JavaFree.org | RubyOnBr.org

Iniciação

Acompanhar Iniciação 7 posts, 7 participantes

Prezados,

Sou desenvolvedor de sistemas (hobby) e atualmente manifestou-se em mim grande interesse em aprender RoR. Iniciei lendo muito, buscando muitas informações e tentando praticar um pouco.

Conforme fui evoluindo instalei:

Ruby 1.8.6 Rails 2.1.0 Aptana Studio 1.1.7 e suas atualizações radrails e +

Nesse início de meu estudo tenho sofrido muito, pois optei por criar projetos usando exclusivamente o Aptana.

E o meu grande problema é que seguindo textos e mais textos de iniciação em nenhum momento obtive êxito nos resultados esperados.

Por exemplo, no texto: rolling with ruby on rails – part 1 and 2, quando chego ao browser para verificar o acompanhamento de funcionamento de um “controller” dá erro no browser, acusa que determinada item é não declarado.

Noutros textos há um erro no famoso exemplo “Alô Mundo!” na linha render “…”, quando escrevia render.text “…”.

E por aí vai. Tenho algumas vídeo-aulas cujo acompanhamento não combina com a minha instalação. É como se as versões ou configurações não combinassem com a documentação.

Por favor me ajudem.

Que combinações de Ruby, Rails e Aptana posso instalar com estabilidade e cuja documentação e tutoriais permitam um acompanhamento de acordo com os mesmos ? Onde encontrar tais componentes estáveis e documentação correspondente ?

Antecipando gratidão pela atenção,

Um abraço

Luiz de Brito

Lula:

Tu tem de ver as versões do Rails usadas nesses tutoriais.

Luiz de Brito,

uma dica (um pouco fora de contexto) seria você ficar menos dependente da IDE, evitar as automatizações que elas fazem, pelo menos no início. Desta forma, você poderia contornar possíveis incompatibilidades com tutoriais que são orientados a uma IDE específica.

Documentação: Rails, Ruby

Livros que você possa baixar (ou comprar) também ajudam bastante, pois eles vão complementando lições, ao invés de partes picadas de código e, normalmente, começam bem do básico, o que ajuda bastante. Eu uso o Pragmatic Bookshelf Agile Web Development with Rails e o Pragmatic Bookshelf Programming Ruby ambos e-book.

Me manda seu e-mail que eu te passo os livros que tenho.

Espero que ajude em algo.

Eduardo M.

Cerca de 457% eu apoio o Eduardo. Não use IDE, e se usar, que por Deus ñ seja aptana! =D

Você já vai começar com raiva do Ruby por tabela. ELe ñ tendo culpa nenhuma.

Pega um editor de texto e ruby! É só o que você precisa.

Ruby —> Rails

Ñ tente

Rails —> Ruby

Pega 1, 2 meses de Ruby.

Avatar Shairon Toledo 1272 posts

Pega 1, 2 meses de Ruby.

Chuto duas semanas, pau-dentro :)

se tiver no mac, eh text-mate
no linux o bom eh o gedit com alguns plugins…
pra windows uma boa seria o e-text-editor que eh um “clone” do text-mate

ide ja experimentei varias… so matam de raiva
eh em ruby/rails vc nao precisa dessa automatizacao toda nao…

boa sorte

Avatar Rafael Cruz ... 225 posts

Opa, a melhor forma de realmente aprender uma sintaxe é usar um editor nu e cru, daqueles que não te ajuda em nada, eu uso o vim no linux, faço tudo no console mesmo, com o tempo comecei a entender melhor a hierarquia de diretórios de tanto navegar entre eles.

Cara uma dica que eu dou é sempre que tiver uma duvida faça um post seja aqui ou na lista do rails-br, sempre que eu posso dou uma passada nos dois. A comunidade é muito unida =)