JavaFree.org | RubyOnBr.org

Dúvidas de iniciante

Acompanhar Dúvidas de iniciante 4 posts, 3 participantes

Olá a todos… Sou iniciante no mundo Rails e para aprender esta
tecnologia nada melhor do que colocá-la em prática, portanto
pretendo desenvolver um sisteminha para um dos meus clientes. No
entanto tenho algumas dúvidas?
1º – O Ruby não é compilado então como vou distribuir minha
aplicação sem expor os fontes?
2º – No Rails 2.0 o banco default agora é o Sqlite. Até aqui
tudo bem, pois o sistema é bem pequeno, portanto não
existe a necessidade de se utilizar um Mysql, Postgres e etc…
Mas gostaria de saber se existe alguma maneira de autenticar
o acesso a base de dados do Sqlite.

Bom galera acho que é isso ai….

Avatar Fernando Luizão 1863 posts

1 – Não tem como compilar código Ruby (pelo menos por enquanto ainda nao). Uma solução seria vc empacotar com o ruby2exe, que cria um pacote executável com todo seu código (porém, o código fonte continua lá, ele só cria um pacote, e na hora de executar descompacta no temp o código).

2 – Você pode escolher mysql ou postgres sem problemas, basta instalar o driver apropriado e configurar o database.yml.

O que vc quer não funciona: não há maneiras (hoje) de compilar Ruby. Teremos que esperar pelo projeto Rubinius e mesmo assim ainda será necessário alguma camada de obfuscação (assim como Java não adianta compilar: todas as .class são descompiláveis a menos que você obfusque muito bem com ferramentas de terceiros). Autenticar o acesso ao sqlite também não é uma boa opção, você provavelmente procurar encriptação completa dos dados. O SQLite não foi feito para isso. Usar o JRuby pode ser uma alternativa.

Ok pessoal,valeu pelos esclarecimentos… Achei bastante interessante a proposta do JRuby, obrigado pela dica Akita.