JavaFree.org | RubyOnBr.org

Começando no Ruby / Rails? Comece aqui!!!

Acompanhar Começando no Ruby / Rails? Comece aqui!!! 43 posts, 27 participantes

Páginas: 1 2

Alguém tem alguma dica ?

opa!
pessoal como muitos eu to começando, e to perdido :)
ja li um monte de coisas mas ainda continuo sem saber por onde começar.
para aprender o ideal é instalar o rails localmente ou eu posso já testar os codigos em um host (tenho uma conta na dreamhost) ?
existe algum tutorial ou artigo, bem basicao, que vcs possam me indicar?
Desculpe as perguntas bisonhas, mas hj eu to o dia inteiro lendo e lendo, e to com a sensação de nao ter entendido nada vezes nada :)
obrigado
Bruno

E ae Bruno.

Comece localmente, POR RUBY, heh… a secao “livros e tutoriais” eh tua melhor amiga ae por uns meses =D

Pessoal to com problema tambem no banco de dados do mysql.
Da o seguinte erro: “Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento mysql_stmt_row_tell na biblioteca de vínculo dinâmico LIBMYSQL.dll
Será que tem que copiar o arquivo dll pra alguma pasta?

Adicionando: já configurei o database.yml e o servidor está ligado (wamp server)

775b95e18505ed50d9d0c3000e467021 Carlos Corrêa 10 posts

Qual o banco de dados e a versão que você está usando?

Eu tive problema com o mysql no windows, tive que mudar para uma versão anterior.

Espero ter ajudado !

C:\>mysql —version
mysql Ver 14.14 Distrib 5.1.30, for Win32 (ia32)

opa, consegui uma ajuda aqui, consegui resolver o problema.
Baixei a libmysql.dll e salvei na pasta C:\ruby\bin, mas tem que ser a libmysql de 1,44Mb.
Nao sabia que seria esse o problema porque ja tinha feito isso, mas a lib antiga tinha apensa 260Kb.
Parece que esse problema é da atualização do wamp, nao sei se era esse o seu server tbm.
Assim não é necessário usar uma versão anterior.
Valew a atenção, abrass.

Olá mundo,

Tenho nos últimos dias acompanhado o site e algumas comunidades sobre Ruby on Rails. Confesso que é a imersão em um mundo ainda desconhecido para mim, deixe-me explicar: Eu aprendi a pouco tempo construir sites estáticos usando XHTML e CSS, como já estou trabalhando como Freela e com meus primeiros clientes surgiu a necessidade de dar o proximo passo e desenvolver sites dinâmicos. Na busca por essa aprimoração me deparei com o Ruby on Rails e um forte desejo de focar meu aprendizado para alcançar meu objetivo nesse meta-framework.

Encurtando a minha dúvida é?

Qual o caminho que um simples designer web que só conhece XHTML e CSS deve tomar ao começar seu aprendizado com RoR?
Deve aprender primeiramente Ruby? Isso já foi espondido.
Deve ter conhecimento em banco de dados ou mysql antes ou outro assunto básico?
Lembrando que nao tenho nenhuma base de programação, meu foco é apenas para web, como fazer sites dinâmicos com maior interatividade com o cliente.

Antes de conhecer o RoR estava pensando em PHP mas como os hosts como Hostdime e Locaweb já estao dando suporte a RoR e como tudo que já ouvi falar dele, vou realmente embarcar nesse time. Se puder me ajudar apontando o caminho para o inicio do meu aprendizado serei eternamente grato.

PS: Sou auto-didata e praticamente aprendi a construir sites com o livro Use a Cabeça – XHTML e CSS, claro que investir um bom dinheiro em uma dúzia de livros para me aprimorar depois do meu primeiro cliente. Sei que a Altabooks tem um livro falando sobre Rails nesse link: http://altabooks.tempsite.ws/product_info.php?products_id=379&osCsid=bgrt3r1fvt0t311jv1tnuh5673 Será que seguindo a partir desse ponto com a comunidade RoR na net conseguiria criar sites usando Rails?

Atenciosamente,

@darkeiros como vc está começando a programar, recomendo a leitura do Aprenda a Programar de Chris Pine. O livro eh básico, ensina o básico de programação com ruby.

[]’s

Eu usava o Instant Rails.
Estou seguindo um livro chamado “Desenvolvimento Web Ágil com Rails” que usa uma versão 1.x do mesmo.
No exemplo onde ele cria uma web de venda de produtos, ele usa a classe com o seguinte comando:

O DB está criado, as classes estão todas certinhas… enfim, está tudo funcionando. Mas no momento que rodo isso, ele dá como aviso:

Já li algumas apostilas que existem no forum, mas mesmo assim elas usam a versão 1.x
Acho que mudou algo na versão 2.x que não acho reposta.
Já até mudei para o RadRails, mas o erro persiste.

Alguém teria esta resposta? Uma luz? Realmente começo a não saber o que fazer.
Galera, agradeço desde já a ajuda. Estou sem solução.

O método scaffold foi removido no RoR 2.x

Tu precisa criar o código na mão ou arrumar um livro mais atual ou dar uma lida no RailsGuides.

Bom dia gente, sou novo no rails e também no forum, como muito aqui também fiquei perdido no inicio, mas agora já estou caminhando, para aqueles que estão perdidos vou indicar o blog que criei para esse publico iniciante. Espero que gostem!

http://headfirstrails.clanteam.com/blog/

Valeu!

Galera,

Eu tambem sou iniciante aqui!!

A minha dica é seguir um tutorial a partir do zero. O tutorial “Rails para sua diversão e lucro” é uma ótima opção!! Eu parti do “zero” lendo este tutorial e hoje já consigo escrever pequenas aplicações bastante interessantes.

Na verdade, ja explorei até ferramentas externas como Git e Capistrano. E também testei alguns plugins, como o will_autenticate e foreigner, tudo por indicação aqui do forum.

Enfim, nao tentem começar pelo fim!! Um bom tutorial básico é a melhor opção para quem está começando (e eu estou incluído neste grupo). ;-)

Grande abraço,
Marcelo

Alguem indica algum tutorial atualizado para iniciantes em rails? Todos que estao no inicio do topico estao muito antigos.

Marcelo,

de uma olhada no http://www.railstutorial.org/

o cara ja começa ensinando a usar git, heroku e testes com rspec.
É em inglês, mas eu acho que vale a pena, nem que seja com a ajuda do tradutor do google

abraços

Olá Pessoal,

Comecei a interessar ao mundo do Ruby a pouco tempo…

Minha dúvida é bem simples…

Trabalho já com PHP e tenho um daqueles pacotes que se instala no Windows com Apache + MySQL + PHP,
gostaria de saber posso usar o mysql que esta instalado na minha máquina ou tenho que instalar um banco somente para trabalhar com ruby ?

Oi..!
Estou programando o 3D Fácil, baseado no G.SketchUp, só que inteiramente em Ruby, para Win uso Irb/Scite e também no Gnu/Linux (ser livre é fundamental) meu preferido, _Uso Win/Vista e Gnu/Linux Debian, em dual, http://3dfacil.blogspot.com/, aceito códigos em Ruby “aquí publicados” para reaproveitá-los, Janela e outros, obrigado!

Páginas: 1 2