Qual a melhor distribuição de Linux Para:
|
|
1) Ambiente de desenvolvimento (Ruby on Rails) ; 2) Ambiente de Produção (deploy de aplicações Ruby on Rails); Abraço a todos, Arthur |
|
|
Você vai rodar o que? Com o que? |
|
|
Desenvolvimento → Archlinux Produ → Archlinux, CentOS ou Debian. (sem ser ubuntu) Preferencia pessoal. |
|
|
Oi Shairon, Desenvolvimento Ruby on Rails. |
|
|
Para os dois casos: a que vc dominar melhor. |
|
|
Eu gosto do ubuntu =), meu sistema de desenvolvimento em casa é o ubuntu 8.04, ruby, rails, mysql, flexBuilder. No trabalho troco o mysql por postgreSQL, e não tenho o FlexBuilder. |
|
|
os → archlinux/osx Aqui. |
|
|
nunca cheguei a usar memso o sqlite, fiquei sabendo q a galera vem usando muito em celular, sou adepto do vim, mas aquela historia, ambiente de desenvolvimento é como religião e time hehe. Ja usei como ide o eclipse com o plugin do aptana, muito bom tbm. |
|
|
Tudo q eu qria era textmate no linux.. pqp… rachava o cano. E um gnome-do decente, nao faria mal tb. Tentei de tudo pra ter Ctrl + A como inicio de linha. Porra.. ctrl + a eh selecionar tudo no windows!!! nix eh inicio de linha. que trem idiota de se ter copiado… Ctrl + E pra fim… home e end => sux…nem trocar alt por ctrl consegui.. e mesmo assim alt + a eh selecionar tudo =/ Vao lancar texmate 2 linux… <= repetir como mantra… |
|
|
Aproveitando pra tornar a thread mais util.. Algumas vantagens e desvatagens q eu vejo: Archlinux → Tudo bleeding edge! eh tipo o game torrent dos linux, 1.8.7 tava lah um dia depois do lancamento. Ou seja, isso eh bom e ruim, pra desenvolver lindo, em producao meio complicado todo dia atualizar pacote. CentOS → Sra. Estabilidade. Ruby ainda eh 1.8.5, o que vai te levar a compilar ele, e consequentemente manter essa versao por um bom tempo…..(heheh…) Debian/Derivados → Dona Complicacao… leva um cara inteligente pra fazer algo complexo, um genio pra deixa-lo simples. Como gostam de firoular e criar pacotinho, pacotinho… O que me deixa realmente num dilema qdo em producao, Eu ainda ando preferindo CentOS. UPDATE: Detalhe, no arch eh tudo compilado i686. Fim de outubro no arch: |
|
|
Para editor em Linux estou usado o Vim, já tinha tentado usar ele outras vezes e não tinha conseguido adaptar, dessa vez disse a mim mesmo que a produtividade podia cair, mas que eu ia aprender. O principal diferencial do Vim é que você tem que pensar em Big Actions, não pode pensar em um alteração de forma isolada, a real produtividade esta quando você pensa em 30 passos para alterar 300 linhas do jeito que precisa antes de executa-los, é quase como jogar Xadrez, só que com seu código. |
|
|
Tu joga um chess entao ? Se considere desafiado… |
|
|
eu sou horrivel jogando, nunca ganhei do computador no jogo que vem no gnome =( |
|
|
Bah… essa história de distro boa pra isso e pra aquilo sempre acaba na opinião pessoal. No fundo mesmo todas são praticamente a mesma coisa. Claro algumas tem a fama de estabilidade exrema (a custo de estarem com os pacotes 2 anos desatualizados =p) ou serem bleeding-edge e não tão estáveis. A parte curiosa é que no final das tantas a maior parte do pessoal que resolve “montar” um servidor acaba compilando algumas coisas para que sejam “adaptados” ao ambiente específico e ao gosto do freguês, tipo o Apache, MySQL, PostgreSQL etc já que algumas distros fazem algumas escolhas infames na hora de montar esses pacotes ou apenas não otimizam as opções. Agora quanto ao que tenho usado? Gedit cheio de plugins para Ruby e RoR, sqlite/MySQL para desenvolvimento, MySQL/PostgreSQL para deploy. O Ruby é sempre compilado (x86_64) para a versão 1.8.7. |
|
|
qual a diferença do ruby compilado para os outros? |
|
|
Compilado ele pode aproveitar melhor a capacidade do seu processador (instruções específicas, etc). O pacote pré compilado é genérico para funcionar em vários tipos de processador, e por isso, menos otimizado. |
|
|
Isso se vc compilar com as flags certas… |
|
|
Oxi tou ficando mais confuso, alguem tem um exemplo em um blog sei la? mas isso mais para produção nao? para desenvolvimento tenho que ter o ruby compildo com as flags certas? |
|
|
Nao eh q nao vai funcionar, estou falando da otimizacao. |
|
|
veja meu ubuntu como fica para trabalhar com rails http://duard.com.br/blog/ruby-on-rails-editor-wysiwyg-escolhedo-o-melhor/ pra mim é perfeito . |