Instalando Ruby, RubyOnRals e Mysql no Ubuntu ou debian
|
|
Pessoal fiz este pequeno tutorial de instalação, tendo em vista que sempre apanhei muito ao instalar o rails seja no debian ou mesmo no ubuntu. Espero que ajude alguém assim como vem me ajudando sempre que preciso instalar novamente o rails. No tutorial utilizei o ubuntu 8.04 mas provavelmente vai funfar em outras versões e também no debian. Primeiro você deve abrir um console, na minha maquina sempre deixo um no painel superior, mas se você não coloca uma la vai em: Aplicações>Acessórios>Consola Com o terminal(o meu tem fundo preto e letras verde parece matrix =) ) aberto remove tudo que estiver instalado, caso tenha tentando instalar antes e obtido erros: Vamos instalar nosso querido Ruby: Depois vamos baixar o gem mais atual: sudo wget http://rubyforge.org/frs/download.php/45905/rubygems-1.3.1.tgz Descompactando o pacote baixado: Vamos entrar no diretório extraido: Vamos instalar: Agora vamos criar um link simbólico para ao invés de chamar no console o gem1.8 chamar apenas gem: Vamos agora atualizar nosso gem: Instalando o rails(finalmente, EBA!!!): Vai demorar um pouco =( mas tenha paciência ele vai instalar =). Por ultimo vamos instalar o mongrel que é um servidor mais robusto que o WEBrick: Instalar o OpennSSL Você deve instalar o SSL: Vamos ver se esta tudo instalado: O rubygems O rails todos os gems instalados Pronto seu sistema está prontinho para rodar uma boa linguagem, um ótimo framework e um banco de dados vuado(como se diz aqui no ceará). Agora, como diria uma politica por ai: Relaxe e goze. Boa sorte a todos e um bom desenvolvimento. |
|
|
Ignorem os < p > e < / p > no meio dos codigos. Caras eu odeio esse monte de < p > e < /p > que ficam dentro dos code, alguem sabe como tirar? |
|
|
=) Eduardo Mucelli. |
|
|
onde eu faço isto? |
|
|
Ótimo tutorial parabens, resolveu meu problema, \o parabens |
|
|
Rafael Cruz, eu estava instalando o ruby em outro computador da empresa, e ele nao funciona nenhuma comando no shell que tenha gem, por exemplo sudo gem update e etc… nada funciona, vc sabe oque seria?? |
|
|
tenta gem1.8 -v porisso que tem ali em cima para voce chamar somente gem ao inves de gem1.8 Obrigado pelos parabens e Valeu =) |
|
|
Muito bom o artigo, parabéns pela ajuda… mas estou com problemas …. Após instalar o ruby 1.8.7 patch level 22 no ubuntu 8.04 hardy xyz@xyz: /usr/local/src/rubygems-1.2.0$ sudo ruby setup.rb Primeiro instalei compilando os fontes: sudo apt-get install gcc g++ build-essential ruby -v ruby 1.8.7 (2008-06-20 patchlevel 22) [i686-linux]) …ok cd /usr/src erro… Depois eu tentei instalar o ruby de diversas formas diferentes incluindo as sudo apt-get install ruby rdoc ri irb libyaml-ruby libzlib-ruby ri ruby1.8-dev sudo apt-get install ruby rubygems irb ri rdoc ruby1.8-dev build-essential sudo apt-get install -y ruby1.8 ri1.8 rdoc1.8 rake irb1.8 A cada nova instalação do ruby eu tentei instalar o rubygems 1.2 direto Depois descobri que o meu Ruby está “desinstalável”….rsss Após tentar os comandos abaixo… sudo apt-get remove ruby libruby libruby1.8 ruby1.8 irb rdoc ri .. e nada após um ruby -v ruby 1.8.7 (2008-06-20 patchlevel 22) [i686-linux]) !!!! Como eu posso resolver isto? Já enfrentou este problema? se alguém puder me ajudar ficarei muito grato! Att. Bruno |
|
|
Esse link aqui me ajudou a resolver… http://blog.fiveruns.com/2008/3/3/compiling-ruby-rubygems-and-rails-on-ubuntu Obrigado! |
|
|
Galera seguinte estou com um problemão para instalar no linux ubuntu 8 o problema é que acontece o erro : ja tentei todos os comandos para instalar essa lib e nada deu certo vou colocar aki para ajudar mais pessoas porem nao me ajudou na pasta com os fontes do ruby depois va para o diretorio |
|
|
no meu caso eu so instalei o libopenssl-ruby com o apt-get mesmo |