Aplicativo RoR - SaaS
|
|
Bom dia, Estou desenvolvendo um sistema simples mas bem util, para controle financeiro. Ele está quase pronto, pretendo oferece-lo através de SaaS, o cliente irá pagar o pelo tempo que irá utilizar. Dúvida: - Qual a melhor forma de fazer isso? Utilizar o mesmo banco para todos os clientes existentes? Acho que ficaria pesado, forme os clientes forem aumentando e os registros também. Pensei na idéia de cada cliente ter seu próprio banco, só que não sei como fazer isso, como configurar o banco de dados quando o cara logar no site. Existe algum exemplo de como fazer isso? P.S.: Se não deu para perceber, sou novato no Ruby e no RoR, meu primeiro Post aqui no Forum, pretendo aparecer mais por aqui. Valeu e abraços para todos da comunidade. |
|
|
Acho mais fácil seu servidor se limitar em ter um banco para cada cliante do que colocar tudo num banco só. Hoje em dia temos banco de dados e soluções que escalam infinitamente, sem contar que não há limite em hardware (TEORICAMENTE). Então, o que sugiro a você, é dar uma estudada em: memcached, Banco de dados NOSQL (CouchDB ou MongoDB) e projetar uma boa arquitetura para o seu sistema, pensando já no modo de trabalhar de forma ditribuida, por ex: Um servidor responde a X, Y e Z serviços … um outro servidor irá processar os relatórios da aplicação. Etc … E no final, vc teria apenas um servidor central que seria o frontend da asua aplicação que ficaria consumindo serviços de outras sub-aplicações (servidores). Espero ter ajudado. Abraço |
|
|