As grades do condomínio são para trazer proteção, mas...
|
|
Olá a todos. Acabo de conversar com um estagiário da empresa que presto serviço. Ele é entusiasta do Software Livre, assim como eu. Porém em nosso local de trabalho, somos obrigados a usar software comercial. Até aqui, nenhum problema, não fosse a rigidez em que isto se estabelece na empresa. Eu nunca fui xiita, acho que nunca serei. Existem excelentes produtos comerciais. Acho que outros entusiastas do SL devem concordar comigo. Uso todos os produtos que a empresa comprou numa boa, mesmo que eles estejam algumas versões atrás das atuais. Manter software atualizado em uma multinacional não é fácil… Além do trabalho, mexe com licença, dinheiro. O que me dói é o fato de ser obrigado a usar o IEca, e ainda por cima na versão 6! É terminantemente proibido trafegar dados do Firefox pela rede da empresa, foi o que eu ouvi do carinha do suporte. Confesso que precisei levar a mão à boca para não gargalhar do que reverberava pela sala. Mas, me contive. Todo mundo sabe que este “navegador” não sabe renderizar páginas. Às vezes, preciso/quero acessar certas páginas que simplesmente não funcionam no IEca! Chupa essa manga! Para vocês terem uma idéia, não consigo acessar o blog do Akita usando o IEca 6. Já disse isso a ele. Parece piada, mas é verdade! Estou me contentando em ler os feeds que assinei do site dele, usando o Google Reader (lembre-se: é terminantemente proibido instalar software…). Bem, onde quero chegar? “As grades do condomínio são para trazer proteção”, diz a música “Minha Alma”, do Rappa. O argumento do estagiário – garoto esclarecido – é que, em caso de “problemas”, a empresa tem a quem recorrer. Eu concordo em parte com ele. Dado o tamanho da empresa, eles precisam de algum “respaldo”. E num caso mais sério, eles tem a quem processar… Mas será que um software livre pode trazer tamanho problema para uma grande corporação? Alguém aqui já vivenciou uma catástrofe proporcionada pela instalação de um navegador open source nas máquinas de uma grande empresa? Como diz a outra estrofe daquela música: “… Mas também trazem a dúvida se é você que está nesta prisão…”. Esta é a minha dúvida. Questão levantada, gostaria de obter a opinião de todos. Forte abraço, |
|
|
Já falei sobre isto num outro post, mas o que mais me assusta é a questão da acessibilidade, no sentido amplo e WEB da palavra. Minha “frase de pára-choque” para este caso é: “Tudo que é terminantemente proibido, deve em princípio, ser burlado”. Aqui no meu trabalho que é uma nacional parruda, sofro dos mesmos problemas, só que a rigidez não é tanta, e nossa equipe de desenvolvedores já conseguiu seguir adiante e usar o FireFox (alguns como eu). O que mais dói, e ver os sites de uma grande empresa como esta, com um visual bacana no IEca e no Firefox ficar tão ruim que chega a impedir o uso em algumas situações. Meu banco mesmo, um multinacional, o site fica uma droga no FireFox, o teclado de segurança fica estranho… Não gosto muito de “castas”, mas estes Diretores e gerentes deviam compreender que os desenvolvedores, que trabalham para eles, PRECISAM ter uma visão e acesso mais globais, até para trabalhar em prol da empresa, permitindo que usuários de outras plataformas tenham acesso aos produtos que a empresa vende nos seus sites. A mim, parece uma coisa óbvia e de bom senso. |
|
|
Isso tá me cheirando o seguinte: Os caras proíbem o uso do FF por que o sistema de intranet foi feito em “IEHTML” e não em HTML. Pode ser isso. |
|
|
Nah… eles proíbem o uso do Firefox porque alguém disse que ele é pesado e inseguro. Já viu quantos patches eles lançam? Tu tá lá navegando e de repente “Uma nova versão foi baixada. Clique aqui para reiniciar a Raposa Fogosa.” Isso não ocorre com o genial IE. [/sarcasmo off] |
|
|
O dia em que a empresa deixar de focar em resultados e começar a decidir por mim quais ferramentas eu devo usar e quais não, no mesmo momento eu monto um contrato estipulando que não sou responsável pela minha produtividade ou por erros que venham a ocorrer. :D PS: E não é nem questão de SL nem nada disso, é questão de ser pragmático. Se você está fazendo algo em plataforma web, e que só funciona direito no IE, então o que você está fazendo é algo em “plataforma IE”, e está ignorando pelo menos 20% da sua audiência na web. E eu não gostaria de ser responsável por ignorar esses 20%, principalmente quando eles são os que fazem mais barulho. |
|
|
Pois é Henrique: eu também não gostaria de ignorá-los, mas tal empresa assim o faz! Na verdade, ela agindo assim está dizendo nas entrelinhas que pouco se importa com o novo, ou com a opção pessoal de seus colaboradores; O que vale é o “padrão” empresa tal… Forte abraço, |
|
|
Pois é, a influência dos produtos da Microsoft nas corporações é impressionante. Fui em uma palestra dela aqui em Goiânia, gostei muito de alguns produtos que ela vai lançar em 2008, mas não gostei de algo: os MVP’s fazem piadas constantemente sobre Software Livre. Coisas do tipo: “A Microsoft está preocupada com o meio ambiente. Vai liberar o plugin do Silverlight até para Raposas e Pinguins”. E toda hora tem uma tirada em cima do software livre. Agora, tive palestra com um funcionário da Microsoft em São Paulo e o cara falou muito bem do software livre. Que o caminho é esse e que o cara que vai assumir o lugar do Bill Gates na empresa é bem aberto a iniciativas livres e questões envolvendo o software livre. |
|
|
Sinceramente, não vejo mal nenhum em usar o Firefox. |
|
|
Não entendi sua pergunta… Forte abraço, |
|
|
Esqueça. |
|
|
nos aconselhamos todos os nossos clientes a usar firefox para nossos aplicativos., realmente acho uma babaquice voce ser bloqueado de qualquer coisa na empresa, principalmente um simples browser! eu também sou um entusiasta do Software Livre e nossos clientes ficam felizes em saber que o firefox é de graça e melhor que o IEca. |