Viajando em Rails & Delphi
|
|
Olá Galera, Este é o meu primeiro post aqui, por isso vou me apresentar rapidamente e ir direto ao assunto. Há anos eu venho namorando o Ruby e RoR, mas nunca tive tempo e dedicação necessária para realmente aprender a ferramenta. Agora, estou estudando e estou me apaixonando pela combinação Ruby & Rails. Apesar de ter um bom conhecimento de OOP ainda estou me acostumando com este mundo completamente novo. Agora entrando no assunto do Título (E por ser um delírio eu to postando aqui no Lero-Lero). Eu estou aprendendo a usar o Rails, mas não consigo deixar de pensar como este modelo de trabalho seria útil no desenvolvimento de aplicações Desktop usando um mecanismo de GUI desenvolvido em Delphi para interfacear com Rails. Percebo que aqui tem muita gente que já programou em Delphi e sabe do potencial que esta ferramenta AINDA tem para criar aplicações ricas e belas interfaces gráficas no windows, e o Rails está altamente vinculado ao browser. Então imaginem a seguinte situação: Um frontend escrito em delphi interfaceado com um servidor rails. No modelo MVC o M(odel) & o C(ontroler) seriam feitos em Ruby e o (V)iew seria feito através de uma ferramenta que utilizasse o melhor do delphi para “renderizar” a aplicação no Desktop. Todas as regras de negócio e o ORM seria Ruby e um sistema de templates seria enviado para este frontend rico que poderia utilizar todos os recursos já disponíveis no Delphi. (para os programadores delphi: Já imaginou uma aplicação Ruby usando Quantum Grid e TChart e outras maravilhosas ferramentas/componentes do delphi?) Este mecanismo de View, deveria receber os dados do Model (talvez em XML) e jogar nos controles e depois fazer o caminho inverso. (Poderíamos até mesmo imaginar as validações de cliente sendo feitas em Ruby dentro deste frontend) Esta parte em Delphi, deveria ser o mais “fina” possível, fazendo simplesmente a GUI mas todas a inteligencia do sistema seria feita no Rails. E o mecanismo de interface