JavaFree.org | RubyOnBr.org
Índice Lero Lero

Why not adopt "Python Style" indentation for Ruby?

Acompanhar Why not adopt "Python Style" indentation for Ruby? 13 posts, 10 participantes

Avatar Shairon Toledo 1272 posts

http://www.ruby-forum.com/topic/108457#new

Hoje estava no ruby-forum.com e vi essa. Vou te contar… cada uma…

Ainda bem que o Matz não engole qualquer coisa.

Sei lá, é uma opção interessante. Mas será q vale o trampo?

Uma coisa tenho certeza, com ERB ia precisar dos “ends” ainda.

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 778 posts

Cara eu acho muito interessante essa funcionalidade… mas creio que o End ainda é necessário…

252944301_5b97e49932_t herval 275 posts

acho o fato da indentacao fazer parte da linguagem a coisa mais detestavel do python. Seguido de perto por aqueles metodos com nome sublinhado

I second that, herval.

Essa história de “whitespace” fazer parte do programa é no mínimo bizarra e no máximo irritante. Pulei fora do python por causa dela. =P

E pela idéia do cara, identar é se repetir também, vamos remover também! xD

Pôô…

Eu gosto de Python, em grande parte, por causa disso! hehehe…

Acho que os programas ficam mais fáceis de ler e entender. E OBRIGA o desenvolvedor a ter boas práticas. Mesmo não gostando da funcionalidade em si, vcs identam seus programas, certo? ;)

Ai que tá. Cada um tem um estilo, cada código é a materialização do pensamento, vejo se colocar identação obrigatória ficaria como um ‘imposto’ a ser pago a cada linha. Ai sim precisáriamos de IDE para programar.

Se esse for o futuro das linguagem evitarei até o fim para não utilizar :)

Esse imposto não seria o mesmo que o ; ao final de cada linha usado em várias linguagens?

Eu prefiro identação então!

Escrever um código cheio de if’s, e não precisar “se preocupar” com “ends” ou “}”. É o que mais me interessa.

E um código bem identado, fica mais “bonito”.

Avatar Rodrigo Rosauro 310 posts

Eu também sou contra a identação do Python :P

Não tenho nada contra acho mais até que é uma questão de costume! Só não venham com aquela de querer passar o “self” para os metodos do objeto! arghhh!

Bodao Walter Cruz 138 posts

Hehehe..

Eu sou usuário das duas linguagens (mas com uma queda maior pelo python).

A identação é uma boa idéia. Já li relatos (não me pergunte onde, mas já li, talvez no c2.com) de pessoas que começaram a usar achando a identação obrigatória ruim, depois passaram a gostar. Sendo significante ou não, em qualquer linguagem que você fizer, você vai identar pelo seu próprio bem.

Um ponto levantado pelo Ronie: com identação obrigatória fica meio difícil fazer templates.

Python tem os sublinhados, Ruby tem os

@ , @@
e não sei mais o quê :) (Apesar que agora python tem o @ tb, o decorator). Acho que em questão de símbolos, o Ruby ainda fica um cadinho na frente.

Shairon, eu uso Python, sem IDE. Não vejo porque a obrigação da identação implicaria numa IDE.

E concordo com o ArthurGeek.. Nada me irrita mais que um ; :)

(coloquei os arrobas no pre pq não tava saindo)

Questão da IDE, eu digo isso para mim que não uso py, sem IDE para me ajudar a essa abordagem sintática-semântica.

Bom, eu sou preguiçoso demais para cuidar da indentação do meu código, prefiro que a IDE cuide disto, ou o editor de texto, por isto criei este plugin pro GEdit :D
http://www.urubatan.info/2008/05/gedit_plugin_formatting_ruby_code/

Então, eu concordo, que na minha opinião pelo menos, a indentação fazer parte da linguagem é horrível :D

Mas cada doido com as suas manias …
prefiro que não incluam isto no Ruby, mas mesmo com esta indentação podre, estou começando a estudar python também, foi útil pra escrever este plugin do GEdit :D