Quandos os plug-ins vão mal
|
|
Oi pessoal! Usar ou não plugin? Bom, lá vai minha experiencia: Tenho um projetinho pessoal (shiftk.net) e precisava de algo para buscar videos do youtube (api). Encontrei o plug in para rails, super. Funcionava perfeitamente na minha maquina e, apesar de requerer xml-simple e ter um codigo relativamente grande para as poucas coisas que ele faz, resolvi deixar ele mesmo. (ele é na verdade um gem) Coloquei o projeto ar… depois de lutar para conseguir instalar meus proprios gems em conjunto com os gems ja existentes do isp, o negocio parecia que estava funcionando. Mas percebi que estava lento e eventualmente uns erros malucos apareciam no youtube. Fui rever o codigo do youtube0-8-0 e não gostei do que vi, o approach usado nao é dos melhores, e eventualmente daria pau dependendo das configuracoes do xml-simple, enfim, resolvi fazer o meu proprio. Li sobre a xmlrpc e dom e com exatamente 29 linhas de codigo, nenhuma dependencia alem do rails, eu fiz as mesmas funcionalidades da imensidao de coisas da interface youtube. Eu entrei em contato com Shane, mas aparentemente ele é bem ocupado, apenas disse que aparentemente era um bug e ia apresentar um fix nas proximas versoes. Talvez eu deveria ter implementado meu proprio codigo desde o começo. Enfim, essa foi minha experiencia com esse plug-in. Outros plug-ins como asset_packager, act_as_ferret, etc, nunca me decepcionaram. Eu tenho uma LONGA historia sobre file_column, depois eu coloco aqui. Coloquem aqui as suas experiencias ruins com um plug-in especifico. |
|
|
Um plugin que eu ainda uso pesadamente mas que me deu ódio durante alguns meses foi o RMagick. Durante a transição do Ruby 1.8.2 para o 1.8.4, diferenças em compiladores estavam causando paus malucos. Felizmente tudo se resolveu, mas, durante algum tempo, eu tive que fazer um wrapper direto para o ImageMagick para algumas operações. Código completamente desperdiçado. Conviver com plugins é meio assim. Recentemente, eu estava usando o UJS4Rails com o Edge. Funcionava perfeitamente. Fiz um upgrade no Edge e pronto, parou de funcionar. Como eu precisava mais do Edge do que do UJS, deixei o plugin para lá. Ainda bem que eu só estava começando o projeto. É por isso que eu limito o número de plugins que uso. Alguns deles fazem escolhas duvidosas ou dependem de código interno do Rails. Só uso os que realmente são bem simples ao ponto de poderem ser trocados facilmente em caso de problemas ou pelo menos parcialmente reescritos e aqueles com um histórico puro :-) |
|
|
Acho que é tudo uma questão de análise de riscos. É preciso analisar o benefício que você pode ter usando o plugin e qual o tamanho da fria que você vai se meter se ele der pau no futuro. |
|
|
Exatamente. O problema é que às vezes a tentação de usar o plugin é grande demais. Como diz o ditado, “para quem tem um martelo, tudo parece prego”. |
|
|
eu alterei tanto o file_column que praticamente eh outro plugin, ficou muito bom alias, quando eu tiver tempo eu vou disponibilizar ele (algumas customizacoes soh funcionam no meu projeto), o que eu adicionei: - integracao de verdade com rmagick (nao soh aquela passagem louca de parametro que o fc faz) |
|
|
acho que o unico plugin que eu usei ate hoje out of the box foi asset packager, e o compressor de js do tinymce, sao perfeitos! |
|
|
hey, JMP… você pode me me dar um toque sobre como instalar meus próprios GEMs no Dreamhost? Aqui no meu PC tá sem problemas, mas lá não roda mesmo. |