JavaFree.org | RubyOnBr.org

Consigo fazer o rails reconhecer campo com outro nome como se fosse o created_at?

Acompanhar Consigo fazer o rails reconhecer campo com outro nome como se fosse o created_at? 13 posts, 4 participantes

Dae galera blz, entendem oq digo?

eu queria que o campo por ex: data_modicacao, fosse reconhecido pelo rails como o campo de created_at e usasse ele do mesmo modo como usa o created_at.

Por que isso eu digo a voces agora: aqui na empresa existe padrao para nomes de campos e tabelas, e por isso eu nao posso por na tabela do site um campo chamado created_at e tals..

podem me ajudar?

flw

Avatar Fernando Luizao 405 posts

Não sei se funciona, mas vc pode tentar criar um alias pra “enganar” o rails. No seu model:

Não sei se funciona, mas nao custa tentar =). Se não der certo, vc pode usar as callbacks before_save e before_update pra setar os campos que vc quer com a hora atual.

eu vou ter que usar before mesmo..

como eu faria cara?

Código nada DRY, mas resolve a parada. Se vc vai usar isso em toda sua aplicação, compensa perder uns 10 minutos pra fazer um plugin, vai salvar sua vida =).

Fernando fio…vlwwwwwww mas vlw mesmo cara..

e eu vou usar isso agora em 1 pagina apenas.. eh um sistema totalmente dinamico onde todas as paginas sao editadas com a mesma controller..

vlw mesmo.. e no futuro mostro o que eu fiz completinho..

flw

Agora, se vc qr o campo como created_at, nao existe argumento nenhum pra nao usa-lo.
Vai e traduz na view.
Bobeira isso…

Soh meus 2 guaranis….(moeda do py, pra qm nao sabe)

como assim traduz na view? o detalhe eh q no BD nao pode se chamar update_at ou created_at, no bd tem que ter o nome padrao q nem lembro qual é agora. pois é norma da DBA aqui, e ela tem tanto curso e graduacao no assunto de banco de dados que eu nem ouso duvidar dos argumentos dela.

flw

o.O DBA tem cada uma. Qual o problema de nomear o campo dessa determinada maneira? Afe.

Olha, precisaria sobrescrever os métodos abaixo do modulo Timestamps do modulo ActiveRecord, para que isso funcionasse de maneira automática.

ahh blzz na proxima eu uso, mas dessa vez resolveu com um before_save.

ta certinho e fecho a conta..

mas vlw msm a dedicacao de voces, e quando eu tiver um pouco de paz, eu vou fazer um tutorial for dummies em ruby on rails, dummies tipo eu.aeauhuhae

flw

Nao, agora tu vai passar o que essa mulher falou pra gente dar risada.

Deixa eu advinhar, 10 faculdade pra fazer campos assim:

TBL_DHF , TBL_DHA, TBL_DHE , por motivo nenhum, soh pra ficar complicado, soh pra ninguem lembrar na hora de programar o que cada coisa eh….

nofxx, claro que tem motivo… se os campos não tiverem nomes assim, não vai ter necessidade de ter um documento espcificando a estrutura das tabelas… e sem um documento chato de ler e de manter ninguém fica feliz.

como q ela vai ter trabalho se ela nao fizer coisas q soh ela pode ler

aeuhaaeauheuahea

Eh, vdd… esqueci desse detalhe. Ateh assisti o SC do cara lah, explicou direitinho isso.

Mantenha seu emprego !! =D