JavaFree.org | RubyOnBr.org

Vale a pena usar Rails para isto? E quanto cobrar?

Acompanhar Vale a pena usar Rails para isto? E quanto cobrar? 12 posts, 6 participantes

Olá a todos!

Fui consultado hoje por uma pessoa interessada em desenvolver um sistema para sua loja. Algo pequeno. Um mini-controle de estoque, já que a loja é bem pequena. Normalmente, esse tipo de “sisteminha”, é desktop.

As perguntas que faço são:

1) Eu não sei programar para desktop. Dá para desenvolver algo em Rails nesse sentido sem que o “produto final” fique devendo algo?

2) Quanto e como cobrar por esse tipo de produto? (Bancando o Nelson Rubens: OK, OK, esse assunto é recorrente entre programadores, mas queria saber a opinião de quem faz parte deste fórum. Cobrar por hora? Por funcionalidade implementada? Pelo “produto final”?)

Forte abraço,

Paulo Cassiano.

não é possível desenvolver aplicações em rails para desktop.
rails é um framework web.

mas é possível desenvolver aplicações desktop em ruby.

PS.: o que tem a ver o tamanho da loja com a aplicação ser web ou desktop?

Urubatan:

O que não impede o desenvolvimento da ferramenta, no caso, usando o RoR numa intranet com o sistema da loja.

com certeza, por isto a minha pergunta de o que tem a ver o tamanho da loja com a aplicação ser desktop :D

Depende da qualidade do produto final né. Mas MINI-controle de estoque pra loja bem pequena deve ficar lá embaixo na escala de preço, talvez você seja pago “apenas” com a experiência kkkk:). To brincando, fale com o cliente e veja o valor que ele acha justo é muito melhor do que perguntar em forum, você chuta um preço um qualquer e vê o que ele fala :P

Olá a todos!

… O que tem a ver o tamanho da loja com a aplicação ser web ou desktop? …

Tem a ver que normalmente pequenas lojas têm “sisteminhas” desktop. Eu não sei programar para desktop, nem mesmo em Ruby.

… O que não impede o desenvolvimento da ferramenta, no caso, usando o RoR numa intranet com o sistema da loja…

Pensei justamente em desenvolver algo nesse sentido.

… Fale com o cliente e veja o valor que ele acha justo é muito melhor do que perguntar em forum…

Não concordo. Certamente alguém aqui já passou por isso, então se eu puder trocar experiências posso negociar melhor. Espero que queiram compartilhar esse tipo de experiência…

Forte abraço,

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 778 posts

sisteminhas sempre começam assim, um controle de estoque, ai ele pede um sisteminha de vendas, depois um contas a pagar e receber…..

e ai vai …..

Se voce vai entrar nessa, ja entra pensando em futuras ampliações, Rails vai fica devendendo ???? Depende de voce!

Não acredito que Rails fique devendo não. Apesar de conhecer pouco ainda do framework, eu confio nele.

Porém, até agora ninguém falou de valores… Alguém se habilita??

Forte abraço,

Existem possibilidades de criar aplicações rails e empacota-las para rodar como desktop, uma é o slingshot http://blog.magnetk.com/2007/03/22/joyent-slingshot/

Sei que existe uma outra solução nacional feita por uma empresa no estado do Paraná, vi isso em uma palestra, mas não me lembro do nome do sistema ou do nome da empresa.

A questão de aplicações desktop para pequenos negocios é relevante por que esse tipo de sistema de uma certa maneira deve depender o mínimo de elementos externos, conexão internet, servidores de aplicação, banco de dados como serviço,… Isso é necessário pois o cliente pode possuir pouca experiência para gerenciar esse ambiente e não ter ninguem para ajuda-lo.

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 778 posts

o flaleite falou uma coisa interessante, tem que analisar tambem a estrutura da empresa, se ela vai se adaptar ao modelo webapp.

A solução da Joyent é interessante, mas creio que não necessário, tendo em vista que o sistema não terá nenhum dado online, somente local.

Achei o video do Felipe Giotto no RejectConf SP’07 sobre o RailsOnDesktop.

Mais detalhes:
http://www.veoh.com/videos/v1735564pRPASHYY?searchId=1562669965184881664&rank=4

http://rubyforge.org/projects/railsondesktop/

Obrigado a todos que responderam, vou considerar suas experiências;

Porém o tópico não está encerrado não. Quem quiser compartilhar suas experiências nesse sentido, sinta-se à vontade. ;-)

Forte abraço,