Web-Based Desktop ou Desktop Applications !?
|
|
O que vocês acham? Para onde estamos caminhando? Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas acho que as aplicações web-desktop ganham de longe das puramente desktop. O que falta é uma melhor integração com o sistema operacional (drag and drop, acesso ao hardware…) |
|
|
Depende onde. Lembre-se: nem todo mundo tem acesso “meiaboca” à rede, mas computador em casa MUITA gente pode tem. Antes de integrar com o OS ou seja lá qual for o plano, precisa lembrar que tem gente que passa 10 minutos para baixar aquele site feito em flash de 3 megas. ;) O desktop está morto. Longa vida ao desktop. |
|
|
Não, tudo bem, na internet as vezes fica inviável, eu tava me referindo a substituir no desktop mesmo, entendeu? |
|
|
Acho que depende do tipo da aplicação… se for uma app pesada, tipo editor de imagens, dificilmente um profissional vai trocar uma aplicação desktop por uma web com menos recursos… e também acho meio maçante uma uma pessoa “normal” subir um server =). |
|
|
Sou fã das porcarias do Google, logo acho que ambos devem convergir e por isso eu digo ceder um pouco.. ex: o MSN seta seu status AWAY se o mouse e o teclado ficarem ociosos, esse eh um nivel de integração grande até d+ na minha opniao que um processo no desktop tem acesso, isto eh, ele tá sabendo d+ :P. Pena que as pessoas estão acostumadas d+ com esse tipo de porcaria e se vc tentar arrancar o osso delas elas vão rosnar.. talvez algum dia se acostumem quem sabe O Google Talk no navegador faz isso implementando mouseOver ( as vezes eh indesejado), mas de qq forma ele não ta lendo variaveis do meu PC o que já eh uma coisa moral no meu ponto de vista. Queria muito usar JavaFX e fazer aplicações hibridas, mas ainda nao tive tempo =) |
|
|
@FabianoPS Você há de convir que do mesmo jeito que o MSN pega as variáveis do PC, o Google Talk e as demais porcarias do Google pegam suas informações descaradamente (Spywares, cookies..) eu odeio isso, ás vezes é como se estivéssemos trocando nossa privacidade pelos serviços Google. E o Google é tão ruim quanto a Microsoft, parece que não, mas é. A diferença principal é que o Google vê e reconhece o poder do mundo open-source, ponto p/ Sergey Cérebro e Larry Pink. e quanto a Desktop vs. Web-based. Eu acho que a integração é a melhor combinação, pode xingar, mas eu (Assim como o grande Richard Stallman ) acho que esse negócio de cloud computing é um retrocesso, é um termo criado pela mídia que não quer dizer nada, mas eu reconheço que existe uma tendência fortíssima de guardar coisas online e eu tô nessa! |
|
|
Topico capicioso… A grande promessa da historia, eh juntar o melhor dos dois mundos. Dae a gente ve 10 mil projs q parece q nao vai… air, gears, ruboss…. Todavia, porem, contudo, o que me guia eh a praticidade/simplicidade. E eu acho q web-based ganha nisso. Nao tenho q me preocupar (mto) com arquitetura do cliente, instalacao, upgrade….Eh um simples ‘qr usar entra aqui’. Tu pode lancar early e often, qql pepino soh esta a 1 commit de distancia… Agora quais as vantagens de um soft desktop? Capturar o mouse ? Usar processamento do cliente (ateh fazemos um pouco disso com js) ?… =/ Sim, offline use. Agora, q q vale um PC ilhado… |