Porque a sintaxe das linguagens de programação não evoluem?
|
|
Sou desenvolvedor a 15 anos e desde aquela época em que poucos sabiam o que era a internet o grande sonho eram as linguagens de programação que permitiriam trazer para a realidade telas, efeitos e interfaces só imaginadas nos livros e filmes de ficção ciêntifica. Era muito difícil abrir o editor para escrever em mumps, assembler, cobol, rpg, jcl ou c. E em “plataforma baixa” (como se falava dos pcs) desenvolviam em basic, dbase, clipper e pascal. Com a entrada do windows algumas linguagens novas surgiam com conceito RAD como SqlWindows, power builder, visual basic, delphi e nascia o caminho para se chegar aquele sonho das interfaces maravilhosas. O sonho RIA chegou e todos olharam para o flex em sua ideía de usar o xml para arrumar a programação das telas e isso fez todos cairem a ficha já começar a copiar o que era obvio. Agora com as linguagens baseadas em xml cada coisa tem seu lugar. E isso é ótimo. Mas por que a sintaxe das linguagens complementares ficou tão ruim? Por que não evoluiu? Por que quase todas as linguagens agora seguem a aparência do c++ e java. Esta insanidade que é o padrão ecma. é decepcionante mas ninguem comenta ou fala algo sobre. Na minha opinião destruiriam completamente a orientação a objetos e seus beneficios. E o java então não tem evolução tem más ideeias e remendos em cima de remendos para tentar minimisar as más idéias. Escrever um programa hoje é muito complicado e muito bagunçado é um festival de arquivos de diretórios e se escreve muito pra se ter muito pouco. E ao invés de se evoluir para isso partimos para geradores automaticos para esta bagunça toda. Mas e na hora da manutenção? Gerar o codigo é ótimo mas e colocar novas instruções ou sair o desenvolvedor e outro ser contratado e assumir a bagunça. pensem bem temos um dado numa tabela num banco de dados se o caminho entre este dado e a tela do usuário e o o retorno da tela do usuário até novamente esta tabela quanto