Muito muito tempo fora dos trilhos!!![+infos][+tut]
|
|
Creio que a maioria aqui nunca tinha visto eu postar anteriormente. Mas freqüento o fórum desde 2006, e de lá para cá tive algumas experiências boas com ruby e com o rails. Mas muita coisa aconteceu. Trabalhava em um sistema de processamento de RH que era dose, muita burocracia e pouca documentação, relatórios as vezes eram feitos em PCL para vocês terem uma idéia, enquanto isso as zilhões de packages, functions e procedimentos não documentados espalhados por todo o Oracle me fez saturar do sistema e a empresa precisava muito de mim nessa parte, principalmente da geração de rotinas de regra de negócio para geração de ccheques e validações periódicas. Estava nesse período muito entusiasmado com o rails, mas a partir daí comecei a frear o rítimo que eu andava nos trilhos até que o tremzinho descarilhou e fiquei praticamente um ano fora de quase toda a realidade ruby e rails. Depois desse sistema sai da empresa e voltei a trabalhar com Java da qual gosto muito, sendo que boa parte da minha vida de javeiro foi trabalhando em sistemas “não convencionais” onde sempre me atraiu, é o caso do sistema atual onde há coisas que jamais ví em outros sistemas e das quais estou ajudando a pesquisar e solucionar a melhor forma de trabalhar com tudo isso. Só que hora ou outra sempre me bate a saudade, e a vontade de pôr o tremzinho nos trilhos novamente e para isso, nada melhor do que sugerirmos metas para nós mesmos. Daí pensei em desenvolver alguns pequenos projetos para a locomotiva começar a andar, depois com o tempo ir me aperfeiçoando e melhorando mais em principalmente rails 2.0 que estou totalmente por fora. Chega de lero lero. Para isso resolvi fazer uma lista dos boosters para rails e coorelatos importantes para a programação web também. Para começar nada mais do que a introdução do site oficial Nosso querido Akita também contribuíu e trouxe creio eu em primeira mão: Parte 1 e Parte 2 Para deseja recomendações de livros que abordam na sua totalidade ou quase o Rails 2, segue aqui o Simply Rails 2 que devo estar comprando talvez na próxima semana. Autenticação em Rails 2 com esse ótimo how-to aqui Felipe Santigo publicou o recurso “novo” de paginação no Rails 2, o will Paginate, leia na íntegra aqui TOP 5 novidades do Rails 2 segundo o site developer Bom, é isso aí. Quem quiser colocabar postando links de artigos, tutoriais, etc. Fiquem a vontade. ;) |