Começando com RoR
|
|
Pessoal fiz meu cadastro ontem aqui no forum e foi ontem tb que tentei começar com o ruby on rails, mas Eu tenho um livro do Bruce A.Tate & Curt Hibbs ( Desenvolvimento rápido para a Web Ruby on Rails – Executando ) 1- Instalei o Ruby 2- Digitei no prompt de comando gem install rails -include-dependencies 3- rails chapter-1 o mesmo exemplo do livro 4- cd chapter-1 5- ruby script/server 6- acessei o localhost:3000 e está tudo funcionando normalmente 7- CTRL + C para parar o servidor 8- ruby script/generate controller greeting 9- entrei nas pastas chapter-1/app/controllers/greeting_controller.rb abri o arquivo e editei para 10- ruby script/server reiniciei o servidor 11- acessei a pagina localhost:3000/greeting 12- Aparecei a seguinte mensagem de erro We’re sorry, but something went wrong. Lembrando o pessoal do forum que eu sei que colocando o post com comandos de ruby fica mais facil de intender mas as tag do forum estão bagunçando o meu comando por isto deixei sem pois foi só colocar E se alguem puder me ajudar com os erros eu agradeço pois estou tentando começar rs. |
|
|
tenta criar o db rake db:create |
|
|
Cara, eu li esse livro tbm e tem algumas coisas que vc vai bater cabeça mesmo. Uma delas é que ele usa um versão um pouco antiga, não me lembro qual agora. Mas da para fazer os exemplos de boa. Para vc saber o pq desse erro, da uma olhada nos logs que seu servidor web(ruby script/server) gera no console. No meu caso eu não tinha o sqlite3 instalado. Se esse for o seu caso, vc pode instalar o sqlite pelo comando >> gem install sqlite3-ruby —platform=mswin32 ou alterar o arquivo database.yml para outro banco, como por exemplo o mysql. Qq coisa da um toque. []’s |
|
|
eu digitei o gem install sqlite3-ruby —platform=mswin32 e ele foi mostrando um montem de erros que não da nem pra digitar aqui de tanto erro q teve no prompt de comando varios erros que começam com Mesmo depois de todo este erro eu digitei o rake db:create ai apareceu uma janela de alerta ruby.exe – Não foi possível localizar componente Baixei um PDF do Ronaldo Melo Ferraz aprendendo ruby on rails e nele fala. |
|
|
vc tem que instalar a gem sqlite3-ruby no diretório c:\Ruby\bin\ blz! |
|
|
wellington, Essa configuração no “Variáveis de Ambiente” é apenas para vc poder usar o comando “ruby” no cmd sem precisar estar na pasta bin. Mas o seu parece estar configurado corretamente. Sim, vc vai precisar de um banco de dados. Tenta rodar assim gem install sqlite3-ruby Para ver as gems que vc tem instalado pode rodar o comando >> gem list , vai aparecer uma lista com todas gems que vc tem instalado. Outra opção é colocar a dll do sqlite na pasta vendor/plugins. O resto do livro ele usa o mysql, pula algumas páginas que vc vai ver como configurar o mysql. |
|
|
deixa só eu acrescentar uma coisa rav quando eu ja entro no prompt de comando por padrao ele fica na pasta Documents and Settings\wellington |
|
|
então Douglas foi como eu citei lá em cima eu digito mas apacere uma porrada de erros e o rav ai em cima disse que tenho que entrar no c:ruby\bin e digitar o gem install pelo menos foi oque eu entendi…mas eu fiz isto e da na mesma ele informa q instalou 1 gem e depois segue com a porrada de erro como citei antes pq ocorre isto ? |
|
|
sera q se eu comprar este livro mais atualizado do urubatan eu vou conseguir me virar aqui com a instalação e outras coisas a mais daqui pra frente ja q oque eu tenho é um pouco antrasado. |
|
|
Douglas digitei o gem list
actionmaiker (2.3.4) aparentemente o sqlite3-ruby (1.2.5) está instalado certo ? apesar dos erros que eu citei mas mesmo assim quando tento acessar localhost:3000/greeting ele da… ruby.exe – Não foi possível localizar componente ai depois volta a aparecer a mensagem |
|
|
A gem está instalada. Faz o seguinte, da uma olhada no log do servidor para ver se o motivo é esse mesmo. Para ver o logue: 1 C:\Ruby\rails_app\chapter-1>ruby script/server Como vc está começando agora, para não se preocupar muito com o ambiente e etc… vc pode usar o Instant Rails se não me engano, o livro sugere essa instalação(da uma olhada no apêndice). |
|
|
Então Douglas a pasta rails_app não existe dentro da pasta Ruby e minha pasta chapter-1 |
|
|
e eu to sabendo deste Instant Rails mas queria fazer tudo manualmente nada desse pacotes q nem o wamp para o php pq depois q vc vai jogar no servidor la fora começa os problemas entendeu |
|
|
Então cara, esse C:\Ruby\rails_app\chapter-1> é o caminho que uso em minha maquina WIN. A pasta rails_app é onde costumo salvar minha aplicações, é só uma questão de organização mesmo. Conseguiu ver o log? |
|
|
mas criou o db? |
|
|
C:\Documents and Settings\wellington>cd chapter-1 We’ve been notified about this issue and we’ll take a look at it shortly. e depois fui no prompt e tinha varios erros nem tem como digitar aqui rs mas o primeiro erro era |
|
|
Então Flavio eu tb não consigo criar o rake db:create aparece a mensagem de alerta no windows ruby.exe – Não foi possível localizar componente |
|
|
Na verdade o Instant Rails é um pacote de serviços organizados para que vc não se preocupe com seu ambiente. Provavelmente vc instalou o One Click Installer que é o mesmo que vem no Instante Rails, veja . Eu tbm prefiro a outra instalação, mas para começar não vejo problemas. |
|
|
Poderia ser o meu windows ? eu vou tentar instalar o ruby e o rails no ubuntu 9.04 na maquina virtual e ver oque da qualquer coisa eu volto aqui |
|
|
no windows precisa da dll para criar o db http://www.brunocarvalho.com/06/04/2009/rails-sem-activerecord-e-rspec/ |
|
|
Se o sqlite3 ou outro banco qualquer não estiver instalado, vc não vai conseguir rodar o rake db:create . Faz o download do sqlite3 e coloca a DLL no diretório C:\WINDOWS\SYSTEM32 que deve funcionar. |
|
|
Se quiser ver um screen cast Instant Rails on Windows |
|
|
então Flavio na pasta bin não tem nenhuma sqlite3.dll eu baixei a sqlite3 do site q o Douglas passou e veio 3 arquivos |
|
|
Para ver se o sqlite3 está funcionando: C:\Ruby\rails_app\chapter-1>sqlite3 |
|
|
é Douglas se eu não conseguir vou ter q usar este Instant Rails mesmo e foi este screen cast mesmo q eu tava usando antes , tava tudo indo certo quando deu na cabeça de parar tudo excluir e tentar fazer manualmente por aqueles motivos que citei no inicio do post pra vc |