JavaFree.org | RubyOnBr.org

Mais um artigo, dessa vez o Ronaldo ataca de código!

Acompanhar Mais um artigo, dessa vez o Ronaldo ataca de código! 10 posts, 4 participantes

http://rubyonbr.org/articles/2007/01/04/reaproveitando-controllers/

Após uma longa espera (culpa desse vosso zelador que tirou férias), o artigo do Ronaldo Ferraz está no ar. Ele fala sobre como usar reaproveitar as ações dos controllers através de herança. Coisas como autenticação e até mesmo um controller genérico para models simples.

Vale a pena, um saboroso artigo com sabor de código ;)

69077103@n00 Fernando Gomes 110 posts

Parabéns Ronaldo!
Muito bom o artigo, principalmente o seu método get_model, acabo utilizando reflection com o Object.const_get mas já aderi a nova maneira que aprendi com o artigo! E o coitado do processador do meu servidor tb tá te agradecendo :)
[]´s

Avatar Shairon Toledo 1428 posts

Coisas tão simples que no dia-a-dia não pensamos.

Isso me deu uma idéia, de fazer singletons para models constantes como ddd, estados, etc. Assim

Muito bom.

Fala Shairon

Você tb pode fazer lazy initialization assim:

O operador “||=” é muito útil, ele executa a atribuição na variável apenas se ela é nula :)

Editado: Não funciona se a variável for boolean, okay? Pq aí se ela for nula ou falsa a atribuição ocorre.

É eu saco ‘||=’ eu uso unless por ter aprendido assim é vício.

Fernando, fico contente por você ter gostado. Eu realmente prefiro o get_model por razões de legibilidade, mas a performance é um ponto excelente. Eu adoro magia negra, mas em linguagens dinâmicas o preço é realmente mais caro.

Só como sugestão e para manter o padrão do scaffold pode-se modificar o método list para:

[]’s

So reiterando,
Pra funcionar com STI o não podemos usar o método class_name que retorna o nome da classe mãe, devemos usar o método name.

[]’s

Pegando o barco, troquei o método get_model por uma variável de instância dentro de um singleton

Com a instância @model elimina-se o befor_filter :check_model e as sub classes de GenericController não precisa especificar se o nome do controller for o mesmo nome do model. Pode passar também a classe model definindo na herança.

ou

Temos que avaliar o custo disto ainda.

Nusga. Isso é que é preguiça. Bem, como eu sempre disse, é uma das três virtudes fundamentais do programador