JavaFree.org | RubyOnBr.org

Linguagem Ruby em alta no Brasil, aponta estudo Evans Data

Acompanhar Linguagem Ruby em alta no Brasil, aponta estudo Evans Data 8 posts, 6 participantes

Avatar Shairon Toledo 1428 posts

É galera, parece que nós acertamos na escolha. Vamos continuar este trabalho de divulgação e ajuda mútua.

Pra mim já valeu a pena.

(Alterado por Ronie: só diminuindo o espaço do link)

252944301_5b97e49932_t herval 275 posts

nossa, 15% dos devs brasileiros ja usam ruby, e eu soh conheco o pessoal dessa comunidade (de todas as equipes que ja trabalhei)?

de que cartola saiu esse coelho??? :-)

o.O

É tudo que consigo comentar. =P

Melhor para nós, e para o Ruby.

Avatar Shairon Toledo 1428 posts

… e eu soh conheco o pessoal dessa comunidade …

e os que não participam de nenhuma comunidade? Programei em java quase 5 anos, só participei de comunidades no último ano de linguagem. Outra, isso ae é estimativa, ou eles estão contando que um criador de script-ruby para shell é um developer ? Eu não sei.

252944301_5b97e49932_t herval 275 posts

como eles acharam os que nao participam de nenhuma comunidade? Em alguma caverna? :-)
nao sei nao… estatisticas so servem pra puxar a brasa pra sardinha de alguem. E pelo que eu vi nos outros links que falam desse ‘Evans Data’, na mesma pagina, eles puxam um punhado de brasas pra varias sardinhas…

Market Share é algo complicado e induz ao erro. Recomendo MUITO ler este artigo

Não tomem isso como uma comparação direta de Apple com Rails, mas apenas para não ficarem com aquele estigma de ‘putz, somos só 1% do mercado’.

A Apple nunca conseguiu ir muito além dos 2% a 5% do mercado mundial. No Q4 de 2006 a Apple faturou $7bi, enquanto a HP e a Dell, juntas, faturaram quase $40bi.

Porém, nesse período a Apple teve lucro de $1bi enquanto a HP teve lucro de $1.5bi e a Dell de $600 milhões.

Estão entendendo? A HP e a Dell vendem milhões de máquinas baratas de baixa qualidade, mas elas não geram lucro. Alguns canais até dão prejuízo. A Apple vende qualidade para os 2% do mercado que estão dispostos a pagar por ela. Em vez de trocar por 2 ou 3 PCs baratos em 5 anos, você compra 1 Mac bom, 1 vez que dura 5 anos.

Com Rails é a mesma coisa. É por isso que o DHH pergunta ‘queremos ser mesmo mainstream?’, justamente porque ser mainstream significa ser commodity e commodity compete por preço, não por qualidade ou valor agregado.

Ds054 Grinvon 130 posts

Verdade Akita, é o que ocorre com as empresas de software de jogos atualmente. Elas estão frisando a atender todos os consoles possíveis, e para isso é necessário abaixar a qualidade do jogo feito para então conseguir portar para todas as plataformas.

Não que portar seja sinônimo de falta de qualidade, mas por atingir metas de lançar continuações de uma mesma franquia, é necessário muitas vezes abaixar a qualidade para conseguir atingir esse número máximo.

Empresas como Eletronic Arts e Ubisoft já estão “mestras” em fazer isso.

202667 Henrique C. Alves 53 posts

Alguns desenvolvedores brasileiros (nós? ;) são antenados e costumam receber novidades como Ruby (e como Python, e como Linux, etc…) de braços abertos, então eu não duvidaria muuuito dessa porcentagem de 15% não.