Pré-requisito para desenvolver em RoR...
|
|
…é ter um Mac? Conheço pelo menos uns 5 nomes grandes na blogosfera que trabalham com RoR e usam/compraram Macs, ou que confessam estar morrendo de vontade de comprar um Mac. Eu sei que o Ruby e o Rails está vindo integrados no último OS X, mas isso é um motivo muito pequeno. Queria saber qual a real relação entre RoR e Macs. Cultura, hype, Textmate? (não me venha falar que é porque usam na 37signals) :P |
|
|
Puramente cultura. RoR pode ser perfeitamente desenvolvido em ambiente Linux (nem tão perfeitamente assim em Windows). Porém RoR foi desenvolvido com senso de estética em mente, não apenas código jogado ao vento. Não tem graça ficar fazendo hacks pra ver se um ícone em algum toolbar começa a funcionar e coisas desse tipo: queremos que as coisas saiam da frente e simplesmente funcionem. E o Mac é isso: um Linux com um conjunto de ferramentas e interfaces que simplesmente nos deixam trabalhar, com o “plus” de possuir praticamente tudo que um Linux tem, como compilador GCC, Apache, etc. De longe é o melhor ambiente de trabalho que existe. Mesmo linuxeiros às vezes codificam dentro de um Mac. Se você olhar fotos de uma JavaONE verá vários javeiros também em Mac. É muito difícil replicar o mesmo ambiente com a mesma facilidade. |
|
|
O windows pode ser ruim, mas nunca tive nenhuma dificuldade de programar RoR com ele…. na verdade só tive uma… instalar aquele componente Rmagick no windows é uma tortura!!!! eheehehe |
|
|
Que na verdade não passa de mais uma coisa para fortalecer o hype, não? |
|
|
Questão de filosofia. Penso assim: “Eu tenho necessidade de ter o Windows ou Mac?” “Hoje” respondo: não obrigado. Se tiver necessidade meu caro, com certeza vou comprar. Minha filosofia neste caso é adaptativa e evolutiva, sem religiosidade. Ruby está para Linux assim como Matz está para Ruby. |
|
|
Então, eu achei interessante postar essa pergunta aqui pra buscar algumas opiniões. Queria saber se é uma questão cultural mesmo, ou se tem alguma vantagem, se perde-se algo não usando um Mac para desenvolver em RoR. Eu imagino como deve ser trabalhar no Windows, onde a falta de uma shell como bash, ferramentas típicas Linux/Unix, e integração para instalação de bibliotecas, podem diminuir a produtividade. Mas por exemplo, já no Linux eu me sinto bastante confortável, com a presença de um shell como o bash, o vim, o gEdit – expansível com plugins Python, as facilidades dos sistemas de pacotes para se instalar qualquer coisa (no meu caso, o pacman, do Archlinux), e por aí vai… Então eu queria saber, dos que estão usando Mac, quais as vantagens em cima do Linux no desenvolvimento. Eu sei que existe o Textmate, que pelos screencasts parece um editor bem bacana, mas existe algo mais? @Akita: interessante citar a presença de gcc, Apache, entre outros, para Mac, mas esses também são instaláveis no Windows, e se fosse só por isso, o Linux ainda é a plataforma “sacramentada” para essas coisas. Pelo menos aqui basta um “pacman -S apache” para ter ele instalado e atualizado diariamente, não precisando nem baixar um .dmg ou configurar nada se não quiser. Então é esse tipo de coisa que eu estava comentando, que eu não enxergo como muita vantagem. Queria saber se tem mais alguma outra coisa que eu estou perdendo/não conhecendo. Valeu! |
|
|
Existe alguma vantagem em dirigir uma Mercedes completa em vez de um Gol sem opcionais? É a mesma coisa, a diferença é que a ordem de grandeza de preço é muito menos distante, mas o salto de qualidade é semelhante. Além do mais não estou contando Cygwin. É preciso experimentar, não dá para descrever. Qualquer conclusão baseada em não-experiência é o mesmo que nada. |
|
|
respondendo a pergunta do tópico: … é preciso ter o ruby e o rails instalado e pronto… se isso for em windows, linux, mac, beos, netbsd ou symbian não importa. A tendência de usar mac é geral e não só na comunidade ruby (durante o justjava eu contei pelo menos 4 mac passeando pelos auditórios) a questão é que se torna mais visivel ao redor do RoR porque (acho) que todo o core-team usa, é uma questão pessoal (assim como a escolha do editor) que não deveria ser impecilho para se começar o desenvolvimento em qualquer linguagem que seja. |
|
|
Na realidade dá para fazer quase tudo no Windows. Porém o Windows não é compatível com POSIX da mesma forma que Macs e GNU/Linux ou outro Unix. Por exemplo, você pode usar como workstation mas se quiser usar como servidor já não há Capistrano disponível (ele espera rodar sobre POSIX). Muitas extensions do Ruby já são compatíveis com Windows mas muitas não e dependem de compilar quando instala. Você pode hackar um Cygwin para isso mas é uma camada extra para se preocupar. Além disso subir processos no Windows é muito lento. Numa mesma máquina, quando se coloca Linux imediatamente você vê um ganho de performance (e quando se roda rake, os scripts do Rails, testes, etc, isso é notável). Acho que eu vi um Linux dentro de um VMware executar o ruby mais rápido do que nativamente no Windows. A questão do Mac é subjetiva, tenho que admitir. Tudo que é possível fazer – em termos de desenvolvimento – no Mac também se faz no Linux. Perl, Python, Ruby, etc. O MacPorts é um repositório que ainda não chega aos pés de um apt-get mas é completo o suficiente para não se notar. Fora isso também podemos baixar os tarballs e compilar nativamente. Porém, há a questão da praticidade. Exemplo: para instalar meu Leopard foi rápido e sem nenhum tipo de intervenção. 3 Macs que minha avó poderia atualizar. Nenhuma perda de performance, nenhum aplicativo crítico dando Seg Fault, nenhum tweak ou hack porque algum ícone sumiu ou alguma coisa não funcionou direito. Além disso não dá para comparar as suítes iWork e iLife. Alguém poderia fazer para Linux, mas ainda não tem. No geral, não há praticamente necessidade de nenhum tipo de hack não-trivial. No dia-a-dia não se ganha nada fazendo tweaks pra lá e pra cá, apenas perde-se tempo. E tempo é dinheiro. Fora tudo isso tem o fator estilo. É como um iPhone. Há muito pouco que um iPhone faça que um Nokia N95 não faça. Ambos fazem ligações, e esse é o propósito de um celular. Porém, o conjunto da obra é muito mais coeso. Integridade é importante. Aplicações que não seguem um padrão são extremamente ruins porque cada um faz do jeito que acha melhor e no final sobra uma bagunça para se arrumar. Sim, faço questão de pagar mais caro por mais comodidade. Prefiro pagar um pouco a mais para ter um ar-condicionado no carro mesmo que a função principal de um carro seja dirigir, e não necessariamente ter conforto extra. |
|
|
Bem depois de tentar usar vários O.S. (suse,ubuntu,fedora,slack,vista) acabei voltando pro Windows XP. Nunca tive a oportunidade de trabalhar em um osx mas espero ter em breve, qdo o meu nivel financeiro me permitir tal audácia. |
|
|
poiseh, pensar em comprar um Mac para programar no Textmate não é minha prioridade, mas estava vendo aquelas apresentações do leopard e é de babar no SO. E além de tudo é lindo, rápido, maravilhoso. Na empresa em que me divirto, por enquanto apenas eu uso linux, mas o pessoal está começando a migrar para o linux por que o compilador do ruby no windows simplesmente é terrível!!! para executar um teste unitário ou um rake como o @Akita falou a diferença é enorme! eu fiz uma comparação entre o meu notebook com o ubuntu e outro igual com windows para executar um teste unitário e a diferença é que no linux é instantaneo e no windows ele para uns 4 segundos antes de executar. Ai nao tem como ser mto agil tendo que esperar pelo rake. Ultimamente estou me dando bem com o Ubuntu e o Gedit para programar :D |
|
|
concordo! sucessos |
|
|
Pra botar mais lenha na fogueira, por coincidência essa semana o próprioo DHH respondeu no blog Signal vs Noise Por que OS X e não Linux Basicamente foi o que eu disse. E ele faz como eu: o Firefox eu só uso por obrigação (por causa unicamente da extension Firebug) mas 99% do tempo eu prefiro mil vezes o Safari. E o que ele comenta é exatamente a realidade:
|
|
|
“Linux is still not anywhere near OS X in terms of taste and feel.” Se o DHH falou… Então realmente é subjetivo, nada relacionado ao Ruby ou o Rails em si. Valeu ;) |
|
|
eu realmente gosto desse pragmatismo do DHH e recomendo a leitura desse texto da blog da 37… é totalmente ON TOPIC |
|
|
Realmente, não há nada de excepcional relativo a Ruby (e Rails) no OSX (além do TextMate). O conjunto da obra é que impressiona. |