JavaFree.org | RubyOnBr.org
Índice Lero Lero

Sujestão de quanto cobrar de um site

Acompanhar Sujestão de quanto cobrar de um site 9 posts, 5 participantes

440002948_b8dc8436b4 Marcelo Júnior 799 posts

Bem, vou desenvolver meu primeiro site (outros projetos em que tive envolvido foram sistemas, e não sites).

É um site pequeno, composto por:
* Newsletter por e-mail
* Agenda
* Galeria de fotos
* Descrição do estabelecimento

Ou seja, seria apenas 3 tabelas, Agenda, Newsletter (que teria a funcção de enviar e-mail) e uma tabela para fotos, que será dividida por álbuns.

Não faço idéia de quanto cobrar por um site desses. Gostaria de pelo menos uma base.

Obrigado.

Avatar Daniel Libanori 196 posts

Cara, um bom método é:

- avalie quanto tempo vai demorar

- avalie quanto um desenvolvedor cobra por hora;

- multiplique ambos os números;

- multiplique por um fator de risco, caso haja partes no sistema que você não tem mto know-how, ou é mal documentada ou é obsucura. Por exemplo 10% de chance de você errar.

- Coloque o seu lucro, algo como 20%;

- Se você paga imposto, coloque o imposto;

- Se existem custos fixos, coloque-os também;

- Outros custos, por exemplo, se você cobra por reuniào ou visita, etc…

Dicas:

- Facilite no pagamento, mas não deixe pare receber tudo na entrega, você pode levar calote;

- Não exiga tudo no começo, o cliente pode achar caro ou ficar com medo dele levar o calote;

- Desenvolva em ciclos;

- Faça protótipos;

- Não deixe o cliente tomar QUALQUER decisão técnica. Aqui vale um parágrafo.

O cliente tem que lhe falar a necessidade e você procurar atende-la. Alguns projetos podem ter restrições técnicas sim, mas cuidado: muitas vezes é puro capricho porque o amigo disse e coisas assim.

Esteja bem embasado nas suas decisões e não deixe o cliente comandar as coisas que pertencem ao seu escopo, esse é o primeiro passo para as coisas sairem errado. Ele tem uma necessidade, você é o profissional que vai buscar atende-la da melhor maneira possível, dentro de um custo e um prazo negociável.

Já tive caso de clientes querendo me dizer como modelar o banco de dados. A resposta é bem clara: Eu sei o que estou fazendo. Se você acha que eu não sei o que estou fazendo, não há porque me contratar. (Claro, diga isso da maneira mais educada e polida possível, mas esse é o recado)

Ninguém vai ao médico e diz: não, o senhor vai me dar dipirona, porque um amigo meu disse que é bom.

Quer um número: seu último salário (preço por hora) * as variáveis que mencionei.

Abraços

Sim, este é o cálculo que faço em todos os projetos, é quase um padrão.

Mas como é um site fácil de se fazer (por enquanto), não vou dispor de muitas horas de serviço. Porém, eu vi muitos e muitos casos dos caras fazerem sites do mesmo porte desde que vou fazer e cobrar caro (ao meu ver, pois os cara pegam um CMS e só colocam as opções). Se eu fosse usar estes critérios acima, que por sinal são os mesmos que uso, eu iria receber bem menos que os caras que citei acima recebem.

Por isso fiquei na dúvida de quanto cobrar por um site desse porte para não levar prejuízo, e nem cobrar demais do cliente.

Vamos direto ao ponto. Eu estava pensando em cobrar uns R$1500,00. Extrapolei ou não?

Aguém?

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 778 posts

voce vai fazer o layout do site tb??
Se sim, ta até barato
:D

Pense que voce trabalha em uma sitehouse, que recebe esta demanda.

Uma empresa estabelecida, tem que pagar seus designers, programadores, impostos, etcs…
1500 não da nem pro cheiro!!!

Ótimo Clóvis. Era exatamente esta opinião que eu estava esperando.

se mais alguém se habilitar a dar pitaco, sou todo ouvidos.

Eu sei que este tipo de pergunta é meio infundada. Mas como eu disse, esse é o primeiro site que estou desenvolvendo. Vou criar o layout e tudo. Portanto, esta parte eu nem sei como cobrar, pois sempre cobrei por hora de serviço, mas sem um layout elaborado, meus projetos sempre se tinham layouts simples pois não eram páginas web, mas sim aplicativos.

Obrigado.

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 778 posts

dependendo do que o cliente pede.. voce tambem não pode “enfiar a faca” mesmo que seja justo…

uma maneira interessante de se orçar, eh orçar por “modulo” ou “parte” do site..

layout = x
institucional = 2x
fale consoco = y
newsletter = z

etc.. só uma idéia..

Marcelo Júnior, achei uma palestra no site da e-Genial que pode te interessar. A palestra se chama “Como vender sites?”, e pode ser baixada através da listagem de palestras acessível pelo link abaixo:

http://www.treinatom.com.br/betaEventos

Avatar Shairon Toledo 1272 posts

Acho que

“seu valor/hora” x “a quantidade de horas” + “o lucro esperado” = “software”