JavaFree.org | RubyOnBr.org

deploy direto da validação para produção

Acompanhar deploy direto da validação para produção 11 posts, 6 participantes

Avatar Cleber Tavares Jr. 121 posts

É hoje to cheio de perguntas rs

Seguinte. Já temos aqui um ambiente configurado com um script de deploy que pega as coisas da minha máquina e joga para o servidor de validação ou o de produção, dependendo de uma variável, e funciona tudo bem. Mas o ritmo de desenvolvimento e correção de bugs está rápido, e colocamos muitas coisas em validação, o cliente vai lá, dá o OK, e quando vamos colocar para produção… minha máquina de desenvolvimento já foi atualizada e está diferente da versão da validação. Voltar o controle de versão seria uma opção, mas muito complicada na nossa situação atual. O que eu queria era pegar todo o ambiente que já está lá na validação e colocr para produção. Existe um comando do capistrano que faça isso? Alguém teria outra solução?

Obrigado.

Avatar Fernando Luizão 1863 posts

Branches ou tags não resolveriam?

Yup… git branch rox! Aqui a gente trampa na “dev” por exemplo, vai pra master qdo for pro server de teste, enquanto isso podemos continuar a trampar de boa na nossa “dev” ;)

Sem falar como isso eh perfeito pra “hotfixes”. Da um pau posso voltar pra master corrigir ele e ja pushar sem dor de cabeça com os unfinisheds.

Cleber, o flow eh mto simples:

Primeiro faz um alias co pra checkout no teu ~/.gitconfig, na net uns alias mto bons.

git co dev
-————
work
commit
push
Repetir conforme preciso esses 3
-————
git co master
git merge dev
git push
cap deploy

No dia do deploy. Faz tags tb q ajuda a organizar.

Cad10cd22abe80cca76b7579af2906e8 Ronaldo Possan 974 posts

No subversion (não conheço o git AINDA) pelo menos, vc teria uma branch de validação, e após “firmada”, vc cria uma tag dela para produção, simples. Ai la no seu server vc daria sempre o checkout das tags.

\^/

O loco Ronaldo… ñ ter um github é praticamente ñ existir ;)

Eu sei nofxx … ta me faltando tempo mesmo … Até me cadastrei la no github, pra colaborar algum projetinho … mas ai surgem trampos em cima de trampos e não to dando conta hehehe.
Mas vou tentar dar uma mexida agora no Carnaval !

Hehe, mas o melhor na vdd é o git.
Tu vai nem qrer olhar pra svn denovo.

Olá,

Aproveitando o tópico é possivel fazer o deploy do applicativo usando apenas o git, sem precisar de configurar o capistrano?

Grato,

Pestana

pestana:

Possível é. Bem… é possível fazer deploy até com pen drive e um clip, agora se a experiência vai ser traumatizante ou não são outros 500. =p

Só para constar, meu deploy mais hardcore foi com uma CPU. Levei a CPU no cliente e pronto ! hauhauah sério