JavaFree.org | RubyOnBr.org

Problema com Tutorial

Acompanhar Problema com Tutorial 89 posts, 26 participantes

Páginas: 1 2 3 4

Pessoal estou iniciando meu estudo em RoR pelo tutorial “Rails para sua Diversão e Lucro” e estou me deparando com uns problemas, e creio que não serão os únicos, então resolvi abrir este tópico para ir postando as dúvidas e erros para servir como fonte de pesquisa para os que aprenderão um pouco de RoR pelo mesmo tutorial.

1º) Ao startar o servidor WEBrick e então dou um “Ctrl+C” para dar stop e logo em seguida tentar restartar novamente, dá o seguinte erro:

[2006-11-13 11:51:47] INFO  ruby 1.8.4 (2005-12-24) [i486-linux]
[2006-11-13 11:51:47] WARN  TCPServer Error: Address already in use - bind(2)
/usr/lib/ruby/1.8/webrick/utils.rb:73:in `initialize': Address already in use - bind(2) (Errno::EADDRINUSE)
        from /usr/lib/ruby/1.8/webrick/utils.rb:73:in `create_listeners'
        from /usr/lib/ruby/1.8/webrick/utils.rb:70:in `create_listeners'
        from /usr/lib/ruby/1.8/webrick/server.rb:75:in `listen'
        from /usr/lib/ruby/1.8/webrick/server.rb:63:in `initialize'
        from /usr/lib/ruby/1.8/webrick/httpserver.rb:24:in `initialize'
        from /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/rails-1.1.6/lib/webrick_server.rb:59:in `dispatch'
        from /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/rails-1.1.6/lib/commands/servers/webrick.rb:59
        from /usr/local/lib/site_ruby/1.8/rubygems/custom_require.rb:27:in `require'
        from /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/activesupport-1.3.1/lib/active_support/dependencies.rb:147:in `require'
        from /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/rails-1.1.6/lib/commands/server.rb:30
        from /usr/local/lib/site_ruby/1.8/rubygems/custom_require.rb:27:in `require'
        from /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/activesupport-1.3.1/lib/active_support/dependencies.rb:147:in `require'
        from script/server:3

2º)Configurei tudo certinho o banco de dados, criei um arquivo o comando “script/generate migration create_contexts” e configurei de acordo com o tutorial, mas ao executar “rake db:migrate” está dando o seguinte erro:

(in /home/marcelo/RubyOnRails/projetos/gtd)
rake aborted!
Mysql::Error: Lost connection to MySQL server during query: SELECT version FROM schema_info

(See full trace by running task with --trace)

Como resolver primeiramente estes erros ???

Obrigado.

- Editado para melhorar a formatação -

Skrat leonix 20 posts

Tem alguma aplicação usando a mesma porta que o Webrick está tentando usar. Uma alternativa é tentar rodar o Webrick em outra porta:
$ ./script/server —port 8080

Bom, o 1º resolveu, reiniciei a máquina e funcionou, agora starta e restarta normalmente !!!

Agora, o 2º ta me tomando maior tempão, procurei no google alguma coisa e achei isso:

“I had to do the following to fix it.

> gem install mysql"

Fiz isto, mas cotinua a mesma coisa!!!

Alguém tem alguma outra dica, por favor.

Marcelo, qual sistema operacional você está usando?

O primeiro erro parece estar acontecendo porque o WEBrick não está fechando a conexão corretamente com o CTRL+C. Ele está dizendo que a porta usada está em uso. Você pode postar o que acontece depois do CTL+C.

O segundo erro tem, aparentemente, dezenas de causas diferentes. Mais informações no site do MySQL ou no Google. A única vez em que eu vi esse erro, para falar a verdade, foi uma vez quando eu estava salvando imagens em um banco MySQL e o tamanho das mesmas excedia o packet_size do MySQL, o que não é o caso aqui. Eu imagino que no seu caso possa estar acontecendo algum timeout.

Tem essa página também, que explica alguns problemas prováveis envolvendo coisas simples com o tipo de password hashing usado no MySQL. Isso acontecia muito quando o MySQL 4.1 mudou o esquema de senhas, mas deveria estar resolvido no Rails 1.1.6.

Ronaldo, o 1º já está resolvido, apenas reiniciei a máquina!! Agora o 2º digitei no google “Error: Lost connection to MySQL server during query: SELECT version FROM schema_info” e dos poucos resultados que trouxe achei o seguinte: “I had to do the following to fix it.
>gem install mysql”

Ele executou o update, mas não resolveu em nada. Acho q estou num buraco sem saída!!! :(

Hehehehe. Estamos postando quase que coincidentemente e nossos textos estão ficando fora de ordem. Quem estiver lendo essa thread vai ficar até confuso.

Essa solução sugerida provavelmente só funcionava na época do problema com o MySQL 4.1. Alguma das outras soluções na página do Wiki que eu postei podem funcionar, talvez. Quais versões do sistema operacional, MySQL que você está usando.

Ronaldo, achei a solução nesta página que vc postou aqui, logo no início dela !!! hehehehe

Obrigado.

Pessoal, caso apareça mais alguma dificuldade no tutorial, vou usar este mesmo Post!!

Logo Charleno Pires 77 posts

Pergunta pessoal ao Ronaldo, qual S.O. vc usa? (Desculpa, mas é que bateu uma curiosidade, rs :))E qual você acredita ter maior estabilidade com o Ruby e com Rails?

Charleno, eu uso o Ubuntu para meu desenvolvimento primário. Para testar no IE e outras coisinhas mais, uso o Windows configurado em uma virtual machine do VMWare debaixo do Ubuntu. Meu editor primário hoje é o Emacs, embora eu ainda use o RadRails nas raras ocasiões em que estou no Windows em outro computador.

Sobre estabilidade e velocidade, decididamente a família Linux. Tenho aplicações rodando em Windows, Debian e Ubuntu e as no Windows sempre me dão problemas.

Vlw, Ronaldo, thanks for all

Eu2 Carlos Eduardo 266 posts

Charleno, tu é aquele cara que canta No Coração do Dragão? :) Deste link

http://forum.divdev.railsplayground.net/forums/10/topics/154?page=1#posts-1466

Pessoal, por favor, me ajudem com outro problema.

3º)Coloquei o seguinte código no arquivo “application_helper.rb” :

Depois no list.rhtml:

Depois no edit.rhtml:

Tanto no list quanto no edit está dando o seguinte erro:

NoMethodError in Projects#edit

Showing app/views/projects/edit.rhtml where line #17 raised:

undefined method `active' for #<Project:0xb75bc728>

Extracted source (around line #17):

14: </p>
15: <p>
16:   <label for="project_active">Active:</label><br>
17:   <%= select "project", "active", [["Yes", true], ["No", false]] %>
18: </p>
19: 
20: <p>

RAILS_ROOT: script/../config/..
Application Trace | Framework Trace | Full Trace

Request

Parameters: None

Show session dump

--- 
flash: !map:ActionController::Flash::FlashHash {}

Response
Headers: {"cookie"=>[], "Cache-Control"=>"no-cache"}

Você lembrou de rodar a migração que adiciona a coluna active à tabela projects? O erro parece estar na inexistência da coluna.

fiz sim:

rake db:migrate
(in /home/marcelo/RubyOnRails/projetos/gtd)
== CreateActions: migrating ===================================================
-- create_table(:actions)
   -> 0.0116s
== CreateActions: migrated (0.0122s) ==========================================

== AddStatusToProject: migrating ==============================================
== AddStatusToProject: migrated (0.0000s) =====================================

Marcelo, poste o seu controller completo, por favor. A propósito, o esquema que você está usando para marcar código aqui no fórum esta bichado. O ideal é usar o tag HTML pre.

Ronaldo, o controller é esse:

Confesso que estou confuso :-) Se a coluna está no banco, não deveria estar dando erro. Se você executa algo como:

p = Projet.new
p.active = true
p.save

no console do Rails, dá o mesmo erro?

- Alguns tópicos editados por causa de formatação de código, pouca coisa :) -

Ronaldo, o resultado do console foi:

- Editado por Ronie: colocando tags <code> e </code> no lugar de [code] ;) -

Marcelo, a única explicação que eu tenho no momento, é que o campo active está faltando no banco. No próprio dump acima, dá para notar que o Rails não criou um atributo para o mesmo. Dê uma conferida no banco e ser for o caso, destrua o mesmo e recrie usando migrações.

Ah, usar [code] não funciona.

Ronaldo realmente era a coluna que não criou, rodei o rake db:migrate e mesmo assim continuou sem criar, então criei na mão mesmo e funcionou !!! Obrigado.

Agora tenho o 4º Problema:

4º) Estou fazendo a parte do relacionamento (pág.76) e está dando o seguinte erro ao salvar o registro (tabela Action):

O que vem a ser este ?

Isso, na verdade, é deliberado :-) Tem até uma tela demonstrando o erro e um aviso para não rodar o código imediatamente, para explicar um aspecto de nomes reservados no Rails.

Ronaldo, obrigadão, era conflito de nomes mesmo !!!

Valew mesmo irmão !!! qualquer outro problema vou continuar usando este tópico, espero contar com vc, pois to iniciando agora com RoR e vou até participar de um evento semana que vem em São PAulo de RoR pra sentir mais de perto esta nova sensação!!!

Vc é o Ronaldo Ferraz, o cara do evento ???

Próxima página

Páginas: 1 2 3 4