia estar criticando agora a respeito dele… :D |
|
|
Concordo com o Meree e Libanori, o que faz a linguagem ser boa é apenas a absorção em massa do mercado? Se sim, somos mais uma vez vitimas do capitalismo. Linguagem de programação é algo que mexe com o sistema primitivo de defesa do programador que em sua maioria defende seu pão para continuar comendo, tipo “quem mexeu no meu queijo”. Quem ficar comendo o queijo sem procurar outro, ficará com fome quando ele acabar. Eu gosto do romantismo que há entre linguagem e programadores em alguns casos chega a extrapola o senso platônico, digo isso quando há ajuda mútua entre a “língua” e o “lingüista” e não entre “língua” e o “simples falante”. O lingüista percebe que a língua é o aspecto social da língua, porconseguinte necessita de interação dos falantes dando corpo e alma a língua. Os ditos “simples falantes” deturpam a língua, criam a “informalidade da língua”, estão satisfeitos apenas em usa-la independente da forma descrita em uma suposta gramática. Os consumistas, que eu chamo(no caso de Ruby hoje) operadores de framework. Ajudar a língua é fala-la corretamente. No mais, são apenas sobreviventes. Fico feliz que a maioria aqui querem ajudar Ruby e não apenas abusar sexualmente dela. :) Apenas alguns pensamentos. |