JavaFree.org | RubyOnBr.org

Tradução Programming Ruby

Acompanhar Tradução Programming Ruby 6 posts, 6 participantes

Que tal traduzir o Programming Ruby?

Sou iniciante na comunidade Ruby e venho tendo bastante dificuldade em encontrar uma boa documentação em português para quem está iniciando, algo que explique realmente as características e funcionamento da linguagem.
Foi aí que resolvi partir para a leitura em inglês mesmo, e comecei a ler o este livro. Pelo que li até agora estou achando ótimo. Ele realmente merece os elogios que vi em vários fóruns.
Penso que seria interessante disponibilizar esta obra tão importante em português, pois ajudaria muito na difusão da lingugem aqui no Brasil.
Acho que se houver um esforço como o dedicado na tradução do Getting Real (Caindo na Real) isto é completamente possível.

Bem, é isto. Espero que esse tópico renda algum comentário além do meu, hehe.

[]’s

Andrey,

O Programming Ruby (a bíblia! :-) tem um lance diferente do Getting Real. O Getting Real você pode ler na web etc e tal, mas o Programming Ruby é disponibilizado no formato de livro e de PDF, mas não para leitura, digamos, “na faixa” (a não ser que você faça sacanagem ehehe). Eu acredito que a opção seria traduzir para Português e lançar o bicho por aqui, mas pelo que vi a Pragmmatic Programmers parece que não tem muito interesse nisso, lançaram dois títulos apenas em Alemão (o Barrichelo com certeza não compra esses).

Avatar João Paulo Freire 14 posts

você aprender inglês é a solução mais fácil e prática…
você vai ter acesso a muito material bom, pra quem faz computação essa é a lingua primeira antes até do português… =)

É bem por aí mesmo … a primeira linguagem a se aprender é o inglês.

E não demora mais de 2 meses para você ter uma boa leitura de qualquer publicação técnica(informática).

como eu posso baixar o livro em PDF ao invés de ficar lendo ele pelo explorer?

E tu ainda nem viu o The Ruby Way. Tirando o fato da documentação ao final do Pickaxe acho o TRW bem superior a ele.