JavaFree.org | RubyOnBr.org
Índice Lero Lero

Novell & Microsoft

Acompanhar Novell & Microsoft 24 posts, 9 participantes

Sou o único que está impressionando, chocado, sem entender o anúncio? :-)

Qual anúncio? Estou no limbo… tem link com a notícia?

Notícias demais para postar todos links que li. Melhor dar uma olhada geral:

Google
Technorati

Deve ser ISSO AQUI

A Microsoft é uma grande empresa, sabe que o Linux tem uma grande fatia no mercado de servidores, e também quer fazer parte antes que seu sistema viva apenas nos computadores pessoais, e o que é pior, na maioria das vezes, pirateado. Mas é claro que ela nunca vai dizer que o Linux é melhor.

É uma opinião por cima, porque li apenas esta notícia.

Hmmmmm…

A Microsoft reconhecer que existe o Linux já é alguma coisa. Normalmente ela ignora a coisa como se não existisse.

Seria uma mudança pq o tio Bill saiu da direção da empresa? (Já saiu ou ainda está pra sair?)

Acho que ele não saiu de todo ainda, mas está quase. Pode até ser por isso mesmo. Depois que o Ray Ozzie assumiu, coisas estranhas estão acontecendo em Redmond.

Eles tão é aproveitando para chutar cachorro ligeiramente ferido.

Aproveitando a alegação da Oracle (que talvez houvera uma ‘quebra de patentes’ no RedHat), a Microsoft se junta com a Novell para tentar derrubar o concorrente de ambas.

O que é interessante é que apesar do texto dúbio do acordo, a M$ estaria interessada em software multiplataforma. Isso é um grande passo.

Como eu uso o SuSE aqui em casa, costumo a acompanhar as notícias da Novell. =p

O Bruce Perens é que desceu a lenha, dizendo que a Novell é a próxima SCO. Segundo ele, também, o acordo viola a GPL, já que as licenças da M$ poderia ser revogadas a qualquer momento. Eu ainda quero ver o que vai acontecer. Essas mudanças são interessantes: a Oracle decide ir atrás da RedHat, o que vai testar o modelo open source; a M$ e a Novell fazem uma parceria, o que vai testar o diálogo entre as duas maiores correntes de software atuais; e o Gnome está em vias de adotar o Mono, o que vai testar o desenvolvimento open source em larga escala. Muitas notícias pela frente.

Bodao Walter Cruz 139 posts

Acho que até que não seria ruim o desenvolvimento em Mono.. Beagle e Tombory são coisinhas bem bacanas.

Acho que até que não seria ruim o desenvolvimento em Mono.

JESUSMARIAJOSÉMÃEDEDEUSNOCÉUVALHEINOSSENHOR! :-)
Eu fico tão sossegado com o que a gente já tem que nem penso em qualquer coisa que esbarre em tecnologias do Tio Bill. Ruby e Rails (e outras tecnologias menos suspeitas) já dão uma base muito boa que não precisa caçar pelo em ovo. :-)

Deus nos livre, também. O Tomboy é massa, mas eu consigo viver sem ele se o preço é o Mono no Gnome. :-)

Gente, mas não tem outras aplicações menos … ahn, “alegrinhas”, para se justificar uma estrutura dessas?
Esses tipos de aplicações citados podem ser feitos de outro jeito sem a necessidade do custo adicional da coisa … fora que eu nunca fui fã de um indexador de arquivos nesse sentido, IMHO um lance tipo os metadados em arquivos, por exemplo, é uma coisa mais legal.

ARGH! Odeio o Beagle (e os cães da raça também), tanto que arraquei ele daqui. Acho meio inútil esses indexadores (para desktops).

Ronaldo: É eu vi essa história de poder revigar a qualquer instante e ainda, de quebra, tu não pode ‘trocar’ dados que desenvolveu com outros. Isso ainda vai dar muita discussão.

Agora ‘Mono’ no Gnome? Coitado do baixinho…
A primeira coisa que a M$ estaria interessada é nos modelos de documentos XML do OpenOffice, para torná-los compatíveis com o Office 2007 (at least I heard that). O impacto disso é meio grande, já que não vai haver motivo para os usuários ‘Vista’ pegarem um OpenOffice. Por outro lado é bom pela interoperabilidade, mas a M$ não disse que ia abrir o formato para o pessoal do OpenOffice… =/

TaQ, concordo: indexadores de arquivos são bons quando não vem com carga adicional. Eu consegui ficar com o Google Desktop por exatos 30 segundos antes do bicho pedir uma conexão para fora. Deus me livre e guarde.

Mereghost, pois é. Tudo tem seu preço. Eu estou curioso para ver como vai rolar porque acho essa unholy union vai servir para testar uma monte das premissas do software livre e seu posicionamento comercial de um forma que ainda não foi vista antes. Só por isso acho que vale a pena :-) Se a Novell se estrepar, bem, ela procurou.

Quanto aos XML do Word, coitado do OpenOffice também. Aquilo é lixo puro. Quero ver é se a Microsoft vai suportar o Oasis Document Format também.

E a microsoft quer mais:
http://linux.slashdot.org/linux/06/11/10/1410206.shtml

Pelo visto, saiu a verdadeira história:
http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;839593139;fp;2;fpid;€1

Isso parece que nunca vai acabar.

Um cara da Novell estava esses dias reclamando da quantidade de FUD (justificado? talvez) que estava sendo espalhado por causa do acordo.

E com essa declaração do Balmer fica a dúvida ao que exatamente ele se refere. Algo no kernel? Ou é o mono, já integrante de diversas distros? Taí, não sei, mas se pudesse jogaria uma torta na cara dele só por diversão.

Me sentiria vingado pelos anos de Win95. =P

Icon_21 Diogo Miranda 6 posts

Gente, pode ser meio polêmico, mais acho que esse projeto Mono eh o mais besta de toda a história.
Creio que alguém vá discordar, mas essa eh minha opinião. Não sei muito sobre o projeto mas implementar software livre em cima de algo que a Microsoft fez me parece meio arriscado.

Diogo:

Arriscado talvez, mas qualquer coisa que aumente a interoperabilidade é bom no meu caderninho, afinal a Sun desenvolveu o Java e ele tá aí, operando em tudo que é OS. Esqueça a M$, concentre-se na plataforma de desenvolvimento (e no CLI principalmente, uma boa bola dentro da M$) .NET.

EDIT:

Alguns dos links que eu havia mencionado.

Bom, me chamem de xiita ou o que quiserem, mas eu passo longe de qualquer coisa que venha ali da turminha de Redmond. Fico tão tranquilo sem eles. :-)

eu odeio a ms, mas se ruby não existisse e eu tivesse que escolher entre jee e asp.net, eu ficava com asp.net, menos cabelos brancos e vida social

TaQ:

Xiita! =P

Prefiro não lidar com eles (apesar de ter que, já que trabalho com .NET), mas ainda prefiro (tolamente?) acreditar que isso vai ser bom. Não que eles tenham feito algo de bom até hoje, mas algum hora eles tem que acertar.

Claro que tô sendo egoísta, porque meu maior interesse nisso é poder usar o VS2k5/equivalente em *nix no serviço. =P

jmp:

Pode apostar que essa é a idéia que a M$ queira que os programadores tenham quando o Mono for 100% compatível com a .NET 2.0 (ou 3.0 agora com o vista).

Eu, que sempre tive que trabalhar com M$ por questões de carreira em BH, acho que o .NET é até tranqüilo para trabalhar. Não tem ainda a expressividade de Ruby ou Python, mas está mudando. Eu acho que as coisas tendem a se equiparar agora. O mercado está se libertando.

Opa! Mais algumas suspeitas no caso “Novell & Microsoft: Um caso de amor”.

A notícia é de ontem, mas já há um boato que a MS infringiu patentes da Novell e/ou da OIN.
Claro que ela nega…

EDIT: Duh! Faltou o link
E vale a leitura da excelente carta do bruce Perens (acho que não preciso apresentar, preciso?) ao CEO da Novell