JavaFree.org | RubyOnBr.org

Começando com RoR

Acompanhar Começando com RoR 52 posts, 5 participantes

Páginas: 1 2 3

Pessoal fiz meu cadastro ontem aqui no forum e foi ontem tb que tentei começar com o ruby on rails, mas
os erros já começaram a aparecer.

Eu tenho um livro do Bruce A.Tate & Curt Hibbs ( Desenvolvimento rápido para a Web Ruby on Rails – Executando )
http://i.s8.com.br/images/books/cover/img2/1811662.jpg. E é a partir dele que estou tentando aprender ruby on rails.

1- Instalei o Ruby 
2- Digitei no prompt de comando gem install rails -include-dependencies
3- rails chapter-1 o mesmo exemplo do livro
4- cd chapter-1
5- ruby script/server
6- acessei o localhost:3000 e está tudo funcionando normalmente
7- CTRL + C para parar o servidor
8- ruby script/generate controller greeting 
9- entrei nas pastas chapter-1/app/controllers/greeting_controller.rb abri o arquivo e editei para
10- ruby script/server reiniciei o servidor
11- acessei a pagina localhost:3000/greeting
12- Aparecei a seguinte mensagem de erro

We’re sorry, but something went wrong.
We’ve been notified about this issue and we’ll take a look at it shortly.

Lembrando o pessoal do forum que eu sei que colocando o post com comandos de ruby fica mais facil de intender mas as tag do forum estão bagunçando o meu comando por isto deixei sem pois foi só colocar
os comando ruby dentro da tag ruby do forum que ele criou uma textare uma class para a textare sendo q eu nem tinha comando html no meio do ruby.

E se alguem puder me ajudar com os erros eu agradeço pois estou tentando começar rs.
Uso o windows xp sp3

tenta criar o db

rake db:create

http://forum.rubyonbr.org/forums/1/topics/821

Cara, eu li esse livro tbm e tem algumas coisas que vc vai bater cabeça mesmo. Uma delas é que ele usa um versão um pouco antiga, não me lembro qual agora. Mas da para fazer os exemplos de boa.

Para vc saber o pq desse erro, da uma olhada nos logs que seu servidor web(ruby script/server) gera no console. No meu caso eu não tinha o sqlite3 instalado. Se esse for o seu caso, vc pode instalar o sqlite pelo comando >> gem install sqlite3-ruby —platform=mswin32 ou alterar o arquivo database.yml para outro banco, como por exemplo o mysql.

Qq coisa da um toque.

[]’s

eu digitei o gem install sqlite3-ruby —platform=mswin32 e ele foi mostrando um montem de erros que não da nem pra digitar aqui de tanto erro q teve no prompt de comando varios erros que começam com
No denifition for _wrap_sql3 etc.

Mesmo depois de todo este erro eu digitei o rake db:create ai apareceu uma janela de alerta

ruby.exe – Não foi possível localizar componente
Este aplicativo não pode ser iniciado pq não foi encontrado sqlite3.dll.A reinstalação do aplicativo
pode corrigir o problema.

Baixei um PDF do Ronaldo Melo Ferraz aprendendo ruby on rails e nele fala.
Na seçao “Variáveis de Ambiente” acrescente o caminho C:\Ruby18\bin ao PATH mas no livro que eu citei não pede para acrescenter este caminho eu devo acrecenta-lo mesmo ?
E esse rake db:create é para criar o banco de dados , sou obrigado a criar ele sem mesmo usar um banco? pelo menos eu estou tentando instalar tudo mecher um pouco para depois ver a parte de banco de dados.
Não tenho nenhum banco de dados instalado na minha maquina por enquanto

vc tem que instalar a gem sqlite3-ruby no diretório c:\Ruby\bin\ blz!

wellington,

Essa configuração no “Variáveis de Ambiente” é apenas para vc poder usar o comando “ruby” no cmd sem precisar estar na pasta bin. Mas o seu parece estar configurado corretamente.

Sim, vc vai precisar de um banco de dados.

Tenta rodar assim gem install sqlite3-ruby

Para ver as gems que vc tem instalado pode rodar o comando >> gem list , vai aparecer uma lista com todas gems que vc tem instalado.

Outra opção é colocar a dll do sqlite na pasta vendor/plugins.

O resto do livro ele usa o mysql, pula algumas páginas que vc vai ver como configurar o mysql.

deixa só eu acrescentar uma coisa rav

quando eu ja entro no prompt de comando por padrao ele fica na pasta Documents and Settings\wellington
e foi ai que eu digitei o gem install….. antes de tudo eu tinha digitado tb o gem install rails -include…… e ele criou uma pasta chamada .gem e outra chamada nclude-dependencies sem o i mesmo fiz errado então ? devo entrar no ruby\bin e fazer tudo isto lá ?

então Douglas foi como eu citei lá em cima eu digito mas apacere uma porrada de erros e o rav ai em cima disse que tenho que entrar no c:ruby\bin e digitar o gem install pelo menos foi oque eu entendi…mas eu fiz isto e da na mesma ele informa q instalou 1 gem e depois segue com a porrada de erro como citei antes pq ocorre isto ?

sera q se eu comprar este livro mais atualizado do urubatan eu vou conseguir me virar aqui com a instalação e outras coisas a mais daqui pra frente ja q oque eu tenho é um pouco antrasado.
alguem ja utilizou este livro ? é recomendavel ?

Douglas digitei o gem list

• LOCAL GEMS *

actionmaiker (2.3.4)
actionpack (2.3.4)
activerecord (2.3.4)
activeresource (2.3.4)
activesupport (2.3.4)
fxri (0.3.6)
fxruby (1.6.16)
hpricot (0.6.164)
log4r (1.0.5)
ptools (1.1.6)
rack (1.0.0)
rails (2.3.4)
rake (0.8.7, 0.8.1)
ruby-opengl (0.60.0)
rubygems-update (1.3.5)
sqlite3-ruby (1.2.5)
test-unit (2.0.1)
win32-api (1.2.1, 1.2.0)
win32clipboard (0.4.4)
win32-dir (0.3.2)
win32-eventlog (0.5.0)
win32-file (0.5.5)
win32-file-stat (1.3.1)
win32-process (0.5.9)
win32-sapi (0.1.4)
win32-sound (0.4.1)
win32-api (0.2.4)
windows-pr (0.9.3)

aparentemente o sqlite3-ruby (1.2.5) está instalado certo ? apesar dos erros que eu citei mas mesmo assim quando tento acessar localhost:3000/greeting ele da…

ruby.exe – Não foi possível localizar componente
Este aplicativo não pode ser iniciado pq não foi encontrado sqlite3.dll.A reinstalação do aplicativo

ai depois volta a aparecer a mensagem

A gem está instalada. Faz o seguinte, da uma olhada no log do servidor para ver se o motivo é esse mesmo.

Para ver o logue:

1 C:\Ruby\rails_app\chapter-1>ruby script/server
2 Acesse a página
3 Depois do erro, retorne ao cmd e procure pelo erro após a requisição da página

Como vc está começando agora, para não se preocupar muito com o ambiente e etc… vc pode usar o Instant Rails se não me engano, o livro sugere essa instalação(da uma olhada no apêndice).

Então Douglas a pasta rails_app não existe dentro da pasta Ruby e minha pasta chapter-1
encontra-se em C:\Documents and Settings\wellington\chapter-1\ e ai vem a pasta
C:\Documents and Settings\wellington\chapter-1\app e dentro dela os MVC to fazendo algo errado ? será que quando eu criei o rails chapter-1 eu tinha q estar dentro do c:ruby? pq eu estava no C:\Documents and Settings\wellington por padrão o windows ja traz assim

e eu to sabendo deste Instant Rails mas queria fazer tudo manualmente nada desse pacotes q nem o wamp para o php pq depois q vc vai jogar no servidor la fora começa os problemas entendeu

Então cara, esse C:\Ruby\rails_app\chapter-1> é o caminho que uso em minha maquina WIN. A pasta rails_app é onde costumo salvar minha aplicações, é só uma questão de organização mesmo.

Conseguiu ver o log?

mas criou o db?
senão tenta tirar o activerecord fora do projeto

C:\Documents and Settings\wellington>cd chapter-1
C:\Documents and Settings\wellington\chapter-1> ruby script/server
então acessei localhost:3000/greeting mas não retornou erro no prompt então cliquei no link do localhost:3000 About you application’s environment ai ele retornou o erro na pagina
*

*

e depois fui no prompt e tinha varios erros nem tem como digitar aqui rs mas o primeiro erro era
Status: 500 Internal Server Error e depois mostra mais de 30 linhas de erros dentro da pasta c:ruby\lib\ e outras pastas dentro da lin como a pasta gems tb

Então Flavio eu tb não consigo criar o rake db:create aparece a mensagem de alerta no windows ruby.exe – Não foi possível localizar componente

Na verdade o Instant Rails é um pacote de serviços organizados para que vc não se preocupe com seu ambiente. Provavelmente vc instalou o One Click Installer que é o mesmo que vem no Instante Rails, veja .

Eu tbm prefiro a outra instalação, mas para começar não vejo problemas.

Poderia ser o meu windows ? eu vou tentar instalar o ruby e o rails no ubuntu 9.04 na maquina virtual e ver oque da qualquer coisa eu volto aqui

no windows precisa da dll para criar o db
a dll deve estar na pasta bin do sqlite
dai você tem q jogar ela para a pasta bin do ruby
ou senão tirar o activerecord fora

http://www.brunocarvalho.com/06/04/2009/rails-sem-activerecord-e-rspec/

Se o sqlite3 ou outro banco qualquer não estiver instalado, vc não vai conseguir rodar o rake db:create .

Faz o download do sqlite3 e coloca a DLL no diretório C:\WINDOWS\SYSTEM32 que deve funcionar.

Se quiser ver um screen cast Instant Rails on Windows

então Flavio na pasta bin não tem nenhuma sqlite3.dll eu baixei a sqlite3 do site q o Douglas passou e veio 3 arquivos
sqlite3.c
sqlite3.h
sqlite3ext.h
tenho que jogar os 3 arquivos na pasta system do windows ?
se não der certo vou tentar tirar o activerecord fora

Para ver se o sqlite3 está funcionando:

C:\Ruby\rails_app\chapter-1>sqlite3
SQLite version 3.6.7
Enter “.help” for instructions
Enter SQL statements terminated with a “;”
sqlite>

é Douglas se eu não conseguir vou ter q usar este Instant Rails mesmo e foi este screen cast mesmo q eu tava usando antes , tava tudo indo certo quando deu na cabeça de parar tudo excluir e tentar fazer manualmente por aqueles motivos que citei no inicio do post pra vc

Próxima página

Páginas: 1 2 3