JavaFree.org | RubyOnBr.org

Chat em rails

Acompanhar Chat em rails 10 posts, 8 participantes

440002948_b8dc8436b4 Marcelo Júnior 799 posts

Alguem sabe de algum exemplo de como fazer um chat em rails? Ou tem alguma ideia de como eu posso fazer um?

Eu2 Carlos Eduardo 266 posts

Existem varias maneira de se fazer um chat em Rails, você pode persistir os dados na tabela, você pode ainda persistir os dados em arquivo, submeter um form via ajax e usar observers para verificar a cada x segundos se existem mensagem nova, é mais por criatividade sua, o Rails vai aceitar de qualquer maneira que você escolher.

Me fale um pouco qual é tua idéia, que talvez eu possa ajudar.

minha dica é usar requisicoes ajax consecutivas, peça as novas mensagens e o servidor soh retorna algo quando houver mensagens, quando der o timeout ou uma mensagem chegar, faça outra requisicao.

eu fiz um assim de teste e funcionou praticamente como se fosse tempo real.

Avatar Davis Zanett... 128 posts

http://spaturbo.adm-icolori.com.br/
Aqui eu uso isso.
Além disse, ele verifica a cada 10 segundos, se o client, mesmo sem escrever nada, ainda pinga o servidor, caso não, dá timeout e encerra a sessão.

Logo_eiq Kivanio 190 posts

Davis e jmp, e como seria o servidor neste caso do ajax? com socket?

Avatar Davis Zanett... 128 posts

Não, requisição normal. No caso, handshake mesmo.
Eu usei JSON e PHP.
Dae eu crio os elementos do html pelos objetos retornados no json e vou montando a tela de chat.

Uma maneira interessante é usar alguma implementação Comet. Nunca testei especificamente e não posso comentar sobre aspectos de performance, mas os demos são bem interessantes :-)

Mais informações em: http://ajaxian.com/by/topic/comet/

69077103@n00 Fernando Gomes 110 posts

Não sei o tipo de chat que vc vai querer

Aqui na empresa eu implementei o Jabber atravéz do jabber4r se for usar pra usuários pré-cadastrados acho que essa é uma solução.

Inclusive é a sulução escolhida pelo Gmail e GoogleTalk.

[]’s

69077103@n00 Fernando Gomes 110 posts

Alias,

Encontrei uma maneira mais simple ainda com o Jabber::Simple que é explicado de uma maneira muito simples aqui

[]’s

Saiu no Ruby Advent Calendar um chat feito com gserver, é um framework para fazer servidor. G de generic Server…..

Build a Chat Server in Minutes with Ruby and GServer

Quem não viu, vale a pena ver os outros “advents” advent 2006