JavaFree.org | RubyOnBr.org

FXRuby no Ubuntu 10.04

Acompanhar FXRuby no Ubuntu 10.04 8 posts, 3 participantes

Olá, pessoal! Eu estou tendo a maior dor de cabeça pra completar meu trabalho. Vou explicar:

Eu uso Ubuntu Lucid Lynx, numa arquitetura x86, AMD Duron 1800GHz, 2GB de memória. Instalei o Ruby 1.9.1-full e dev do repositório, criei os links simbólicos, compilei o Rubygems direto do pacote .tgz e está tudo funcionando (Rails, Hpricot, Mongrel, etc.).

Só uma gem não funciona. O FXRuby! Já instalei todos os pacotes necessários pra execução, no caso, o Fox Toolkit (libfox-1.6.0 e libfox-1.6-dev). Usei o comando sudo gem install fxruby e foi instalada a versão 1.6.20. Ao executar o script mais básico, o erro aparece:

teste.rb:2:in `require’: no such file to load — fox16 (LoadError)

Indicando que o pacote FOX não pode ser carregado. Eu já instalei o FOX de todas as formas e até desinstalei a gem FXRuby e reinstalei uma versão anterior que funcionava no Ubuntu Jaunty Jackalope (9.04).

Cara, já estou frustrado! Alguém pode me ajudar?

B13a135198320737beec6918deb80b06 chiquitao 155 posts

no meu caso sempre deu certo, e uso ubuntu 10.04 e ruby 1.9.1…
http://blog.brunovicenzo.com/post/4-crie-aplicacoes-desktop-com-ruby-e-fxruby

Cara, eu já compilei o pacote fox-1.6.9 e instalei a versão fxruby 1.6.20 e nada até agora…

Compilou direitinho sem galhos? Tu requereu o rubygems antes do fox?

Sim, amigo. Compilei todas as versões 1.6.x a partir do pacote .tar.gz e desinstalei tudo com make uninstall make clean. Fiz o trivial:

require ‘rubygems’
require ‘fox16’

E sempre o mesmo erro do bendito fox16.
teste.rb:2:in `require’: no such file to load — fox16 (LoadError)

Alguma nova idéia? A propósito, tentei o libfox1.6 e libfox1.6-dev do repositório também.

Estranho.

Dá uma olhada na pasta do ruby na tua máquina pra ver ser a gem tá instalada de fato. =/

B13a135198320737beec6918deb80b06 chiquitao 155 posts

no ruby 1.9.1 não seria necessário fazer um require ‘rubygems’…
mas não creio ser esse o problema…
mas não custa nada tentar ;)

Cara, finalmente consegui. Vou colocar aqui o passo-a-passo, caso alguém tenha o mesmo problema:

Eu desinstalei todas as gems, o rubygems e o Ruby 1.9.1 Full. Baixei e instalei o pacote do Ruby 1.9.2 via Wget:

- wget http://ftp.ruby-lang.org/pub/ruby/1.9/ruby-1.9.2-p0.tar.gz

Aquele velho processo (É bom executar sudo -s antes e fazer os comandos como super usuário):

tar xvf ruby-1.9.2-p0.tar.gz
cd ruby-1.9.2-p0/
./configure && make && make install

O interessante é que todos os arquivos foram para as pastas corretas /usr/local/bin/ e /usr/local/lib/. O Ruby 1.9.2 já vem com seu pacote de desenvolvimento (ruby-dev), ri, rdoc, irb e rubygems 1.3.7 e tem seus links simbólicos na pasta /usr/local/bin/:

user@main-kernel:~$ which ruby ri rdoc gem irb

/usr/local/bin/ruby
/usr/local/bin/ri
/usr/local/bin/rdoc
/usr/local/bin/gem
/usr/local/bin/irb

Instalei as dependências do FXRuby:

sudo apt-get install libfox-1.6-0 libfox-1.6-dev libxrandr-dev

Baixei e instalei o FXruby 1.6.19:

wget http://rubyforge.org/frs/download.php/52856/FXRuby-1.6.19.tar.gz
tar xvf FXRuby-1.6.19.tar.gz
cd FXRuby-1.6.19/
sudo ruby install.rb config # => Inclui as bibliotecas do Fox-1.6.x do sistema
sudo ruby install.rb setup # => Prepara os pacotes já configurados pra instalação
sudo ruby install.rb install # => Conclui a instalacão

Agora, sim! Tô usando o fxruby numa boa. Não sei porque eu tive de dar essa volta toda pra consegui instalá-lo mas, é mais uma gambiarra que funciona.