JavaFree.org | RubyOnBr.org
Índice Lero Lero

Web-Based Desktop ou Desktop Applications !?

Acompanhar Web-Based Desktop ou Desktop Applications !? 7 posts, 6 participantes

O que vocês acham? Para onde estamos caminhando?

Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas acho que as aplicações web-desktop ganham de longe das puramente desktop.

O que falta é uma melhor integração com o sistema operacional (drag and drop, acesso ao hardware…)

Depende onde.

Lembre-se: nem todo mundo tem acesso “meiaboca” à rede, mas computador em casa MUITA gente pode tem.

Antes de integrar com o OS ou seja lá qual for o plano, precisa lembrar que tem gente que passa 10 minutos para baixar aquele site feito em flash de 3 megas. ;)

O desktop está morto. Longa vida ao desktop.

Não, tudo bem, na internet as vezes fica inviável, eu tava me referindo a substituir no desktop mesmo, entendeu?
Sobe um mongrel em background, abre uma janela com um browser embutido, tipo Prism, e a aplicação roda lá.

Avatar Fernando Luizão 1863 posts

Acho que depende do tipo da aplicação… se for uma app pesada, tipo editor de imagens, dificilmente um profissional vai trocar uma aplicação desktop por uma web com menos recursos… e também acho meio maçante uma uma pessoa “normal” subir um server =).

Sou fã das porcarias do Google, logo acho que ambos devem convergir e por isso eu digo ceder um pouco.. ex: o MSN seta seu status AWAY se o mouse e o teclado ficarem ociosos, esse eh um nivel de integração grande até d+ na minha opniao que um processo no desktop tem acesso, isto eh, ele tá sabendo d+ :P. Pena que as pessoas estão acostumadas d+ com esse tipo de porcaria e se vc tentar arrancar o osso delas elas vão rosnar.. talvez algum dia se acostumem quem sabe

O Google Talk no navegador faz isso implementando mouseOver ( as vezes eh indesejado), mas de qq forma ele não ta lendo variaveis do meu PC o que já eh uma coisa moral no meu ponto de vista.

Queria muito usar JavaFX e fazer aplicações hibridas, mas ainda nao tive tempo =)

@FabianoPS Você há de convir que do mesmo jeito que o MSN pega as variáveis do PC, o Google Talk e as demais porcarias do Google pegam suas informações descaradamente (Spywares, cookies..) eu odeio isso, ás vezes é como se estivéssemos trocando nossa privacidade pelos serviços Google. E o Google é tão ruim quanto a Microsoft, parece que não, mas é. A diferença principal é que o Google vê e reconhece o poder do mundo open-source, ponto p/ Sergey Cérebro e Larry Pink.

e quanto a Desktop vs. Web-based. Eu acho que a integração é a melhor combinação, pode xingar, mas eu (Assim como o grande Richard Stallman ) acho que esse negócio de cloud computing é um retrocesso, é um termo criado pela mídia que não quer dizer nada, mas eu reconheço que existe uma tendência fortíssima de guardar coisas online e eu tô nessa!

Topico capicioso… A grande promessa da historia, eh juntar o melhor dos dois mundos. Dae a gente ve 10 mil projs q parece q nao vai… air, gears, ruboss….

Todavia, porem, contudo, o que me guia eh a praticidade/simplicidade. E eu acho q web-based ganha nisso. Nao tenho q me preocupar (mto) com arquitetura do cliente, instalacao, upgrade….Eh um simples ‘qr usar entra aqui’. Tu pode lancar early e often, qql pepino soh esta a 1 commit de distancia…

Agora quais as vantagens de um soft desktop? Capturar o mouse ? Usar processamento do cliente (ateh fazemos um pouco disso com js) ?… =/

Sim, offline use. Agora, q q vale um PC ilhado…