Como iniciar com Ruby on Rails sem internet?
|
|
Mil deskulpas aos caros companheiros, mas, sou iniciante apaixonado pela proposta do Ruby on Rails e como todo iniciante estou aki pentelhando vocês :) Mas, indo direto ao assunto: comprei o livro do Fábio Akita ke akabou de chegar rsrs, mas, a kestão é como posso obter todo o arcenal do framework Ruby on Rails se meu PC de desenvolvimento não tem internet? Posso simplesmente ir na web através de outro PC e pelo ponteiro do mouse fazer o download manual de tudo que é necessário ou não tem como fazer isso? Porque se não tiver, aí babô :( |
|
|
Melhor dizendo: baixo os arquivos em outro PC com internet e copio para o meu PC de desenvolvimento. “arquivos” significa: “todos arquivos necessário para desenvolver”! Isso dá certo?? |
|
|
Rapaz, no seu caso.. eu faria uso do Instant rails (Windows): http://rubyforge.org/projects/instantrails/ é um pacote que ja vem com:
[]s |
|
|
Dá para baixar tudo, queimar um cd e depois instalar. Mas cara, corre atrás de uma conexão com “o mundo” porque está provado: a vida sem internet é impossível. Abraços |
|
|
eh da pra baixar tambem.. ehehe mas ai eh trampo, ficar instalando e compilando tudo no windows.. se for lnx eh mais tranquilo.. |
|
|
Amigos, ainda não entendi a solução proposta tipo a letra dakela música antiga “não tô entendendo”, rsrs! Mas, aki no meu trabalho uso linux kurumin e trabalho só com parte de escritório, administrativo mesmo! Em casa que me aventuro com as tecnologias de desenvolvimento e tá dificil de botar internet por agora em kasa! Estou cursando pela 2ª vez duas disciplinas ke desistir ano passado ke são “estatística e probabilidade” e “Trabalho de Conclusão de Curso” da faculdade de Sistemas de Informação pela UEG. O meu TCC consiste em desenvolver uma página web para elaborar e coletar dados com formulários de pesquisa. Para isto estou aplicando JSF e pretendo implementar o mesmo projeto com Ruby on Rails para no final da monografia fazer um comparativo entre as duas tecnologias :) Mas, antes preciso vê como faço pra ter o Ruby on Rails em casa rodando belezinha sem ter internet no PC de desenvolvimento, por favor, como faço isso?? |
|
|
Quando eu tiver tempo eu posso elaborar um how-to. Ou talvez, saia alguém saiba um metodo extremamente simples para fazer isso. Sö uma pergunta: que SO vc usa na sua casa? Se for linux, qual distro? |
|
|
Em kasa uso o windows XP, gosto dele kuando não resolve travar, mas, qdo trava formato e reinstalo novamente :) Atualmente estou avaliando a possibilidade de utilizar o Umbutu ou Fedora em casa. O problema do Umbutu p/ mim ke não tem internet é ke kualker koisa ele ker ir na internet, aí não dá! O Fedora nunka usei e a 1ª vez ke vi ele tava feio de mais (a 1ª versão, hj eu não sei, dizem ke tá bom) Minha maior e 1ª experiência na vida foi com o temido Slackware 10.0 que é mto trabalhoso p/ configurar qualquer koisa nele, entretanto, fikava satisfeito com ele, uma vez ke tudo pronto, nada dava pau! Aki no trabalho o kurumin 7 é um pé no sako :( Se tento instalar ou atualizar um programa ele desinstala uns e instala outros no meio do caminho ke não tem nada haver kon a paçoka e por aí vai… |
|
|
Para instalar o RoR completinho sem internet, basta usar o InstntRails, como o colega mostrou logo acima. Mas cara, por mais que tu instale o RoR “off-line”, teu aprendizado será muito, mas muito prejudicado por não ter internet. Na nossa área, seja qual for a linguagem, é extremamente básico ter acesso on-line. Por mais que tu tenha o livro,mas tu sempre vai precisar de tutoriais, e principalmente de fóruns, como este. |
|
|
ps.: Admiro seu empenho. Também aprendi a programar praticamente sem internet. Mas os tempos eram outros (tenho 21 anos §:]), e com certeza eu gostaria de que na naquele tempo já houvesse as facilidades “on-line” de hoje. ps2.: Os caras do tempo “BBS” sim eram fodões!!! |
|
|
Ah sim, agradeço a vocês pela dica do Instant rails. Estou acabando de baixar (faltam 01 min e 17 segundos). Ah Marcelo, por eqto vou ter de me virar sem internet mesmo… ops!! hôhôhô acabou de baixar o Instant rails :) rsrs |
|
|
“O problema do Umbutu p/ mim ke não tem internet é ke kualker koisa ele ker ir na internet, aí não dá!” O Ubuntu não pede internet para qualquer coisa. Ele pede se você utilizar o APT, mas isso qualquer um iria pedir. Mesmo assim, vc pode utilizar o dpkg para tratar os pacotes numa boa. Eu já estou no Ubuntu a um bom tempo. |
|
|
hahahaha, maldade. |
|
|
Eu uso ruby 1.9 pré-compilado para windows. Eu deixo ele instalado em C:\ruby1.9 Quando eu preciso instalar ruby em outro computador que não tenha ruby e/ou internet eu simplesmente zipo a pasta do ruby em meu computador de trabalho e ponho num pen-drive. Depois, como usual, eu adiciono a variável PATH para C:\ruby1.9\bin e corro pro abraço! Ruby e todas as libs estão funcionando! |
|
|
eh uma boa a dica do antonio tambem… rola até fazer um .bat pra criar os PATH :D |
|
|
Apesar de parecer “maldade” é verdade: você vai precisar de internet o tempo todo. Para instalar uma gem você precisa de internet, para instalar um plugin você precisa de internet. Dá para baixar em algum lugar e depois copiar na sua máquina, mas o trabalho não compensa. gerenciar esses pacotes, buscar atualizações, etc tudo isso precisa de internet. Além disso nenhum livro é 100% completo, todos os dias saem versões novas de ferramentas, novas técnicas, experimentos. Estar online hoje é indispensável. 24hs sem internet já é muita informação perdida. |
|
|
Putz! Bota maldade nisso comigo :( Mas, não desisto não! rsrs :) Ah, a opção de Linux ke estou seriamente avaliando é OpenSuse 10.3, “avaliando”? kero dizer baixando uns 4.1 GB e daki uma semana boto ele pra rodar o RoR :) E por falar em linux, alguém conhece algo ekivalente ao instantRails para linux?? |
|
|
ezacnog: Não tem. O que tu pode fazer é adicionar os reposítorios no YaST (no caso do OpenSuSE 10.3) e instalar o Ruby e o Rubygems. Daí é só usar o já famosos gem install rails. Se precisar de uma ajuda com esse processo me manda um e-mail que uso o SuSE também. =) |
|
|
Valeu Mereghost, é bom saber que mais alguém usa Rails com OpenSuse :) |