JavaFree.org | RubyOnBr.org

Associações

Acompanhar Associações 16 posts, 6 participantes

Ma João Jr 78 posts

Chega a hora cruel. Relacionamentos.

Digamos que possuo 2 models. (professor / escola)
1º fazer associações (um professor pode estar em várias escolas e escola pode ter vários professores).

Seria mais ou menos isso?
Model Professor

Model Escola

Não sei se é bem assim pq ai vem o problema 2.

2º como faço para quando eu clicar em uma escola aparecer todos os professores existentes nela.

Detalhe: como referência, utilizarei como chaves primarias (cpf e cnpj)

De todos meus posts esse é o que mais ta fundido minha cuca.

Cad10cd22abe80cca76b7579af2906e8 Ronaldo Possan 974 posts

\^/

Ma João Jr 78 posts

Valeu Ronaldo. Vou testar

Ma João Jr 78 posts

Deixa eu abusar da paciência de vcs.

Ok então, tenho já o relacionamento feitos através do Active Record.
Onde é que eu faço o cruzamento, que professor “x” e da escola “y”? Ou eu tenho que criar uma tabela do meio [professor_escola] e relacionar.
Ex: professor – professor_escola – escola (via chave primária).

Mais uma vez valew.

Avatar Fernando Luizão 1863 posts

http://guides.rubyonrails.org/association_basics.html

professor.escola

Sinmplesmente o processo inverso.

Abraço !

Ma João Jr 78 posts

Eu teria que criar uma nova def no controller e chamar na view, ou depois que fez a associação pode chamar direto na view.

?

Afinal de contas, “como” alterar a migration de modo a criar as chaves estrangeiras???

Já li a documentação, tutoriais, procurei no forum, e ainda nao consegui descobrir “como” incluir as FK.

Terei que fazer o “ALTER TABLE” e adicionar a FK diretamente no banco de dados, “no braço”??? ;-)

Agradeço a ajuda!!

Um abraço,
Marcelo

alter_table :foo |t|
t.references ..

ou

add_column :table, :foo_id, :integer

Ta tudo no rails guide, em pt.

Tem uma alternativa que é instalar algum plugin pra melhorar isso de ficar escrevendo sql na mão não é? Tem por exemplo o Foreigner. Daí vc pode fazer coisa do tipo:

Compensa dar uma pesquisada.

[]’s

Com o Foreigner funcionou exatamente da forma que eu esperava!!

Muito obrigado!
Marcelo

Caraca, aparentemente eu ñ estava acordado ainda…

Bom, soh pros anais então, FK eh soh constraint.
Não ha ganho nenhum de performance.

Ola Nofxx,

Acho que ninguem acima neste post falou de performance!! ;-)

Particularmente, eu preciso da FK no banco porque esta aplicação tem views escritas em PHP, em Java e em Ruby, e por diversas pessoas (inclusive, algumas delas nem se conhecem). Assim, é melhor garantir a integridade dos dados diretamente no banco de dados.

Deixar a integridade dos dados na mão dos programadores (ainda mais com linguagem e pessoas diferentes) poderia trazer inconsistencias catrastóficas!! ;-)

Grande abraço,
Marcelo

Agora sim, fomos surpreendidos novamente. ;)

Tu achou um uso realmente…

Humn … dando uma de bicão no seu projeto …
Já pensou de se disponibilisar Web Services para essa integração ?! Unificaria uma plataforma e tudo seria centrado nela … Precisa de uma consulta X que retorne Y !? Ok, implemente um WebService para isso …
Pode parecer tiro no pé no status atual do projeto, mas pensando futuramente … com WS seu sistema central integra até com a geladeira da vizinha. =P

Penso que após o trabalho inicial de toda a implementação (trabalhão lógico, se não for com Rails né … pq Rails ja te da isso pronto), a manutenção de inprovments do sistema ficaria centrada e totalmente responsável por todo o escopo externo.

Lógico, não sei realmente quais são seus requisitos, prioridades, etc etc … Mas que funcionaria bem mais suave dessa forma, isso é certeza !

Abraço
\^/

Oi Ronaldo,

Sugestões são sempre bem vindas!!

Disponibilizar Web Services com certeza seria algo a se fazer. Porém, isso vai ficar para as próximas versões!! Por agora, preciso apenas resolver o problema de integridade, no estado atual da aplicação.

Em paralelo, vamos migrar e passar a utilizar WS, assim o problema praticamente desaparece, e posso aceitar scripts feitos em qualquer linguagem!!

Obrigado pela mensagem!! ;)

[]s
Marcelo