JavaFree.org | RubyOnBr.org

Como iniciar com Ruby on Rails sem internet?

Acompanhar Como iniciar com Ruby on Rails sem internet? 19 posts, 8 participantes

Mil deskulpas aos caros companheiros, mas, sou iniciante apaixonado pela proposta do Ruby on Rails e como todo iniciante estou aki pentelhando vocês :) Mas, indo direto ao assunto: comprei o livro do Fábio Akita ke akabou de chegar rsrs, mas, a kestão é como posso obter todo o arcenal do framework Ruby on Rails se meu PC de desenvolvimento não tem internet? Posso simplesmente ir na web através de outro PC e pelo ponteiro do mouse fazer o download manual de tudo que é necessário ou não tem como fazer isso? Porque se não tiver, aí babô :(

Melhor dizendo: baixo os arquivos em outro PC com internet e copio para o meu PC de desenvolvimento. “arquivos” significa: “todos arquivos necessário para desenvolver”! Isso dá certo??

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 783 posts

Rapaz, no seu caso.. eu faria uso do Instant rails (Windows): http://rubyforge.org/projects/instantrails/

é um pacote que ja vem com:

• Upgrades Ruby to version 1.8.6 Patch Level 111
  • Upgrades Rails to 2.0.2
  • Upgrades Mongrel to 1.1.2
  • Upgrades RubyGems to 1.0.1
  • Upgrades Rake to 0.8.1
  • Upgraded Cookbook app to support Rails 2.0.2
  • Added SQLite3 Support

[]s

Avatar Daniel Libanori 199 posts

Dá para baixar tudo, queimar um cd e depois instalar.

Mas cara, corre atrás de uma conexão com “o mundo” porque está provado: a vida sem internet é impossível.

Abraços

eh da pra baixar tambem.. ehehe mas ai eh trampo, ficar instalando e compilando tudo no windows.. se for lnx eh mais tranquilo..

Amigos, ainda não entendi a solução proposta tipo a letra dakela música antiga “não tô entendendo”, rsrs! Mas, aki no meu trabalho uso linux kurumin e trabalho só com parte de escritório, administrativo mesmo! Em casa que me aventuro com as tecnologias de desenvolvimento e tá dificil de botar internet por agora em kasa!

Estou cursando pela 2ª vez duas disciplinas ke desistir ano passado ke são “estatística e probabilidade” e “Trabalho de Conclusão de Curso” da faculdade de Sistemas de Informação pela UEG.

O meu TCC consiste em desenvolver uma página web para elaborar e coletar dados com formulários de pesquisa. Para isto estou aplicando JSF e pretendo implementar o mesmo projeto com Ruby on Rails para no final da monografia fazer um comparativo entre as duas tecnologias :)

Mas, antes preciso vê como faço pra ter o Ruby on Rails em casa rodando belezinha sem ter internet no PC de desenvolvimento, por favor, como faço isso??

Quando eu tiver tempo eu posso elaborar um how-to.

Ou talvez, saia alguém saiba um metodo extremamente simples para fazer isso.

Sö uma pergunta: que SO vc usa na sua casa? Se for linux, qual distro?

Em kasa uso o windows XP, gosto dele kuando não resolve travar, mas, qdo trava formato e reinstalo novamente :)

Atualmente estou avaliando a possibilidade de utilizar o Umbutu ou Fedora em casa. O problema do Umbutu p/ mim ke não tem internet é ke kualker koisa ele ker ir na internet, aí não dá!

O Fedora nunka usei e a 1ª vez ke vi ele tava feio de mais (a 1ª versão, hj eu não sei, dizem ke tá bom) Minha maior e 1ª experiência na vida foi com o temido Slackware 10.0 que é mto trabalhoso p/ configurar qualquer koisa nele, entretanto, fikava satisfeito com ele, uma vez ke tudo pronto, nada dava pau!

Aki no trabalho o kurumin 7 é um pé no sako :( Se tento instalar ou atualizar um programa ele desinstala uns e instala outros no meio do caminho ke não tem nada haver kon a paçoka e por aí vai…

440002948_b8dc8436b4 Marcelo Júnior 811 posts

Para instalar o RoR completinho sem internet, basta usar o InstntRails, como o colega mostrou logo acima.

Mas cara, por mais que tu instale o RoR “off-line”, teu aprendizado será muito, mas muito prejudicado por não ter internet. Na nossa área, seja qual for a linguagem, é extremamente básico ter acesso on-line. Por mais que tu tenha o livro,mas tu sempre vai precisar de tutoriais, e principalmente de fóruns, como este.

440002948_b8dc8436b4 Marcelo Júnior 811 posts

ps.: Admiro seu empenho. Também aprendi a programar praticamente sem internet. Mas os tempos eram outros (tenho 21 anos §:]), e com certeza eu gostaria de que na naquele tempo já houvesse as facilidades “on-line” de hoje.

ps2.: Os caras do tempo “BBS” sim eram fodões!!!

Ah sim, agradeço a vocês pela dica do Instant rails. Estou acabando de baixar (faltam 01 min e 17 segundos). Ah Marcelo, por eqto vou ter de me virar sem internet mesmo… ops!! hôhôhô acabou de baixar o Instant rails :) rsrs

“O problema do Umbutu p/ mim ke não tem internet é ke kualker koisa ele ker ir na internet, aí não dá!”

O Ubuntu não pede internet para qualquer coisa. Ele pede se você utilizar o APT, mas isso qualquer um iria pedir. Mesmo assim, vc pode utilizar o dpkg para tratar os pacotes numa boa.

Eu já estou no Ubuntu a um bom tempo.

Avatar Shairon Toledo 1428 posts

“corre atrás de uma conexão com “o mundo” porque está provado”

hahahaha, maldade.

Eu uso ruby 1.9 pré-compilado para windows.

Eu deixo ele instalado em C:\ruby1.9

Quando eu preciso instalar ruby em outro computador que não tenha ruby e/ou internet eu simplesmente zipo a pasta do ruby em meu computador de trabalho e ponho num pen-drive.

Depois, como usual, eu adiciono a variável PATH para C:\ruby1.9\bin e corro pro abraço!

Ruby e todas as libs estão funcionando!

eh uma boa a dica do antonio tambem…
voce pode ter alguns gens instalados e outras libs…. ja vai tudo de uma vez..

rola até fazer um .bat pra criar os PATH

:D

Apesar de parecer “maldade” é verdade: você vai precisar de internet o tempo todo. Para instalar uma gem você precisa de internet, para instalar um plugin você precisa de internet. Dá para baixar em algum lugar e depois copiar na sua máquina, mas o trabalho não compensa. gerenciar esses pacotes, buscar atualizações, etc tudo isso precisa de internet. Além disso nenhum livro é 100% completo, todos os dias saem versões novas de ferramentas, novas técnicas, experimentos. Estar online hoje é indispensável. 24hs sem internet já é muita informação perdida.

Putz! Bota maldade nisso comigo :( Mas, não desisto não! rsrs :)

Ah, a opção de Linux ke estou seriamente avaliando é OpenSuse 10.3, “avaliando”? kero dizer baixando uns 4.1 GB e daki uma semana boto ele pra rodar o RoR :)

E por falar em linux, alguém conhece algo ekivalente ao instantRails para linux??

ezacnog:

Não tem. O que tu pode fazer é adicionar os reposítorios no YaST (no caso do OpenSuSE 10.3) e instalar o Ruby e o Rubygems.

Daí é só usar o já famosos gem install rails.

Se precisar de uma ajuda com esse processo me manda um e-mail que uso o SuSE também. =)

Valeu Mereghost, é bom saber que mais alguém usa Rails com OpenSuse :)