JavaFree.org | RubyOnBr.org

Como conectar com o Firebird?

Acompanhar Como conectar com o Firebird? 5 posts, 4 participantes

Olá pessoal, eu estou iniciando agora com RoR fazendo o tutorial do Ronaldo Ferraz (Rails para sua Diversão e Lucro).
Só que no meu caso, eu estou fazendo com o Firebird (não o MySQL), por comodidade, já que tenho o banco instalado em meu PC, até aí tudo bem, o problema é quando eu rodo esse comando “ruby script\generate migrations create_contexts” da página 13, me gera o seguinte erro:

Andando pela net, eu vi que tem que baixar esses pacotes, se não me engano (foi o que eu fiz, mas não deu certo ainda):
gem install fireruby
gem install activerecord-firebird-adapter

O meu arquivo Database.yml está assim:

Como devo proceder para fazer essa conexão?
Obs: Nos códigos, não tem as tags HTML… Pois gerou pq eu coloquei entre “< code >”, por isso gerou esse bando de tags extras… :-/

Bem, eu olhei no link http://wiki.rubyonrails.org/rails/pages/Firebird+Adapter e fala bastante coisa relevante, mas não resolve muito o problema (eu acho), pois o link para baixar o patch que ele informa está quebrado (http://www.kenkunz.net/rails/rails_r2032_plus_firebird.zip)…

“travei” no tutorial :-D

Alguma dica pessoal?

Avatar Fernando Luizao 329 posts

Acho que seu database.yml tá errado (pode ser erro de sintaxe, ou a codificação dele, deve ser ASCII).

Só uma sugestão, troque o firebird por um banco melhor.

Para-quedas de português!!! To contigo e não abro Fernando….

Olha, seu Database: do Database.yml esta correto? Ele deve ter o caminho completo do Banco de Dados, exemplo:

Windows

adapter: firebird
database: C:\MeuDiretorio\teste.fdb

Linux

database: /home/edsonlopes/teste.fdb

Mas o bom mesmo é você ajustar o alias dentro do arquivo aliases.conf assim não precisará informar o caminho completo no database.yml, seria apenas:

database: teste.fdb

No Windows

C:\Arquivo de Programas\Firebird\Firebird_*_*\aliases.conf

No Linux

/opt/firebird/aliases.conf