Ruby + Rails + Gem + Mongrel Cluster + Apache + MySQL no Red Hat EL
|
|
Como existem muitos admins de Linux que não conhecem bem o RoR e necessitam colocar a aplicação para rodar, decidi postar. Lembrando que você deve ter o GCC (tralhas & cia) para compilação e etc… Quem irá instalar o servidor selecione na instalação a opção de “Development”, que ele instala. E também quem escolher a opção “Everthing” deve após a instalação desinstalar o Ruby que vem nativo (rpm -e ruby.x.x), já tive problemas com isso. Os arquivos eu deixarei num diretório chamado /opt/RoR (ruby on rails) Instalaremos primeiramente o Ruby
Agora o Gems, para quem tem duvidas o Gems é parecido com o apt-get e o yum, ele gerencia os aplicativos para baixar e instalar, com um detalhe com apenas um comando ele faz tudo (download, instala,…) muito bacana… É a vez do Rails agora. Perceba a funcionalidade do Gems: Sem um banco de dados não vamos muito longe. Caso você já tenha o DB, não é necessário instalar novamente. Certo, terminamos o estágio que o programador mais gosta, funcionar! rs Entre no banco de dados e crie o banco:
Coloque a aplicação em um determinado diretório (utilizarei de exemplo /suaapp)
Altere os seguintes campos:
Criando as tabelas, lembre-se de estar dentro do diretório da sua app:
Pronto veremos agora se está tudo ok: Acesse sua aplicação:
Pressione CRTL+C para continuarmos. Crie um usuário chamado mongrel, necessário para “rodar” o cluster.
Vamos instalar o Mongrel, o Mongrel é um servidor para aplicações desenvolvidas em Ruby on Rails. O mongrel cluster é para fazermos balanceamento de instâncias.
Se você “levantar” o script/server observe que ele carregará o Mongrel. Onde N= número de instancias, e= Se produção ou desenvolvimento, p= Porta de comunicação, c= local onde está sua aplicação. Crie uma pasta no /etc onde o Mongrel irá ler estas configurações:
Agora o Apache, muitos admins não sabem o porque dessa interação, bem podemos dizer que o Apache irá administrar o conteúdo estático(imagens,…) da aplicação, fará também o gerenciamento do cluster e fará a segurança, se necessário fazer uma conexão segura (SSL) deveremos fazer também com o apache.
Crie um link para os modulos na sua pasta de configurações do apache: Vamos configurar um virtual host para nossa app: Você deve habilitar os seguintes módulos:
Inclua no final do arquivo a seguinte configuração
Inicie o Mongrel e o Apache editado::formatação::shairon É isso aí, espero ter ajudado!
|
|
|
Boa garoto! |
|
|
Muito bom cara! |
|
|
Rappaz.. semana passada eu tive que fazer isso ai na unha, sem manjar de linux, hheheh mas agora se tiver que fazer novamente, ja vou estar craque.. Rappaz.. semana passada eu tive que fazer isso ai na unha, sem manjar de linux, hheheh mas agora se tiver que fazer novamente, ja vou estar craque..valeu!!! Rappaz.. semana passada eu tive que fazer isso ai na unha, sem manjar de linux, hheheh mas agora se tiver que fazer novamente, ja vou estar craque..valeu!!!:D |
|
|
Lembrete! Quem for tentar utilizar o apache nativo do RHEL não vai conseguir, pois ele não possui o mod_proxy_balancer (modulo do apache)… |