PHP ou Ruby on Rails???
|
|
Galera, tudo blz?? Bom, sou designer e tenho necessidades de aprender alguma linguagem de programação para atender o mercado, já que muitas das vagas para designers requerem pelo menos noções de alguma linguagem de programação para servidores.. Tenho noções de programação pois sei programar em AS2 e um pouco de javascript.. Tive lendo muitas coisas sobre PHP no qual tem a sintaxe bem parecida com AS, mais, lendo sobre Ruby on Rails achei que poderia também ser um bom caminho apesar de que nunca vi nenhuma empresa exigir conhecimentos na tal linguagem.. Mais pensando em um futuro próximo, resolvi vir aqui no forúm perguntar o que vcs que já estão a muito tempo no mercado poderiam me sugerir.. Fico no aguardo e desde já agradeço muito a atenção de vc. Valew!! |
|
|
Rapha, IMHO, “para atender o mercado” é melhor vc ficar com PHP, JSP ou ASP.NET. Que é no que as empresas estão desenvolvendo hoje. E se a empresa tiver uma equipe que faz a programação pesada por trás, é mais adequado ainda. Agora, se vc está querendo desenvolver por si próprio, ou pode decidir em que vai desenvolver, aí RoR é uma boa opção. |
|
|
- Editado: movido para “Perguntas e Respostas” - |
|
|
No seu caso como o Ronie falou, tb te dou a dica se seguir para o lado de PHP msm, onde o mercado eh maior. Se quiser melhorar ainda mais, um JSP ou ASP.NET tb cairia bem, mas talvez fugisse um pouco do seu foco, sei lá. |
|
|
Poxa… Fiquei chateado com as resposta. :.( Entrar num site sobre Ruby e Rails e ter recomendações para aprender outras linguagens não é fácil não. Espero que este quadro acima mude, mas por que não aprender Ruby on Rails também… Você verá que é uma linguagem rápida e indolor. E estamos aqui para ajudar ;) |
|
|
Adriano, Concordo discordando. ;) Eu, apesar de meio outsider do mercado imagino que, como ele perguntou, num futuro próximo Ruby e Rails ainda não terão a penetração de mercado que tem o PHP ou mesmo a plataforma .NET (ainda mais com o Mono executando e hospedando ASP.NET como foi prometido recentemente). Eu recoemndaria, e muito, que ele aprendesse o uso do Ruby/RoR, se por nada, porque simplesmente mudou minha maneira de programar ( e de encarar a programação). É a velha história: aprenda Java e ganhe medianamente agora, aprenda Ruby/RoR e ganhe muito em alguns anos. E convenhamos a penetração de novas técnicas/linguagenes/frameworks ainda é bem lenta no Brasil. |
|
|
A minha visão atual é: O PHP conseguiu um mercado enorme até agora, mas o RoR ainda não conseguiu porquê é novo, eu aposto que pelas funcionalidades da linguagem Ruby e o pragmatismo do Rails, eu não dou dois anos para o PHP e o RoR estarem pau a pau. Se você quer visão de mercado… veja lá na frente. Não entre em um ciclo de sobrevivência e sim de prosperidade. |
|
|
Com Cake e Symphony, se podem ser usados, o PHP não está mais tão ruim como antigamente, quando era apenas uma versão melhorada do ASP. Eu tenho alguns amigos que trabalham com PHP em tempo integral (e gostam muito) e que agora estão usando um dos dois frameworks e achando muito bom. Como o pessoal em PHP é mais aberto para isso, acho que um meio termo pode ser encontrado se a exigência for PHP. E, inclusive, com o equivalente de modelo.find_all_by_status. |
|
|
Eu acredito no Rails, e acho que não falta tanto assim pra ele deslanchar, por enquanto o maior problema é com hospedagem. Creio que assim que aparecer uma boa solução o rails vai crescer ainda mais, basta ver o comparitivo de novos projetos. |
|
|
Se a exigência for php, como trabalho com ele eu indicaria também afora cake e symfony, Code Igniter http://www.codeigniter.com/ e Qcodo http://www.qcodo.com/ vai que são mais fáceis e ágeis! |
|
|
Preciso ver esses caras: cake e symfony |
|
|
É, como “mercadão” eu acho que o PHP ainda é muito forte, mas comece a ganhar dinheiro com PHP e vá estudando e desenvolvendo com Rails que o bicho vai pegar. :-) |
|
|
Se é para ganhar dinheiro “por enquanto”, enquanto o RoR não explode no mercado brasileiro, não seria melhor trabalhar com Java? Java não tem mais oportunidades e dá mais dinheiro que PHP? |
|
|
Depende em quê, eu acho que PHP ainda bate Java na web. |
|
|
Segundo o site “Sitepoint” que conduziu uma pesquisa sobre “estado da web” nesse ano, o TaQ está certo. Ao menos, tem muito mais gente mexendo com PHP que com Java pra Web. http://www.sitepoint.com/reports/reportwebsurvey2006/freepreview.php (pra baixar o relatório tem que colocar o e-mail, mas o bicho é free mesmo) |
|
|
Quanto as oportunidades, mesmo antes de ver a pesquisa já acho que você tá certo TaQ. Mas e quando à remuneração? Pelo menos as vezes que a consultoria perguntou se eu conhecia algum programador PHP para “indicar”, o valor hora era menor que o valor hora para um programador Java de nível equivalente. |
|
|
Vi a pesquisa… Vixi… PHP ganha de todo mundo de longe, heim? Mas naquela seção “expectativa para os próximos 12 meses”, Ruby tá bem na foto, heim? É isso aí… logo, logo, vamos ganhar um espaço profissional legal com Ruby. Eu espero… |