Espionagem?
|
|
Olá a todos. Gostaria de saber como é possível proteger minha aplicação, digamos, de “espionagem”, “plágio” e roubo de informações. Num cenário hipotético, fui contratado por uma empresa do setor de turismo para desenvolver uma aplicação que deverá gerenciar suas atividades. Este tipo de software é inovador, utiliza Rails, Flex, AJAX, WebServices etc. 1) Como proteger o código-fonte da aplicação? 2) Existem ofuscadores de código para aplicações Rails? 3) Esse tipo de proteção degrada o desepenho da aplicação? 4) Os provedores são obrigados a oferecer algum tipo de proteção contra invasão e/ou pragas virtuais? 5) E o mais importante: COMO PROTEGER UMA IDÉIA INOVADORA? Forte abraço, |
|
|
registrando em cartorio |
|
|
Registro como o quê? Um “produto”? Um “serviço”; Uma “idéia”? E quanto às outras perguntas? … Forte abraço, |
|
|
Cassiano, existem as leis de software que protegem os direitos autorais, você pode conferir no seguinte site outra coisa que sei também é que quando você é contratado para desenvolver um software específico, automaticamente o software e o código fonte pertence a empresa contratante, a não ser que por intermédio de um contrato, tenha clausulas que revogem esses direitos. Toda criação seja na área da informática ou não, ja é automaticamente protegida pelos Direitos Autorais, muitos sites brasileiros possuem a famosa frase no rodapé do site “Copyright”, que no Brasil é dispensável, mas por causa da influência americana muitos sites Espero ter ajudado um pouco. Abraços |
|
|
Se fui pouco claro, explico melhor: eu desenvolveria um “produto”, e venderia para empresas como tal. Mais alguém já se deparou com isso (de ter um bom “produto” e ter de “protegê-lo”)? |
|
|
Olha o unico jeito de você proteger uma idéia inovadora é ter uma ideia que seja muuuuito complexa e que precise de muito tempo e capital humano pra ser copiada, e mesmo assim se a idéia for economicamente viável pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde vão aparecer vários produtos bem parecidos. Você deve proteger o fonte mas isso é o de menos… a unica coisa que protege teu mercado de verdade é a dificuldade que o concorrente tem de fazer produto semelhante. Se teu produto for fácil de programar para aparecer competição basta um programador python(ou qq linguagem) olhar o programa rodando, e achar que pra fazer outro em python com as mesmas funções ele vai ter uma relação tempo/$retorno$ favorável. Resumindo… pra proteger fatia do mercado uma ideia não basta, você precisa de um fluxo incessante de boas idéias que diferenciem teu produto continuamente :P |
|
|
Você pode proteger a sua implementação da idéia vendendo o serviço que ela oferece, ao invés do software em si. Por exemplo, no caso do sistema que você mencionou, ao invés de vender o software para a empresa de turismo, você poderia disponibilizar uma aplicação web que gerencie as atividades dessa empresa, sendo que essa aplicação estaria em seu servidor. Dessa forma, você cobraria pelo uso da aplicação. Essa modelo de negócio ainda tem a vantagem de você poder ter outros clientes com o mesmo software, embora isso não seja válido para casos extramemente específicos, onde o sistema satisfaz uma necessidade pouco comum. Quanto a proteger a idéia em si, e não a sua implementação dela, eu acho que isso nem sempre é um problema. As idéias realmente boas muitas vezes não são notadas quando surgem, até porque, a maioria das pessoas tem o sucesso como parâmetro pra avaliar uma idéia, e quando esse momento chegar, qualquer um que copiar ela já vai estar bem atrasado em relação ao criador. Além disso, se você for capaz de ter uma idéia realmente boa, que valha a pena copiar, você já tem uma enorme vantagem competitiva. Isso porque mesmo que outros percebam de cara que se trata de algo rentável, além de você já estar na frente, mesmo que pouco, você é o criador da coisa, o que significa que teoricamente tem mais condições intelectuais de melhorá-la e implementá-la satisfatoriamente. |
|
|
Bão… não vou comentar mas vou linkar para outro tópico aqui do fórum onde uma discussão semelhante apareceu. |
|
|
Idéias todo mundo tem, não adianta querer proteger sua mente criativa… As melhores idéias são aquelas que realmente se destacam, e quando implementadas, funcionam bem… se voce ja conseguiu fazer isso.. pode ir atrás para registrar em cartorio, registro de marcas, e etc. mas isso não vai garantir que não irão existir produtos similares. |
|
|
HAHAHAHA registrar em cartório foi foda..! |
|
|
única coisa que teóricamente funciona aqui no brasil é registro de Marcas….. Registro de patente tambem funciona.. mas patentes de software….no brasil… nunca vi…. o resto é balela. |
|
|
Bruno, Eu não estou insistindo em nada, apenas pedi opinião lá e aqui. Já recebi boas respostas. Forte abraço, |
|
|
Bom, você poderia encriptografar seu conteudo. Obs: Desculpe se ouver algum erro de português. |